A Austrália é um dos destinos mais procurados pelos intercambistas, mas além de belas praias, esse país da Oceania também conta com universidades renomadas e diversos programas de bolsas de estudos. 

Se você está pesquisando sobre bolsas de estudos na Austrália, pode ser que já tenha se deparado com o JCU International Excellence Scholarship. Esse é um programa de bolsa de estudos desenvolvido pela Universidade James Cook (UJC) para alunos internacionais de excelência. 

Preparamos esse artigo para você conhecer mais dessa universidade australiana e todos os critérios para ser um bolsista por lá! Vamos conferir!

(Andre Hunter/Unsplash)

Como a bolsa de estudos JCU International Excellence funciona?

A Universidade James Cook, também chamada de JCU, fica localizada nas cidades de Cairns e Townsville, na Austrália. Atualmente, a instituição desenvolveu um programa de bolsa de estudos, voltado especialmente para estudantes internacionais. Esse é o JCU International Excellence.

Como o próprio nome diz, o auxílio é destinado para alunos de fora da Austrália e que tenham demonstrado grande desempenho acadêmico. É que as bolsas de excelência, como nesse caso, buscam apoiar bons alunos a estudarem no exterior. Por isso, é importante ter em mente que será avaliado o seu desempenho escolar durante a seleção dos bolsistas.

Essa oportunidade vale tanto para a graduação, quanto para a pós-graduação em qualquer um dos cursos da JCU. Por isso, independente da sua área de estudos, você pode ser um dos selecionados para receber o auxílio estudantil, exceto alguns programas de estudo. Os estudantes dos seguintes cursos NÃO são elegíveis: 

Em 2022, a bolsa de excelência internacional foi destinada para estudantes qualificados de alto desempenho dos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Reino Unido e Europa. Portanto, brasileiros também podem concorrer! Mas vale destacar que para a próxima edição, em 2023, a concorrência vai crescer: também poderão ser candidatos alunos da Ásia e Oriente Médio.  

A elegibilidade da bolsa é avaliada automaticamente durante o processo de admissão da JCU. Por isso, não é preciso realizar uma aplicação separada. Os candidatos que se inscreverem para estudarem na universidade e forem elegíveis vão receber uma oferta para o seu programa de estudo e, ao mesmo tempo, para a bolsa de estudos. 

Vale lembrar que, de forma geral, os critérios são os seguintes:

 

 

Além de se atentar às datas, o estudante também precisa cumprir alguns requisitos para ser um estudante internacional na Austrália na JCU. No caso da graduação, são duas opções: 

E para os estudantes da pós-graduação, é obrigatório que você tenha concluído com sucesso a graduação e apresente um diploma de bacharel ou equivalente de uma instituição de ensino superior reconhecida.

Por isso, o estudante vai precisar apresentar: histórico e certificados acadêmicos anteriores, carta de recomendação; a escala de notas usada na instituição em que estudou; traduções certificadas em inglês se os documentos não estiverem em inglês. Também será fundamental ter em mãos o passaporte e o comprovante de proficiência em inglês (esse documento só não é obrigatório para falantes nativos de inglês).

E para aplicar de fato, existem três maneiras:

  1. Se a sua escola ou universidade for uma Instituição parceira de intercâmbio da JCU, você pode entrar em contato com sua instituição de origem, que vai ajudá-lo com o processo de inscrição;
  2. Através de um agente de recrutamento registrado da JCU; ou
  3. Pela aplicação individual. Esse processo é o mais simples e direto, porque não depende de terceiros e você mesmo pode fazer todo o processo. Basta baixar e preencher o formulário de inscrição, disponível no site. Depois, é só enviá-lo, junto com seus documentos complementares por e-mail, para  internationaladmissions@jcu.edu.au.

É sempre recomendado que o próprio estudante faça a sua aplicação. Dessa forma, você pode organizar seus documentos com atenção e até mesmo fortalecer seus pontos fortes durante o processo. 

Depois da aplicação, caso o aluno seja aceito, será preciso organizar ainda algumas questões práticas para o intercâmbio, como o seguro de saúde para estudantes estrangeiros e o visto de estudante internacional, que são obrigatórios. Também é necessário organizar o alojamento e abrir uma conta bancária por lá. 

Além disso, como essa não é uma oportunidade full-ride, o estudante vai precisar arcar com seus custos de vida, como alimentação e moradia, além dos 75% restantes da anuidade. Por isso, vale a pena organizar as contas antes de embarcar para a Austrália. Mas, com certeza, um desconto de 25% já pode ser uma boa chance.

(Townsville/David Goulding/Unsplash)

Por que estudar na Universidade James Cook (UJC)?

A Universidade James Cook foi fundada em 1961, na cidade de Townsville na Austrália. De lá para cá, ampliou seus campi e hoje também tem prédios em Cairns e Brisbane na Austrália e em Singapura na Ásia. 

No total, são mais de 20 mil  alunos, dos quais mais de 11 mil e 500 são internacionais de 111 países, e mais de 4 mil funcionários. Além da estrutura de ponta, o ensino da instituição é bastante reconhecido em todo o mundo. 

A UJC foi classificada entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o Times Higher Education University Rankings 2022 e também o Academic Ranking of World Universities 2021. 

São 6 escolas que abrigam os cursos de graduação e pós. São eles: Artes, Sociedade e Educação; Negócios, Direito e Governança; Ciências da Saúde; Medicina e Odontologia; Saúde Pública, Ciências Médicas e Veterinárias; e Ciência e Engenharia. São mais de 125 cursos em 15 áreas de estudo. A lista completa das opções disponíveis fica aqui, mas vale destacar:

E para além da qualidade do ensino, a Universidade James Cook tem outras oportunidades de auxílio estudantil. Além dessa bolsa de estudos parcial, que já conhecemos, a universidade conta com outro programa de bolsas que pode garantir a totalidade das anuidades. 

Esse é o JCU Vice Chancellor's International Student Scholarship, que garante entre 50% até 100% das anuidades do curso de graduação ou pós-graduação, atingindo um valor entre 20 mil e 40 mil dólares australianos. 

No caso dessa oportunidade, a aplicação acontece somente para alunos internacionais que são convidados a se candidatarem. Ou seja, você faz sua aplicação para um dos cursos da JCU e, caso seja elegível, vai receber por e-mail um convite para preencher um formulário à parte. 

Por isso, vale reforçar a importância de fazer uma boa aplicação! Essa é a chance de ser considerado para uma bolsa de estudos parcial ou até mesmo total, dependendo apenas do seu mérito acadêmico, ou seja: os trabalhos desenvolvidos e notas obtidas serão avaliados. Nesse caso em especial, será necessário ter um desempenho acima de 85% de aproveitamento. Já todo o processo de aplicação e cronograma previsto são os mesmos que já te apresentamos acima.

E por que estudar na Austrália? 

O ensino australiano de qualidade é reconhecido em rankings e pesquisas de todo o mundo, além da Austrália ser mais acessível, quando comparada a outros países de língua inglesa. Esses  são motivos que fazem do país um destino muito procurado para fazer intercâmbio. E se isso não é razão suficiente, considere o clima tropical e os belos cenários paradisíacos que estão presentes por lá!

E como a JCU tem campi também em Singapura, o leque de oportunidades se amplia ainda mais. É que esse é um destino menos popular para os estudantes estrangeiros, mas também vale muito a pena. Localizada na Ásia, Singapura tem uma população multicultural e também é ótimo para quem fala inglês (ou mandarim).

Por essas razões, a bolsa JCU International Excellence Scholarship é uma boa oportunidade de estudar fora do Brasil. Mesmo que a bolsa seja parcial, um desconto de 25% nas anuidades já contribui bastante para quem quer ir para o exterior. 

E se o valor não é o bastante para a sua manutenção fora, vale lembrar que muitos países permitem que estudantes conciliem trabalho e estudos, como o work on campus ou outras atividades remuneradas. 

Além disso, você sabia que é possível negociar sua bolsa de estudos? Tudo isso você aprende na nossa mentoria especializada. Não deixe passar as oportunidades de mudar de vida! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil.