BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como estudar em Harvard: as melhores oportunidades para brasileiros

Se você já fez uma breve pesquisa sobre universidades internacionais, provavelmente já ouviu falar sobre a Universidade de Harvard. 

Além de ser uma das instituições de ensino superior mais famosas e prestigiadas do mundo, ela também conta com excelentes oportunidades para estudantes internacionais que desejam fazer parte de sua história e contribuir para transformações da realidade através da educação. 

E caso você não saiba disso ainda, essas oportunidades também abrangem alunos brasileiros! 

Se você quer saber como é possível conseguir uma dessas vagas disponíveis, continue lendo este artigo, pois hoje nós vamos te contar como você pode entrar na Universidade de Harvard.

Mas antes de tudo, por que escolher Harvard? 

Existem alguns aspectos sobre essa instituição que talvez você não conheça e que podem te deixar ainda mais animado para fazer parte dela!

O primeiro deles é a forte tradição ligada à universidade: para você ter uma ideia, ela tem sua fundação datada no ano de 1636, totalizando quase 400 anos de história de muitos avanços e conquistas. Isso significa que quando ela abriu suas portas, os Estados Unidos ainda nem eram considerados um país independente!

Além disso, a fama de Harvard não veio do dia para a noite e nem à toa: todo o prestígio que cerca o nome da universidade se traduz nos excelentes resultados que ela possui nos rankings internacionais de avaliação universitária.

Atualmente, ela se encontra na quinta posição no Ranking QS das melhores universidades de todo o planeta! 

E não para por aí: além do desempenho geral da universidade, Harvard também tem boas classificações em rankings específicos de áreas. A Harvard Business School, por exemplo, é a melhor escola de negócios do mundo, e a instituição também se destaca em áreas como a Medicina e o Direito.

Mas saiba que os alunos que passam por lá também não ficam para trás no quesito desempenho. A instituição tem uma extensa lista de ex-alunos que fizeram história de diversas maneiras. Alguns deles são: 

  • Matt Damon (Ator)
  • Mark Zuckerberg (Fundador do Facebook)
  • Ryan Fitzpatrick (Jogador de futebol americano)
  • Natalie Portman (Atriz)
  • Nathan Blecharczyk  (Co-fundador do Airbnb)
  • Eduardo Saverin (Empreendedor brasileiro que foi um dos cofundadores do Facebook )
  • Barack Obama (Ex-presidente dos EUA)
  • George W. Bush (Ex-presidente dos EUA)
  • Mario Capecchi (Geneticista molecular ganhador do Nobel de Medicina)

E tudo isso não é por acaso: a instituição funciona como uma universidade privada sem fins lucrativos. Isso significa que grande parte do orçamento de Harvard se dá a partir de doações filantrópicas (e elas costumam ser bem “generosas”). Inclusive, a título de curiosidade, Harvard é a universidade estadunidense que mais recebe doações no mundo!

A partir disso, não é difícil entender o porquê de ela investir tanto em recursos e infraestrutura para seus alunos, não é mesmo? 

O que estudar em Harvard

Se você estava se perguntando se existe algum curso no seu campo de atuação ou interesse na Universidade de Harvard, talvez goste de saber que por lá não faltam opções de carreiras para seguir.

Isso porque a universidade é composta por um total de 12 escolas que, ao todo, comportam mais de 20 mil alunos. São elas: 

  • Escola de Medicina Odontológica
  • Escola de Divindade
  • Escola de Pós-Graduação de Artes e Ciências
  • Escola de Pós-Graduação de Design
  • Escola de Pós-Graduação de Educação
  • Escola de Governo John F. Kennedy
  • Escola de Direito
  • Escola de Medicina
  • Escola T.H. Chan de Saúde Pública
  • Escola de Negócios
  • Faculdade de Artes e Ciências
  • Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson
  • Instituto Radcliffe para Estudos Avançados
  • Harvard College
  • Divisão de Educação Continuada

Além de abranger diversas áreas do conhecimento, a instituição também possui diversos tipos de programa nos mais variados graus de ensino. Por lá, você vai encontrar desde cursos online até opções de graduação e pós-graduação presenciais. 

Leia também: 150 cursos online e gratuitos de Harvard com certificado

Como ganhar uma bolsa em Harvard 

Se depois de ler tudo isso, você ficou com vontade de estudar na Universidade de Harvard, nós temos uma boa notícia: a instituição é uma das mais generosas dos Estados Unidos no quesito bolsas de estudos, e isso se estende tanto para os cursos de graduação quanto de pós-graduação. Algumas oportunidades de lá podem chegar a cobrir até 100% dos custos dos estudantes internacionais! 

A seguir, você confere alguns dos tipos de programas de auxílio oferecidos pela instituição: 

1. Bolsas

Alunos internacionais que desejam estudar em Harvard podem concorrer a bolsas oferecidas pela própria universidade. E a melhor parte é que elas possuem a proposta de cobrir 100% da sua necessidade financeira comprovada para estudar no exterior!

2. Auxílios externos

Existem instituições dos EUA e de outras localidades que oferecem bolsas de estudos que podem ser utilizadas em Harvard! Os benefícios variam de acordo com o curso que você vai fazer, mas eles podem chegar a cobrir todos os seus gastos enquanto estiver no exterior.

3. Trabalho

Os alunos de Harvard possuem permissão para trabalhar durante o ano acadêmico, independente de receberem algum tipo de auxílio financeiro. Uma dessas possibilidades é fazer o chamado work on campus, realizando tarefas remuneradas dentro do próprio campus da instituição!

4. Empréstimos

Um dos diferenciais de Harvard é que a universidade oferece empréstimos estudantis para alunos de todas as nacionalidades, que podem ser uma boa opção em determinados casos específicos. Eles são baseados na sua necessidade financeira e costumam ter juros fixos de 4%.

Como aplicar para Harvard

Antes de tudo, é preciso saber que os processos de admissão e de requerimento de ajuda financeira na Universidade de Harvard são iguais para todos os candidatos, independentemente da nacionalidade. 

Assim também funciona com o processo de inscrição, que é igual para todos, não importando se o aluno frequentou o ensino médio dentro ou fora dos Estados Unidos.

Para enviarem a aplicação, os candidatos devem fazer sua inscrição através de uma das seguintes três plataformas:

  • Common Application,
  • Universal College Application 
  • Coalition Application

Além disso, os alunos também devem providenciar os documentos requeridos, como diploma e histórico escolar do ensino médio; e cartas de motivação e recomendação, mas a lista pode variar de oportunidade para oportunidade.

E, diferente do que muita gente imagina, a Universidade de Harvard não exige o envio de teste de proficiência em inglês para candidatos de graduação (apenas no nível de pós-graduação). No entanto, precisamos lembrar que ter domínio do idioma é importante para ter uma experiência bem-sucedida na instituição.

Aumente suas chances de conquistar uma bolsa em Harvard

A verdade é que para ser aprovado em uma boa oportunidade em qualquer instituição internacional (inclusive Harvard), você não precisa ser um gênio, ter parentes no exterior ou muito dinheiro, mas apenas o conhecimento das técnicas certas. 

E se você quer conhecer o passo a passo do método que já ajudou milhares de brasileiros a irem para o exterior economizando até 99% dos custos, existe o lugar certo para isso: a Escola M60. 

A M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil, que te ensina o passo a passo completo para estudar em qualquer lugar do mundo.

São mais de mil aulas sobre a graduação, pós e diversas outras modalidades de intercâmbio ao redor do planeta, e como conquistar cada uma delas.

Clique AQUI e faça seu teste de perfil. Mas corre, porque as vagas são limitadas!

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
24 Jun 2023

Postagens recentes