O espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo. E dominar o idioma é um passo muito importante para melhorar nosso currículo. O Brasil faz parte do Mercosul e tem várias parceiras comerciais com países falantes de espanhol. Além disso, aprender esta língua abre portas para estudar em importantes universidades do mundo como a Universidade de Buenos Aires e a Universidade do Chile.

Porém, cursos de escolas de idiomas costumam ser muito caros e pouca gente pode pagar para aprender espanhol. Por isso, hoje nós vamos te dar cinco opções de cursos de espanhol online grátis para aprender a língua sem sair da sua casa!

5 melhores cursos de espanhol online grátis

Hoje em dia, com a internet, é muito fácil encontrar sites, aplicativos e plataformas que oferecem opções gratuitas para o ensino de espanhol. Até mesmo o Governo Federal tem alguns cursos voltados ao aprendizado de línguas. Aqui separamos quatro cursos de espanhol online grátis que são lecionados em português e um lecionado em inglês.

Busuu

O Busuu é um site e aplicativo de aprendizagem de idiomas que oferece cursos para 12 línguas (sem contar com o português). Segundo uma pesquisa realizada por professores da Universidade da Cidade de Nova York e pela Universidade da Carolina do Sul, 22 horas do curso de espanhol do Busuu equivalem a um semestre inteiro de ensino tradicional.

4 melhores aplicativos para aprender inglês

A ideia é que você pratique um pouco do idioma todos os dias ouvindo nativos, escrevendo frases, treinando o seu vocabulário de forma escrita, auditiva e até oral. No método do Busuu você faz pequenos exercícios de poucos minutos que são corrigidos automaticamente pelo sistema.

Um ponto negativo é que a opção gratuita do Busuu não oferece reforço de gramática, por exemplo, mas é possível fazer uma assinatura para conseguir liberar essa função e também os certificados oferecidos pela McGraw Hill, uma das maiores instituições de ensino de idiomas do planeta. Com a versão paga também é possível interagir com falantes nativos de espanhol que corrigem sua pronúncia e as frases que você escreve sozinho(a).

Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos mais populares para o estudo de inglês, mas ele oferece cursos de diversos idiomas, inclusive do espanhol. A lógica de todos os cursos é parecida: eles associam o aprendizado ao formato de um jogo. Você deve finalizar um nível para desbloquear os outros e manter as ofensivas diárias para ganhar vantagens.

Os exercícios se baseiam na repetição. Você aprende ouvindo, lendo, escrevendo e repetindo oralmente frases que treinam o seu vocabulário e te ensinam o funcionamento da língua na prática. Algumas delas podem até parecer absurdas, sugerindo que um urso beba cerveja, por exemplo, mas elas servem para reforçar a sua memória.

Duolingo: vale a pena aprender um idioma por lá?

Um dos pontos positivos do Duolingo é que ele é inteiramente gratuito. Existe um plano plus, que é pago, mas ele apenas vai remover as propagandas e permitir que você faça download dos exercícios. Um ponto negativo, por outro lado, é que o foco do curso é no vocabulário. Isso acontece porque a proposta é que você aprenda a língua da mesma forma que uma criança nativa, por isso a explicação da gramática é deixada em segundo plano.

Espanhol Grátis

Se o seu objetivo é conhecer profundamente a gramática do espanhol de forma gratuita, então o Espanhol Grátis é uma boa opção para você. A proposta do site já está explícita no nome: oferecer cursos de espanhol de forma gratuita para qualquer pessoa. Não é preciso nem mesmo cadastro para ter acesso às lições disponíveis.

Além disso, você pode utilizá-lo de forma complementar a outros cursos, já que não existe uma ordem específica para fazer as atividades ou consultar as lições e os materiais disponíveis. São oferecidos cursos de espanhol em nível básico, intermediário e avançado. As aulas são compostas de textos explicativos e áudios para treinar a sua pronúncia e audição.

6 séries em espanhol na Netflix para imergir no idioma

O site também tem exercícios e dicas de espanhol para todos os níveis. Uma das principais vantagens do Espanhol Grátis perante os outros cursos é que você pode fazer download e até imprimir as lições sem pagar nada a mais por isso. É ainda possível acessar dicas de viagem, ler textos no idioma e até ouvir a rádio e TV Espanha para testar a sua compreensão. Um ponto negativo, por outro lado, é que não existe uma inteligência artificial que corrija a sua pronúncia ou demais exercícios, como acontece no Busuu e no Duolingo.

Cursos de espanhol online grátis do governo

Quase todos os países que fazem fronteira com o Brasil tem o espanhol como língua nativa. Por isso, é muito importante que os brasileiros aprendam o idioma. Sabendo disso, o Governo Federal oferece algumas alternativas gratuitas e online para quem quer aprender espanhol.

DELE: saiba tudo sobre a prova de proficiência em espanhol

A mais famosa dessas iniciativas é o curso “Espanhol aplicado ao trabalho”, criado pelo antigo Ministério do Trabalho. A Escola do Trabalhador, como é chamada a plataforma, possui cursos de diversas áreas. O curso de espanhol tem 40 horas de duração e pode ser feito por qualquer brasileiro, mas o foco principal é o vocabulário de turismo, que pode não interessar a todos.

Porém, é comum que Institutos Federais, como o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, entre outros IFs, ofereçam cursos de espanhol gratuitos para qualquer pessoa. É preciso ficar atento aos sites dessas instituições para não perder o prazo para inscrição. De forma geral, essas modalidades têm duração de 30 horas e utilizam recursos de áudio e vídeo. Ao final, os estudantes recebem um certificado de conclusão gratuito.

Cursos de espanhol ensinados em inglês

O espanhol é um idioma importante não só para brasileiros, mas no mundo inteiro. É por isso que existem muitas opções de ensino da língua para pessoas que sabem falar inglês. Se esse é o seu caso, aprender espanhol por meio de um desses cursos pode ser uma maneira de treinar dois idiomas de uma vez!

Coursera ou edX: qual é a melhor plataforma de cursos online?

Alguns desses cursos estão em plataformas reconhecidas, como a Coursera ou a edX, que exigem o pagamento de um valor adicional para ter acesso ao certificado. Outra possibilidade é optar pelo curso da Universidade do Texas, que é gratuito em todos os seus módulos, mas não oferece certificado. E ainda existem os sites The Spanish Experiment e o Practical Spanish, com ideias similares às do Espanhol Grátis.

Universidade do Intercâmbio

Agora você já sabe quais são os melhores cursos de espanhol online grátis. Então que tal se preparar para colocar seu espanhol em prática? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você fica por dentro de mais de 60 oportunidades internacionais. Nossos mentores vão te dar o passo a passo para encontrar o intercâmbio ideal para você! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.