Muita gente, quando não consegue uma boa bolsa de estudos, pensa em trabalhar nos Estados Unidos para poder financiar um intercâmbio por lá. É claro que não é o ideal, mas acaba sendo uma alternativa para essas pessoas. Porém, elas esbarram em uma dúvida: dá para trabalhar com um visto de estudante nos EUA? A resposta é: SIM. Porém, depende do trabalho que será exercido. Entenda mais sobre isso no texto abaixo! 

Como trabalhar com um visto de estudante nos EUA?

As oportunidades para os estudantes internacionais

Para fazer um intercâmbio, a principal modalidade de visto de estudante nos EUA é o F1. De fato, você só vai poder estudar por lá depois que esse visto for emitido, mesmo que já tenha sido aprovado(a) e matriculado(a) em uma escola ou universidade. Isso porque a categoria de visto F1 é reservada para estudantes e acadêmicos matriculados em universidades, faculdades, escolas secundárias, programas de treinamento de idiomas e outras instituições acadêmicas dos EUA

No caso desse visto, os estudantes internacionais podem sim trabalhar nos EUA, mas normalmente apenas por 20 horas semanais para não comprometer os estudos e geralmente em funções desenvolvidas dentro do próprio campus da universidade ou das dependências da instituição escolhida.

biblio-visto de estudante nos eua

Uma forma muito comum de trabalho nas escolas e universidades é como funcionário da biblioteca da instituição

É importante conversar com a instituição antes

Se você decidir trabalhar durante os anos de estudo, a primeira coisa a fazer é conversar com o departamento da escola que é responsável por essa área. Desde que você possua um visto de estudante válido e esteja em boas condições acadêmicas (notas, frequência, etc.), o processo deve ser tranquilo. 

Basta entrar em contato com o funcionário encarregado e ele vai te indicar as funções que estão disponíveis e que são ideais para você. Como já foi dito, a maioria dos cargos disponíveis são para funções dentro do campus. E essas vagas são também as mais fáceis de conseguir. Mas ainda existem algumas opções fora das dependências da instituição. Essas, no entanto, têm muito mais condições e acabam sendo mais difíceis. 

Trabalho dentro do campus

Seu visto de estudante nos EUA irá permitir que você trabalhe no campus por até 20 horas semanais (quando a escola estiver em funcionamento) e em período integral durante a temporada de férias (até 40 horas por semana). Nesse caso, o trabalho dentro do campus é definido como o trabalho que ocorre nas dependências diretas da instituição ou em um local fora do campus que é associado à escola. Isso inclui trabalhar em uma livraria universitária, uma lanchonete ou outras instalações onde os alunos possam ajudar, por exemplo.

Para conseguir esse tipo de trabalho, você deve se inscrever até 30 dias antes do início das aulas. E, para isso, é necessário entrar em contato com o funcionário encarregado (chamado de “Designated School Official” ou DSO, em inglês). Se você for bem-avaliado, seu DSO vai fornecer uma carta de aprovação, que é o documento necessário para obter um Número de Segurança Social (SSN). Esse número é o que vai te permitir exercer uma função remunerada em solo norte-americano.

lanchonete-visto de estudante nos eua

Empregos em lanchonetes e restaurantes universitários também contam como trabalho dentro do campus

Trabalho fora do campus

Apesar de ser permitido em certos casos, o trabalho fora do campus é mais difícil de conseguir. Para isso, existem alguns programas de treinamento nos quais os alunos com visto F1 podem obter permissão para trabalhar. Para conseguir, é preciso já ter terminado pelo menos 1 ano de estudos nos EUA e também comprovar ao Departamento de Segurança Interna a necessidade de desempenhar essa função remunerada. 

Existem dois programas criados especialmente para estudantes que desejam adquirir experiência profissional em seu campo de estudo: o Treinamento Prático Opcional (Optional Practical Training ou OPT, em inglês) e o Treinamento Prático Curricular (Curricular Practical Training ou CPT). Para verificar sua elegibilidade, o estudante precisar entrar em contato com o departamento responsável da sua instituição.

estágio-visto de estudante nos eua

Os trabalhos fora da universidade funcionam em regimes iguais ou parecidos com os de estágio

Como você viu, existem sim oportunidades para trabalhar com visto de estudante nos EUA. Apesar disso, o mais interessante seria ir para lá com uma ótima bolsa de estudos, não acha? A nossa mentoria especializada pode te ajudar a se preparar para conquistar uma! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos