Como estudar em Harvard: as melhores oportunidades para brasileiros

Se você já fez uma breve pesquisa sobre universidades internacionais, provavelmente já ouviu falar sobre a Universidade de Harvard.

Além de ser uma das instituições de ensino superior mais famosas e prestigiadas do mundo, ela também conta com excelentes oportunidades para estudantes internacionais que desejam fazer parte de sua história e contribuir para transformações da realidade através da educação.

E caso você não saiba disso ainda, essas oportunidades também abrangem alunos brasileiros!

Se você quer saber como é possível conseguir uma dessas vagas disponíveis, continue lendo este artigo, pois hoje nós vamos te contar como você pode entrar na Universidade de Harvard.

Mas antes de tudo, por que escolher Harvard?

Existem alguns aspectos sobre essa instituição que talvez você não conheça e que podem te deixar ainda mais animado para fazer parte dela!

O primeiro deles é a forte tradição ligada à universidade: para você ter uma ideia, ela tem sua fundação datada no ano de 1636, totalizando quase 400 anos de história de muitos avanços e conquistas. Isso significa que quando ela abriu suas portas, os Estados Unidos ainda nem eram considerados um país independente!

Além disso, a fama de Harvard não veio do dia para a noite e nem à toa: todo o prestígio que cerca o nome da universidade se traduz nos excelentes resultados que ela possui nos rankings internacionais de avaliação universitária.

Atualmente, ela se encontra na quinta posição no Ranking QS das melhores universidades de todo o planeta!

E não para por aí: além do desempenho geral da universidade, Harvard também tem boas classificações em rankings específicos de áreas. A Harvard Business School, por exemplo, é a melhor escola de negócios do mundo, e a instituição também se destaca em áreas como a Medicina e o Direito.

Mas saiba que os alunos que passam por lá também não ficam para trás no quesito desempenho. A instituição tem uma extensa lista de ex-alunos que fizeram história de diversas maneiras. Alguns deles são:

• Matt Damon (Ator)
  • Mark Zuckerberg (Fundador do Facebook)
  • Ryan Fitzpatrick (Jogador de futebol americano)
  • Natalie Portman (Atriz)
  • Nathan Blecharczyk  (Co-fundador do Airbnb)
  • Eduardo Saverin (Empreendedor brasileiro que foi um dos cofundadores do Facebook )
  • Barack Obama (Ex-presidente dos EUA)
  • George W. Bush (Ex-presidente dos EUA)
  • Mario Capecchi (Geneticista molecular ganhador do Nobel de Medicina)

E tudo isso não é por acaso: a instituição funciona como uma universidade privada sem fins lucrativos. Isso significa que grande parte do orçamento de Harvard se dá a partir de doações filantrópicas (e elas costumam ser bem “generosas”). Inclusive, a título de curiosidade, Harvard é a universidade estadunidense que mais recebe doações no mundo!

A partir disso, não é difícil entender o porquê de ela investir tanto em recursos e infraestrutura para seus alunos, não é mesmo?

O que estudar em Harvard

Se você estava se perguntando se existe algum curso no seu campo de atuação ou interesse na Universidade de Harvard, talvez goste de saber que por lá não faltam opções de carreiras para seguir.

Isso porque a universidade é composta por um total de 12 escolas que, ao todo, comportam mais de 20 mil alunos. São elas:

• Escola de Medicina Odontológica
  • Escola de Divindade
  • Escola de Pós-Graduação de Artes e Ciências
  • Escola de Pós-Graduação de Design
  • Escola de Pós-Graduação de Educação
  • Escola de Governo John F. Kennedy
  • Escola de Direito
  • Escola de Medicina
  • Escola T.H. Chan de Saúde Pública
  • Escola de Negócios
  • Faculdade de Artes e Ciências
  • Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson
  • Instituto Radcliffe para Estudos Avançados
  • Harvard College
  • Divisão de Educação Continuada

Além de abranger diversas áreas do conhecimento, a instituição também possui diversos tipos de programa nos mais variados graus de ensino. Por lá, você vai encontrar desde cursos online até opções de graduação e pós-graduação presenciais.