Ter uma experiência em Harvard no currículo é um diferencial e tanto, concorda? E se você pudesse ter o nome da universidade mais famosa do mundo no seu CV sem nem mesmo sair de casa? Aqui, nós vamos te explicar como fazer os cursos online e gratuitos de Harvard. São mais de 150 opções em diferentes áreas de conhecimento!

Onde encontrar os cursos online de Harvard?

A Universidade Harvard oferece algumas centenas de cursos online pela plataforma HarvardX. Essa iniciativa foi criada para incentivar os professores da instituição a testarem novas experiências de aprendizagem.

A HarvardX reúne cursos online gratuitos e pagos da Universidade Harvard. Porém, todos os cursos gratuitos são oferecidos em parceria com a edX, um site de ensino online criado em parceria por Harvard e pelo MIT.

LEIA TAMBÉM Coursera ou edX: qual a melhor plataforma de cursos online?

O número de disciplinas oferecidas cresce todos os anos. Atualmente, ao acessar a aba da HarvardX na edX é possível encontrar 153 cursos online gratuitos de Harvard. Além deles, na edX, são oferecidos 21 programas de ensino, que reúnem vários desses cursos e fornecem um certificado profissional, mas exigem uma taxa de inscrição.

Como fazer um curso online de Harvard?

Para fazer qualquer um dos cursos online de Harvard é necessário acessar a plataforma HarvardX ou outras plataformas que compartilham dos mesmos cursos, como a edX, e fazer um cadastro. São mais de 150 opções de cursos gratuitos de Harvard disponíveis! O primeiro passo para fazer algum deles é:

1. Registre-se na edX

Para fazer qualquer curso gratuito de Harvard é necessário criar uma conta na plataforma edX. Esse é um processo muito simples e gratuito. Basta adicionar seu nome completo, e-mail, nome de usuário, país de origem e senha desejada.

Se você não quiser criar uma conta do zero, também é possível conectar seu login na edX com seus cadastros no Facebook, no Gmail, na Microsoft ou na Apple. Ao linkar sua conta edX com as demais você não precisará criar uma nova senha, porém ainda será necessário adicionar um endereço de e-mail para comunicação.

Com sua conta criada, a edX vai te pedir para responder qual é seu gênero e qual foi seu grau de formação. Essas são informações opcionais usadas para medir o impacto da plataforma na sociedade.

2. Inscreva-se no curso do seu interesse

Assim que você estiver registrado na edX pode pesquisar e se matricular em qualquer curso do seu interesse. É importante notar que cada curso tem um prazo de inscrição e de início distinto.

Isso significa que se você se matriculou em um curso que terá início no dia 29 de abril não poderá começar seu aprendizado antes desta data. Do mesmo modo, os cursos também têm um prazo de finalização. Após esse período a sessão do curso será arquivada.

Ao ser arquivado, você só poderá acessar o material da disciplina para fazer revisões. Isso significa que algumas funções do curso ficam indisponíveis a partir da data de término. Você ainda terá acesso às aulas e aos materiais de leitura, mas não poderá:

  • Fazer exercícios avaliados;
  • Ter acesso aos professores;
  • Acessar alguns links de tarefas;
  • Ganhar um certificado.

3. Conclua o curso

A proposta dos cursos online de Harvard é que você estude no seu ritmo. Porém, se o seu intuito é ganhar um certificado, é necessário concluir a disciplina antes que ela seja arquivada pela instituição.

Todos os cursos apresentam uma sugestão de estudos. Esse prazo é a estimativa de quanto tempo você deve se dedicar por semana para concluir a disciplina. Geralmente, o limite para que o curso seja arquivado é bem maior do que o tempo de conclusão sugerido.

É exatamente por essa característica que a HarvardX diz que seus cursos podem ser feitos conforme o ritmo de seus estudantes. Um curso com duração sugerida de quatro semanas costuma ficar cerca de três meses aberto.

O tempo disponível pode variar conforme o prazo de inscrição no curso. Na maioria das vezes é possível se inscrever em uma disciplina mesmo após o seu início. Isso porque as aulas são gravadas e você poderá ter acesso a todo o curso durante todo o tempo em que ele estiver disponível.

cursos-online-de-harvard
Qual desses cursos online de Harvard será o seu? (Foto: Joseph Williams/Flickr)

Quanto custa um certificado de Harvard?

