BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como e por que fazer intercâmbio na Austrália?

Você finalmente decidiu fazer um intercâmbio mas ainda não sabe pra onde quer ir? Para te ajudar nessa decisão tão importante, trouxemos aqui os passos para estudar em um dos países mais populares: a famosa terra dos cangurus e coalas! Depois de analisar todos esses pontos, talvez você se convença (ou não!) a ir fazer intercâmbio na Austrália! Vamos lá?

Como funciona o intercâmbio para a Austrália?

Para estudar na Austrália, você primeiro precisa se inscrever na instituição de sua escolha. Sendo assim, comece pesquisando suas opções pelo menos até o mês de maio ou junho antes do ano para o qual deseja aplicar. Procure universidades com base no curso que você quer fazer, no seu histórico acadêmico e também no seu orçamento. 

Depois de decidir o curso e a instituição, vem a aplicação em si. Aqui, você pode se inscrever diretamente na universidade, de duas maneiras diferentes: por meio de sistemas de inscrição online ou baixando o formulário e enviando para o escritório de admissões da instituição de ensino.

Busque aplicar com bastante antecedência em relação aos prazos definidos pelas universidades da Austrália, para garantir que você tenha tempo suficiente para obter um visto de estudante após receber a confirmação de matrícula (“confirmation of enrollment”, ou CoE).

Requisitos para fazer intercâmbio na Austrália

Para garantir uma vaga nas melhores universidades australianas, você precisa atender a certos requisitos. Entre eles estão a nota em uma prova de proficiência na língua inglesa, alguns requisitos acadêmicos, seguro saúde e visto. Abaixo vamos explicar cada um desses requisitos. 

Você deve ter em mente que os requisitos de pontuação em testes e provas variam de instituição para instituição e podem variar até mesmo dentro de uma mesma instituição, com base na escolha do curso e do nível de ensino.

Proficiência na língua inglesa

Como o idioma oficial da Austrália é o inglês, é preciso enviar a nota em um exame de proficiência para comprovar o seu conhecimento da língua. Em geral, as universidades aceitam testes como o TOEFL, o IELTS e o PTE. Recentemente, algumas instituições passaram a aceitar também o Duolingo English Test (DET).

Requisitos acadêmicos

Os requisitos acadêmicos para fazer intercâmbio na Austrália variam dependendo do nível do curso. Sendo assim, você deve verificar com a instituição os requisitos específicos. Abaixo estão algumas orientações gerais sobre o ingresso em diferentes níveis de estudo:

Nível

Requisitos

Cursos de inglês

Ter conhecimento básico prévio do idioma.

Graduação

Educação completa equivalente ao 12º ano australiano (ou seja, Ensino Médio completo).

Pós-graduação

  • Ter diploma de graduação reconhecido pelo governo australiano;
  • Um aproveitamento de 60-70% nas notas;
  • Alguns cursos podem exigir que você faça os exames GRE ou GMAT.

Doutorado

Ter um diploma de mestrado relevante.

Seguro saúde

Um sistema especial de cobertura de saúde é oferecido a estudantes internacionais na Austrália. Oferecido por uma variedade de provedores, o OSHC cobre a duração do curso/permanência na Austrália. O custo de cobertura mínima para solteiros é 430 AUD/ano, 2680 AUD/ano para casais e 4000 AUD/ano para uma família.

Depois de fazer sua inscrição na universidade, você vai receber uma carta de confirmação se for aceito. Leia atentamente sua carta e inscreva-se na universidade pagando as taxas de inscrição mencionadas. Uma vez inscrito, você deve receber a Confirmação de Inscrição eletrônica (eCOE). Esse documento vai ser necessário quando você for solicitar o visto de estudante.

Visto de estudante

Explicamos o processo completo de solicitação do visto de estudante australiano mais à frente.

Quanto custa um intercâmbio para a Austrália?

Mensalidades

Infelizmente o estudo em uma universidade australiana não é gratuito. Listamos abaixo alguns exemplos de universidades e cursos populares no país, para que você possa ter ideia do custo das mensalidades. Note que todos os valores estão em dólares australianos (AUD).

Taxa para um semestre de estudo, estando matriculado diretamente na universidade (ou seja, sem descontos de intercâmbio sanduíche):

  • University of Western Australia (Perth): dependendo do curso, a partir de $ 16.855 por semestre (2021)
  • Macquarie University (Sydney): dependendo do curso, a partir de $ 16.548 por semestre (2021)
  • Western Sydney University: dependendo do curso, a partir de $ 13.402 por período (2021)
  • Griffith University (Gold Coast): dependendo do curso, a partir de $ 14.557 por semestre (2021).

Bolsas de estudo

Existem muitos auxílios disponíveis no país para estudantes internacionais, mas às vezes o melhor lugar para procurar é na própria universidade na qual você vai estudar.

