Todo intercâmbio tem um propósito inicial: estudar outro idioma, iniciar um curso de graduação, fazer uma especialização… as possibilidades são muitas. No entanto quando finalmente chegamos ao nosso destino final é comum ficar deslumbrado com a quantidade de coisas novas que passam a fazer parte da nossa rotina.  E é aí que surge a vontade de aproveitar cada momento intensamente e procurar se divertir o máximo possível: festas, viagens, programas culturais, etc. Mas como fazer para conciliar diversão com responsabilidade e não atrapalhar os estudos? É o que você vai descobrir agora.

3 dicas para conciliar diversão com responsabilidade e não prejudicar seu intercâmbio no exterior:

Defina metas claras

O primeiro passo para não comprometer seus estudos lá fora é definir os seus objetivos com clareza. Para que você está indo viajar? Como você pretende utilizar os conhecimentos adquiridos no exterior para alavancar seu currículo e aprendizado? Quais são as habilidades que você pretende aprimorar lá fora?

Tenha em mente que é fundamental analisar todas essas questões antes de começar de fato a sua empreitada no exterior. É preciso pensar como essa experiência lá fora vai ser boa pra você no futuro e não apenas durante o intercâmbio.

Organize seu tempo

O intercâmbio passa voando. Quando você se der conta já vai estar chegando a hora de voltar pra casa. Por isso é importante organizar seu tempo lá fora. Defina os horários que serão dedicados às aulas e aos estudos em casa. Sim: assim como no Brasil você também irá precisa estudar quando estiver em casa.

Não é fácil resistir à tentação de sair todos os dias, afinal são centenas de coisas para fazer e conhecer, mas tente evitar isso. Separe pelo menos um dia da semana para se dedicar 100% aos estudos e nos outros dias se mantenha em dia com as atividades acadêmicas. Não deixe as coisas acumularem.

Deixe para viajar nos fins de semana

Quando pensamos em intercâmbio automaticamente pensamos também nas viagens que iremos fazer. Mas não deixe essa ânsia de conhecer o maior número possível de lugares atrapalhar o ritmo dos seus estudos e muito menos os seus resultados acadêmicos.

Evite fazer viagens que irão te fazer perder muitas aulas. Se tiver a oportunidade de escolher seus horários de classes, opte por concentrar essas atividades em três dias da semana, o que pode facilitar sua vida na hora de viajar. Por exemplo: tente escolher matérias que serão alocadas na terça, quarta e quinta. Assim você pode viajar na sexta e voltar na segunda.

Se os seus horários não forem tão flexíveis opte por concentrar suas viagens no período de férias. Assim você consegue aproveitar sem prejudicar os estudos.

Conciliar diversão com responsabilidade durante o intercâmbio é mais fácil do que parece. Basta ter autocontrole, responsabilidade e consciência do seu papel e do motivo que o fez chegar até ali. Acha que ainda precisa desenvolver essas características? Que tal contar com o apoio da nossa mentoria especializada? Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.