Na modalidade gratuita desses cursos, os participantes não recebem nenhum certificado. Ainda assim, essa é uma ótima oportunidade. Afinal, você vai aprender com professores reais de Harvard que dão aulas presenciais para alunos da instituição.

Mas para quem quiser ter um certificado verificado após a conclusão do curso escolhido, é possível obtê-lo mediante o pagamento de uma taxa. Geralmente, esse valor é de 199 dólares, o que equivale, em março de 2022, a aproximadamente 950 reais.

A edX também tem uma modalidade de ensino chamada “linha verificada”. Em cursos que possuem essa opção, os estudantes podem escolher pagar uma taxa, que gira em torno de 700 reais, e ter acesso a ferramentas exclusivas, como atividades corrigidas e um certificado. 

Quais são os cursos gratuitos de Harvard?

Atualmente, são mais de 150 cursos gratuitos de Harvard disponíveis na edX. O número varia, porém, sempre existem disciplinas que abrangem áreas como:

  • Arte e Design;
  • Ciência;
  • Ciências da Computação;
  • Ciência de Dados;
  • Ciências Sociais;
  • Educação e Ensino;
  • Humanidades;
  • Matemática;
  • Negócios;
  • Programação;
  • Saúde e Medicina.

Quer saber mais sobre esses cursos gratuitos Harvard? Então confira abaixo algumas opções que selecionamos! Tem para todos os gostos. E, uma dica, os cinco primeiros cursos estão classificados como “tendência” pela Universidade Harvard!

1. Introdução à ciência da computação

Duração sugerida: 12 semanas

Este é um dos cursos online mais populares de Harvard. Ele é inteiramente lecionado em inglês e visa atingir um público que não tem nenhum domínio na área de TI. O objetivo é dar noções introdutórias de Ciências da Computação e programação.

Ele é lecionado pelo professor de Ciências da Computação de Harvard, David J. Malan, e dois preceptores. É possível completar o curso em cerca de três meses se dedicando entre 6 e 18 horas por semana. Durante esse período você vai aprender, entre outras coisas, sobre:

  • O que é Ciência da Computação e Programação;
  • Como pensar algoritmicamente e resolver problemas de forma eficiente;
  • Linguagens de programação

Clique aqui para mais informações.

2. Como empreender em economias emergentes

Duração sugerida: 6 semanas

Outro campo em que Harvard é referência é o de Negócios. A universidade é a que mais forma bilionários no mundo. Por isso mesmo, fazer um curso de empreendedorismo da instituição é uma excelente oportunidade, ainda mais sem pagar nada por isso.

Durante as seis semanas de curso, o professor Tarun Khanna vai te ensinar a avaliar as oportunidades em mercados emergentes e como resolver problemas de forma empreendedora. O curso tem áudio e legendas em inglês.

Clique aqui para mais informações.

3. Justiça

Duração sugerida: 12 semanas

A Universidade Harvard é a melhor do mundo quando o assunto é Direito. Mas você pode ter um gostinho do que é estudar esse curso por lá com a disciplina “Justiça” disponível na edX.

LEIA TAMBÉM  5 melhores faculdades de Direito do mundo

Durante esse curso você vai aprender sobre moral e filosofia política. O professor Michael J. Sandel também vai ensinar sobre justiça social e criminal, além de como articular e avaliar argumentações filosóficas.

O curso pode ser finalizado em três meses, desde que você se dedique entre 3 e 6 horas por semana. Uma das grandes vantagens da disciplina é que ela, apesar de ser oferecida em inglês, tem legendas em português.

Clique aqui para mais informações.

4. Retórica: a arte da escrita persuasiva e de falar em público

Duração sugerida: 8 semanas

Comunicação é uma das habilidades interpessoais, ou soft skills, mais desejadas no mercado de trabalho. Agora imagina poder aprender sobre como falar e escrever de forma cativante e convincente com a Universidade Harvard?