Além das universidades, outra instituição que oferece bolsas é o próprio governo australiano. Esses financiamentos estão disponíveis tanto para estudantes de graduação quanto de pós-graduação. Sendo assim, caso você não conquiste um auxílio da universidade, você ainda tem outras opções para conseguir. Mas tenha em mente que todas essas bolsas são muito disputadas, então você precisa se destacar para conseguir uma delas.

Confira aqui algumas bolsas de estudo disponíveis.

Habitação

Algumas universidades do país oferecem hospedagem e alimentação, enquanto outras cobram uma taxa fixa e fornecem um auxílio mensal para aluguel e alimentação. Em alguns outros casos, você pode ficar responsável por todas as despesas.

Caso você precise encontrar moradia por conta própria, pode esperar os seguintes preços médios mensais de aluguel para um apartamento de um quarto no centro da cidade:

  • Sydney: $ 2.660;
  • Melbourne: $ 1.717;
  • Brisbane: $ 1.712;
  • Adelaide: $ 1.454.

Caso você fique na própria universidade, provavelmente vai pagar o mesmo em alojamento e alimentação que os estudantes australianos pagam, o que deve custar cerca de $ 5.315 por semestre. E essa é uma ótima opção, por conta da praticidade. Morando no campus, você não precisa se preocupar com transporte e todas as suas refeições estarão incluídas no preço.

Outros estudantes internacionais optam por encontrar acomodação fora do campus, como apartamentos ou “repúblicas”, enquanto outros optam por uma casa de família. Nesse último caso, o valor vai ser aproximadamente o mesmo que o de dormitórios no campus da universidade, cerca de $ 5.300. 

As “repúblicas”, que são unidades habitacionais compartilhadas, podem ser mais baratas e, possivelmente, uma opção melhor para estudantes com um orçamento mais apertado. Algumas delas, por exemplo, cobram cerca de $ 530 por mês por um quarto. Por um semestre, isso custaria menos de $ 2.700. O único inconveniente dessa opção é que você precisa comprar sua própria comida e pagar a mais pelas contas.

Despesas do dia a dia

Além de hospedagem e alimentação, você terá algumas outras despesas. Consulte a tabela a seguir para descobrir o custo aproximado do seguintes gastos:

Gasto

Custo estimado

Internet e utilitários (se não estiverem incluídos no alojamento e alimentação).

$227 por mês

Refeições (se não estiverem incluídos no alojamento e alimentação).

$ 15 - refeição barata;

$ 67 - refeição para dois em um restaurante não tão barato;

$ 80 - $ 105 - conta semanal de supermercado.

Celular

$29 por mês

Transporte

$ 112 (passe mensal);

$ 2-5 (passagem só de ida dentro da cidade)

Despesas pessoais

Academia, taxa mensal: $ 50;

Ingresso de cinema: $ 14;

Cerveja: $ 6;

Cappuccino: $ 3;

Calça jeans: $ 76

Custo médio de uma saída à noite

Sydney: $41;

Melbourne: $39;

Brisbane: $31;

Adelaide: $32

Excursões para pontos turísticos

Tour pela Grande Barreira de Corais: a partir de $ 86;

Tour de Ayers Rock saindo de Alice Springs: cerca de $ 200

Total

Seu custo total de vida dependerá da frequência com que você sai para comer e beber.

Fontes: Numbeo Australia, Oiyo

Confira mais informações sobre o custo de vida na Austrália clicando aqui.

Como tirar o visto de estudante australiano?

Existem duas formas de fazer o requerimento do visto de estudante australiano: o meio convencional e o eletrônico. A forma de envio, então, vai variar de acordo com o curso escolhido pelo candidato. No caso de cursos de 1º ou 2º grau, graduação, pós-graduação e preparatórios, o requerimento é feito por meio eletrônico (pela internet). Já no caso de cursos de inglês e técnicos, o requerimento é convencional, ou seja, direto na embaixada australiana no Brasil.

Em ambos os requerimentos devem ser incluídos documentos obrigatórios. Além deles, você pode adicionar alguns outros documentos para comprovar alguns requisitos feitos pela embaixada.

Os obrigatórios são:

  • Passaporte assinado e válido e passaportes anteriores, se já houver viajado ao exterior;
  • Formulário de solicitação preenchido e assinado, com um foto 3x4 anexada
  • Comprovante da matrícula (CoE – Certificate of Enrollment)
  • Comprovante de Cobertura de Saúde de Estudantes Estrangeiros (OSHC - Overseas Student Health Cover);
  • Comprovante de pagamento da taxa de requerimento.

Confira mais informações clicando aqui.

