Espanha terá novo visto para trabalhadores remotos em 2023

Ainda em janeiro, a Espanha deve começar a oferecer um novo tipo de visto. Assim como outros países europeus, como Portugal, a Espanha vai oferecer o documento com uma política especial para nômades digitais.

O objetivo é atrair talentos internacionais que trabalhem de forma remota e possam fortalecer a economia local.

O novo visto faz parte de uma lei recente e já foi aprovado pelo congresso do país. O visto especial para quem faz home office autorizará que pessoas que trabalham remotamente para empresas estrangeiras ou com seus próprios negócios vivam no país sem a necessidade de um visto de trabalho comum.

Segundo as informações da Spainvisa, com a nova medida, o governo espanhol quer “aproveitar a explosão de opções de trabalho remoto”, ao mesmo tempo em que espera que as mudanças impulsionem os investimentos na Espanha como um centro global de negócios.

Além do novo formato de visto, outras medidas devem ser colocadas em prática através da Lei das Startups. A meta é gerar um ecossistema para empresas de base tecnológica, inclusive através de incentivos fiscais e previdenciários.

A lei do novo visto para trabalhadores na Espanha seguirá agora para aprovação e sanção do presidente do governo antes de ser publicada no Diário Oficial do Estado.

Visto para trabalhadores home office na Espanha(Tima Miroshnichenko/Pexels)

O que muda com o novo visto?

Os vistos para nômades digitais vão permitir que os trabalhadores remotos morem na Espanha sem a necessidade de aplicar para o visto de trabalho “tradicional”.

Para os estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu, a autorização será de um ano e pode ser renovada por mais dois.

Quem já tiver autorização de permanência em um dos países do espaço Schengen pode trabalhar remotamente na Espanha por até 6 meses sem necessidade de fazer um registro oficial.

Para ambos os casos, o novo formato de visto vai valer para pessoas que possam provar que trabalham para uma ou mais empresas fora da Espanha. Além desse critério, será preciso cumprir alguns requisitos. São eles:

• Ser profissional qualificado com graduação ou pós-graduação;
  • Ter um mínimo de três anos de experiência profissional relacionada à formação;
  • Comprovar que seu trabalho vai continuar por pelo menos um ano (com um contrato ou outro documento, por exemplo);
  • Não ter antecedentes criminais e nem ter sido proibido de entrar na Espanha;
  • Tenha seguro de saúde;
  • Garantir que tenha acomodação durante a estadia.

Autônomos também poderão dedicar 20% de suas atividades profissionais a uma empresa registrada na Espanha. Ainda deve ser necessário informar qual o nível de domínio de espanhol.

O requisito de renda mínima do governo para se qualificar para o visto deve ser estabelecido no dobro do salário mínimo nacional na Espanha. Atualmente, o salário mínimo por lá é de 1.050 euros mensais.

Ou seja, para trabalhar como nômade digital na Espanha deverá ser necessário comprovar a renda de cerca de 12 mil reais por mês.

Saiba como estudar e trabalhar na Espanha com intercâmbio gratuito

Além da Espanha, outros países estão elaborando políticas para atrair trabalhadores às nações. Além da busca por estrangeiros que possam aquecer a economia com trabalhadores remotos, outros países têm investido em oportunidades para facilitar o acesso de trabalhadores a vagas de emprego.

Por isso mesmo, uma das melhores oportunidades para 2023, são summer ou winter jobs, oportunidades remuneradas de trabalhar no exterior!

Se você quer saber mais das melhores vagas internacionais de intercâmbio, além de se preparar para conquistar uma delas, faça parte da melhor escola preparatória: a M60! Clique aqui e faça seu teste de perfil. As vagas são limitadas!

Elaine Maciel

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

02 Jan 2023