Os estudantes internacionais que desejam estudar nos Estados Unidos agora podem solicitar o visto de estudo até um ano antes do início do período acadêmico. A mudança foi divulgada recentemente pelo governo Biden.
Apesar da novidade, que promete facilitar o processo dando mais prazo para o pedido do visto, o Departamento de Estado -- responsável pelas relações internacionais, reforçou que os alunos internacionais não podem entrar no país com um visto de estudante mais de 30 dias antes do início de seu programa de estudos.
Os estudantes internacionais geralmente aplicam para duas categorias de vistos dos EUA: F ou M. A nova regra que autoriza a solicitação do visto até 365 dias antes do curso vale para ambas categorias.
Quem desejar entrar nos Estados Unidos mais cedo (antes de 30 dias do início do curso), deve, obrigatoriamente, ter em mãos um visto de turista, da categoria B.
LEIA TAMBÉM: Como tirar visto de estudante nos EUA?
O que muda na prática?
Anteriormente, a aplicação para o visto podia ser agendada 120 dias antes do início do curso. Além disso, antes da mudança, o formulário I-20, que é exigido para o visto, era enviado pelas universidades após a aprovação e só poderia ser emitido entre 4 e 6 meses antes do início do prazo.
Agora, o formulário I-20 pode ser aceito e emitido pelas universidades americanas 12 a 14 meses antes do começo das aulas.
Na prática, com a permissão para que o visto de estudante seja emitido até 1 ano antes do começo das aulas, o aluno tem mais tempo para organizar sua aplicação e até mesmo sua viagem para os EUA.
Vale lembrar ainda que o Departamento de Estado determina que todos os alunos devem estar registrados no Sistema de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio (SEVIS); e estudantes com vistos F devem deixar os EUA em até 60 dias após a data de término do programa listada no Formulário I-20, incluindo qualquer treinamento prático autorizado.
Visto de estudante nos EUA
Todos os estudantes precisam de um visto antes de ir estudar nos EUA. O processo de solicitação desse visto deve ser feito antes da viagem para os Estados Unidos (e agora pode ser feito com um ano de antecedência) é bem rigoroso.
O interessado vai organizar uma série de documentos e formulários obrigatórios, bem como participar de entrevistas para garantir a aprovação do visto estudantil.
Mesmo com a atualização recente, o processo de solicitação de visto de estudante nos EUA só pode ser realizado depois que o aluno é aprovado para alguma oportunidade no país (e tiver como provar isso, por exemplo através do formulário I-20).
Se você quer garantir as melhores vagas em intercâmbios para conseguir estudar nos Estados Unidos, também é fundamental se preparar para ser aprovado no curso de interesse e até mesmo no processo de aplicação do visto.
Para ficar por dentro de todas as regras para estudantes nos EUA, além das vagas mais incríveis de intercâmbio, faça agora mesmo seu teste de perfil! Com ele, você poderá ter acesso a aulas, conteúdo preparatório, revisão dos seus documentos e mais de 60 tipos de intercâmbio!