É isso que este curso  introdutório te oferece. Ele pode ser feito por qualquer pessoa que domina a língua inglesa. Nele, o professor de Literatura Comparada da universidade, James Engell, vai te ensinar a:

  • Empregar recursos retóricos na fala e na escrita;
  • Diferenciar retórica de argumentação;
  • Escrever de forma persuasiva;
  • Avaliar a força dos argumentos.
  • Identificar falácias argumentativas.

Clique aqui para mais informações.

5. A evolução do trabalho remoto para todos

Duração sugerida: 3 semanas

O trabalho remoto não é exatamente uma novidade. Ainda assim, com a chegada da pandemia de covid-19, esse tipo de trabalho se tornou muito mais frequente. Ao mesmo tempo que esta modalidade tem muitas vantagens, ela também faz surgir novos desafios.

O curso da professora Tsedal Neeley, da Harvard Business School, veio para ajudar a solucionar algumas dessas questões. Entre outras coisas, você vai aprender a:

  • Entender os elementos principais do trabalho remoto;
  • Desenvolver estratégias para melhorar a produtividade e a comunicação em equipe;
  • Como construir a confiança necessária para o ambiente online;
  • Selecionar as melhores ferramentas digitais;
  • Implementar táticas para melhorar a eficácia do trabalho.

Clique aqui para mais informações.

6. Exercitando a Liderança: Princípios Fundamentais

Duração sugerida: 4 semanas

As crises de nosso tempo geram enormes desafios de adaptação para nossas famílias, organizações, comunidades e sociedades. Por isso, a necessidade de liderança capaz de mobilizar as pessoas para enfrentar esses desafios é crítica.

Tendo isso em mente, este curso introdutório irá explorar as estratégias para liderar em um mundo em constante mudança, onde as pressões adaptativas continuarão a desafiar a todos nós.

Você descobrirá novas maneiras de abordar sistemas organizacionais complexos e agir com cuidado no trabalho que todos enfrentamos. Mais do que isso, você também será capaz de refletir sobre como avançar nos desafios de liderança com os quais você mais se preocupa.

Para isso, serão abordados ao longo do programa tópicos como:

  • Identificação e desmembramento de desafios complexos;
  • Entendimento do papel da autoridade formal e informal;
  • Identificação das principais perspectivas das partes interessadas;
  • Construção e renovação das relações de confiança;
  • Abordagem de conflitos;
  • Implementação de estratégias pessoais para sobreviver e prosperar em um contexto de mudanças.

Clique aqui para mais informações.

7. Resposta Humanitária a Conflitos e Desastres

Duração sugerida: 5 semanas

Da crise de refugiados sírios ao surto de Ebola na África Ocidental, as emergências humanitárias atingiram dimensões e proporções sem precedentes nos últimos anos. E, neste curso, você irá aprender os princípios que orientam a resposta humanitária em caso de emergências como essas e quais são os desafios enfrentados no campo atualmente.

A grande questão que será respondida neste curso é: "Conforme a necessidade de ajuda humanitária aumenta, como os esforços para aliviar o sofrimento humano podem evoluir com ela?".

Os alunos desse programa serão preparados para reconhecer e analisar os desafios emergentes no campo humanitário, a partir da abordagem de princípios éticos e profissionais que orientam a resposta humanitária a conflitos e desastres.

Também estudarão as estruturas jurídicas e históricas que moldaram esses princípios e testarão sua aplicabilidade aos desafios enfrentados pelos atores humanitários atualmente, a partir na análise de estudos de caso sobre eventos reais. 

Clique aqui para mais informações.

8. Ciência da Computação Para Profissionais de Negócios

Duração sugerida: 6 semanas

Entre os cursos online de Harvard, esse é com certeza um dos mais conhecidos. Trata-se de um programa de introdução à Ciência da Computação projetado para profissionais de negócios, gerentes, gerentes de produto, fundadores de empresas e tomadores de decisões em geral.

Através de palestras sobre pensamento computacional, linguagens de programação, desenvolvimento web, tecnologias de internet e computação em nuvem, entre outros temas, este curso irá te capacitar a tomar decisões tecnológicas, mesmo que você não seja um expert em tecnologia.

Clique aqui para mais informações.

9. Obras-Primas da Literatura Mundial

Duração sugerida: 12 semanas

Nenhuma literatura nacional cresceu de forma isolada das culturas ao seu redor. Desde os primeiros exemplares, grandes obras da Literatura investigaram as tensões, conflitos e conexões entre culturas vizinhas e, muitas vezes, regiões mais distantes.

Por essas razões, a proposta deste curso é explorar como grandes escritores refratam seu mundo e como suas obras são transformadas quando intervêm em nossa paisagem cultural global. O foco é, particularmente, em obras de Literatura que tomam a experiência do mundo mais ampla.

Neste curso, você irá explorar os diversos modos artísticos em que grandes escritores se situaram no mundo. Com isso, você poderá compreender as raízes profundas das culturas globais entrelaçadas no mundo atual.

Clique aqui para mais informações.

10. Cálculo Aplicado

Duração sugerida: 10 semanas

Este curso se apropria do apoio de profissionais das Ciências Sociais, das Ciências da Vida e da Física para entender como o cálculo e os modelos matemáticos desempenham um papel em seu trabalho. Através de uma série de estudos de caso, você aprenderá:

  • Como os fabricantes de testes padronizados usam funções para analisar a dificuldade das perguntas selecionadas;
  • Como os economistas modelam a interação de preço e demanda usando taxas de variação;
  • Como um raio-X difere de uma tomografia computadorizada, e o que isso tem a ver com integrais;
  • Como os biólogos usam modelos de equações diferenciais para prever quando as populações passarão por mudanças dramáticas;
  • Como o modelo de presa-predador Lotka-Volterra foi criado para responder a um quebra-cabeça biológico;
  • Como os estatísticos usam funções para modelar dados;
  • Como a Equação de Energia de Einstein (E = mc2) é uma aproximação de uma equação mais complicada.

Este curso pode ser feito por qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja cursando um curso de cálculo de variável única (diferencial e integral), em nível de ensino médio ou faculdade. Portanto, é importante estar familiarizado com os conceitos básicos de derivadas, integrais e equações diferenciais, bem como funções envolvendo polinômios, exponenciais e logaritmos.

Clique aqui para mais informações.

11. O Caminho Para a Felicidade: O Que a Filosofia Chinesa Nos Ensina Sobre a Boa Vida

Duração sugerida: 13 semanas

Este curso traz vozes do passado para contextos modernos visando explorar o caminho para viver uma boa vida atualmente. Os conceitos filosóficos discutidos fornecem ferramentas para mudar sua vida e aumentar a felicidade pessoal, concentrando-se em suas ações, no poder do ritual e na importância de sentir o mundo ao seu redor.

Através de uma série de palestras, animações, discussões e diários de reflexão, este curso se concentra em leituras atentas de proeminentes filósofos chineses. O curso não requer conhecimento prévio de filosofia ou história chinesa.

Ao longo do curso, os participantes percorrerão um caminho que os fará:

  • Compreender a filosofia chinesa antiga para viver uma vida melhor
  • Adquirir ferramentas para desenvolver a autoconsciência, entender o poder do ritual e sentir o mundo ao seu redor
  • Analisar como as ações e contra-ações pessoais mudam o mundo
  • Estudar as teorias filosóficas de Confúcio, Mozi, Mencius, Laozi, Zhuangzi, Xunzi e Han Feizi

Clique aqui para mais informações.

12. A Arquitetura da Imaginação

Duração sugerida: 10 semanas

Este curso irá ensiná-lo a entender a Arquitetura tanto como expressão cultural quanto como realização técnica. Análises vívidas de edifícios exemplares e exercícios práticos de desenho e modelagem vão aproximá-lo do trabalho de arquitetos e historiadores.

A primeira parte do curso apresenta a ideia da imaginação arquitetônica, explorando a questão do desenho de perspectiva e da tipologia arquitetônica. Em seguida, também será abordada a tecnologia como um componente da arquitetura. Por fim, os participantes serão desafiados a confrontar a relação complexa da Arquitetura com seus contextos sociais, históricos e públicos.

Espera-se que, ao final do curso, os participantes aprendam mais sobre o poder de representação da Arquitetura, enquanto uma forte produtora de significados e memórias coletivas.

Clique aqui para mais informações.

13. Os Efeitos da Mudança Climática na Saúde

Duração sugerida: 7 semanas

Criado com o suporte do Harvard Global Health Institute, este curso explicará como a mudança climática afeta as pessoas ao redor do mundo, mas também como afeta diretamente você e sua vida. Para isso, irá abordar os seguintes tópicos:

  • Impactos da mudança climática na nutrição, migração e doenças infecciosas
  • Métodos de pesquisa usados neste campo
  • Estratégias para mitigar e se adaptar aos impactos das mudanças climáticas na saúde
  • Como as mudanças na atmosfera da Terra afetam os resultados de saúde
  • Como avaliar as várias maneiras de lidar com os efeitos do aquecimento global na saúde

Clique aqui para mais informações.

14. A Revolução de Einstein

Duração sugerida: 14 semanas

Albert Einstein se tornou o ícone da ciência moderna. Seguindo sua trajetória científica, cultural, filosófica e política, este curso visa rastrear a mudança do papel da Física nos séculos XX e XXI, abordando o envolvimento de Einstein com questões primordiais para a história da humanidade, como a relatividade, a mecânica quântica, o nazismo, as armas nucleares, a filosofia, as artes e a tecnologia.

Clique aqui para mais informações.

15. Ciência e Culinária: da Alta-Cozinha à Ciência da Matéria Mole

Duração sugerida: 16 semanas

Durante cada módulo deste curso, os professores participantes (que também são chefs de cozinha), vão revelar os segredos por trás de algumas de suas criações culinárias mais famosas — muitas vezes direto de seus próprios restaurantes.

Inspirada por esse domínio culinário, a equipe de Harvard explicará a ciência por trás das receitas. Alguns dos tópicos que serão discutidos são:

  • Como as moléculas influenciam o sabor
  • O papel do calor na cozinha
  • Difusão revelada pelo fenômeno da esterificação

Você também terá a oportunidade de se tornar um cientista experimental em seu próprio laboratório — sua cozinha. Seguindo as receitas das aulas, o objetivo é que você aprenda a pensar, ao mesmo tempo, como um cozinheiro e como um cientista.

Clique aqui para mais informações.

16. Direito Contratual: da Confiança à Promessa ao Contrato

Duração sugerida: 8 semanas

Neste curso, ministrado pelo professor de Harvard Charles Fried (uma das maiores autoridades mundiais em Direito Contratual), você irá saber mais sobre o mundo dos contratos através do estudo de temas como Regulamentação Governamental, Interpretação, Parcerias e Corporações.

O curso defende que conhecer os princípios dos contratos não é apenas uma habilidade necessária aos advogados, já que essa é uma realidade presente na vida de qualquer pessoa em diversos aspectos, desde o ato de fazer um download de um programa online até o ato de pedir uma comida em um restaurante.

O principal objetivo do curso é fornecer uma introdução ao que é um contrato e também analisar o seu propósito e importância. Ele também investiga armadilhas comuns, como promessas unilaterais, erros e fraudes contratuais.

Clique aqui para mais informações.

17. Utilizando Python Para Pesquisa

Duração sugerida: 12 semanas

Este curso tem o objetivo de preencher a lacuna entre os cursos introdutórios e avançados em Python. Isso porque, embora existam muitos cursos introdutórios excelentes de Python disponíveis, a maioria normalmente não é aprofundada o suficiente para que você aplique suas habilidades em Python em projetos de pesquisa.

Neste curso, após revisar os fundamentos de Python 3, você irá aprender sobre as ferramentas comumente usadas em ambientes de pesquisa e também terá acesso a um módulo especial de aprendizagem estatística.

Ao longo do programa, você irá aprender:

  • Noções básicas de programação Python 3 
  • Ferramentas Python (módulos NumPy e SciPy, por exemplo) para aplicações de pesquisa
  • Como aplicar as ferramentas de pesquisa Python em ambientes práticos

Clique aqui para mais informações.

18. Introdução às Humanidades Digitais

Duração sugerida: 7 semanas

Este curso mostrará como gerenciar os muitos aspectos da pesquisa desenvolvida no campo das humanidades digitais. Este curso te ajudará a trazer sua área de estudo ou interesse para uma nova perspectiva através da utilização de ferramentas digitais.

Entre outras coisas, você irá aprender:

  • O que o termo “humanidades digitais” significa em diferentes disciplinas;
  • Como funcionam as ferramentas digitais comuns e exemplos de projetos que as utilizam;
  • Como vários tipos de arquivo podem ser usados para criar, reunir e organizar dados;
  • Como utilizar funções de linha de comando para analisar texto;
  • Como utilizar ferramentas gratuitas para criar análise de texto visual.

Clique aqui para mais informações.

19. Bioética: A Lei, a Medicina e a Ética das Tecnologias Reprodutivas e Genética

Duração sugerida: 10 semanas

Este é um curso que fornece uma visão geral das questões jurídicas, médicas e éticas em torno da reprodução e da genética humana e como aplicar o raciocínio jurídico a essas questões.

Para isso, conta com a participação de indivíduos que usaram barriga de aluguel e doação de esperma; de profissionais médicos especialistas em tecnologias reprodutivas atuais, de bioeticistas e jornalistas que estudam a propriedade e o uso de informações genéticas no tecido humano.

Embora a lei e a ética em torno dessas tecnologias sejam um componente central do curso, também serão abordados exemplos do lado profundamente pessoal e humano dessas questões.

O conteúdo deste curso pretende ser instrutivo e mostrar como o raciocínio jurídico foi aplicado, ou poderia ser aplicado, a questões relacionadas à paternidade, reprodução e outros tópicos ligados ao material genético humano.

Clique aqui para mais informações.

20. Meteorologia de Quintal: A Ciência do Clima

Duração sugerida: 6 semanas

As previsões do tempo que vemos todos os dias são baseadas em um exército de redes de sensores meteorológicos e modelagem computacional intensiva. Mas antes do surgimento dessas tecnologias, as previsões eram feitas por métodos como o discernimento de formações de nuvens e direções do vento.

Este curso explora a ciência por trás dos sistemas meteorológicos, ensinando as habilidades de observação necessárias para fazer uma previsão sem usar instrumentos ou modelos computacionais.

Serão discutidos os processos físicos que impulsionam o clima e as forças globais que moldam os sistemas climáticos globais. Também serão examinados os limites da previsão tanto em observações humanas quanto em modelos de computador.

Neste curso você irá estudar:

  • O papel do ar, água e vento nos sistemas meteorológicos;
  • Como estimar a velocidade e direção do vento local;
  • Como evitar ser atingido por um raio;
  • Como identificar tipos e recursos de nuvem
  • Como descrever os atributos de tempestades e tornados;
  • Como coletar e interpretar dados e observações para prever o clima do dia seguinte;
  • Os benefícios e desvantagens dos métodos de previsão do tempo;
  • O efeito borboleta e sua aplicação aos sistemas meteorológicos

Clique aqui para mais informações.

(Reprodução/M. G. Films e Broadway Video)

Que outros cursos estão disponíveis?

Se nenhum desses cursos te interessou, calma! Esses são apenas alguns exemplos de cursos gratuitos de Harvard disponíveis na plataforma. Ao todo são mais de 150 cursos disponíveis em diversas áreas, e você pode conferir cada um deles clicando aqui

É possível estudar em Harvard de graça?

Esses cursos online de Harvard são ótimos, né? Mas já pensou em poder estudar presencialmente na Universidade Harvard? Isso não só é possível como é mais simples do que você imagina. Clique aqui e confira como estudar nessa instituição que está entre as 10 melhores do mundo!

E não precisa ter medo de não ter como pagar por esse ensino de qualidade. Com a nossa mentoria especializada, a M60,  você aprende maneiras incríveis de ir estudar fora sem pagar nada!

São mais de mil aulas gravadas e você ainda pode tirar a suas dúvidas com o ex-pesquisador de Harvard Matheus Tomoto nas 32 horas de aulas ao vivo por semestre! Isso sem falar na nossa plataforma de bolsas atualizada todas as semanas!

Se você quer estudar em Harvard, pode ter certeza que seu caminho vai ser muito mais fácil com a ajuda da M60. Afinal, não é à toa que a nossa mentoria é a que mais envia alunos para o exterior, né? Faça seu teste de perfil agora mesmo clicando aqui!

teste de perfil

*Este texto foi escrito por Rafael Cerqueira (2020) e Ana Resende Quadros (2022)