Custo do visto

De acordo com a Embaixada da Austrália no Brasil, o processo de emissão do visto de estudante para estudar no país custa AUD$560, o que dá cerca de R$ 2100,00. É importante notar que a embaixada aceita pagamentos apenas em real.

Duração do visto

O visto de estudante australiano tem validade pelo período de duração do curso e mais um ou dois meses. Esse período adicional é reservado para o estudante poder se matricular em outro curso no país ou viajar a lazer.

Melhores cidades para fazer intercâmbio na Austrália:

Para te dar uma boa ideia do que o país oferece de melhor, reunimos aqui dez opções de cidades incríveis para fazer intercâmbio na Austrália. Cada uma delas tem uma coisa em comum: pelo menos uma universidade entre as 500 melhores do mundo, segundo o QS World University 2022.

  1. Melbourne;
  2. Sydney;
  3. Camberra;
  4. Brisbane;
  5. Adelaide;
  6. Perth;
  7. Gold Coast;
  8. Wollongong;
  9. Newcastle;
  10. Geelong.

Descubra mais sobre cada uma dessas cidades aqui.

8-fazer-intercambio-na-australia
Melbourne (Julian Hacker/Pixabay)

Melhores universidades da Austrália:

Como já dissemos anteriormente, a Austrália conta com algumas das melhores universidades do mundo. Prova disso é que muitas delas aparecem constantemente em posições de destaque nos rankings mundiais de educação. Confira, abaixo, as 10 melhores instituições de ensino superior da terra dos cangurus, de acordo com o QS World University Rankings de 2022.

  1. Universidade Nacional da Austrália;
  2. Universidade de Melbourne;
  3. Universidade de Sydney;
  4. Universidade de Nova Gales do Sul;
  5. Universidade de Queensland;
  6. Universidade Monash;
  7. Universidade da Austrália Ocidental;
  8. Universidade de Adelaide;
  9. Universidade de Tecnologia de Sydney;
  10. Universidade de Wollongong.

Saiba mais sobre essas instituições clicando aqui.

7-fazer-intercambio-na-australia
Australian National University (Caroline Jones/Flickr)

Por que fazer um intercâmbio na Austrália?

Existem vários motivos pelos quais você deve fazer um intercâmbio na Austrália. Alguns deles são:

1. Instituições renomadas

36 universidades australianas estão na lista das 1000 melhores divulgada pela QS para o World University Ranking 2022. Sete delas estão classificadas entre as 100 melhores universidades do mundo.

2. Amplo apoio ao estudante

A Lei ESOS (“Education Services for Overseas Students” ou “Serviços de Educação para Estudantes Estrangeiros”, em português) estabelece a estrutura para a aplicação das melhores práticas legais para proteger os direitos dos estudantes internacionais que fazem intercâmbio na Austrália.

3. Opções de financiamento

O governo australiano investe, por ano, cerca de 300 milhões de dólares em bolsas de estudo para estudantes internacionais. Cerca de 300 auxílios australianos foram oferecidos a estudantes internacionais de mais de 55 países só em 2019.

4. Oportunidades de emprego

A educação da Austrália deixa você pronto para o competitivo mercado de trabalho global. De acordo com as estatísticas, cerca de 79% dos graduados no país encontram emprego após a conclusão do curso, 6% dos graduados se inscrevem para estudos posteriores e 4% da população total de estudantes são autônomos.

5. Política fácil para emissão de vistos

O processo para obter o visto de estudante australiano é bastante fácil e descomplicado em comparação com outros países. Para se ter uma ideia, a taxa de aceitação do visto de estudante é de 85%-95%, portanto, qualquer estudante com boas notas e os documentos necessários pode receber uma concessão de visto.

Motivos para fazer intercâmbio na Austrália (ou não):

Prós

1. Aproveitar todas as oportunidades acadêmicas do país

Você pode encontrar praticamente todos os tipos de oportunidades (em todas as áreas do conhecimento) se for fazer intercâmbio na Austrália. Por exemplo, pode aproveitar os renomados cursos de STEM nas universidades de Sydney, de New South Wales ou de Queensland, todas elas entre as melhores do mundo. 

Ou então se dedicar às Ciências Biológicas na James Cook University, em Townsville, e às Humanas e Sociais na University of Newcastle, Bond University ou Griffith University. Sem falar nos estágios e summer jobs que são muito comuns no país!

5-fazer-intercambio-na-australia
Universidade de Sydney (Jason Tong/Wikimedia Commons)

2. A Austrália é conhecida por suas diversas paisagens

Se você gosta de surfar, acampar em uma floresta, se aventurar pelo deserto ou até mesmo escalar uma montanha, a Austrália é o lugar perfeito pra você. O país oferece de tudo um pouco quando se trata de paisagens e ambientes naturais! Partindo do seco — e quente — Outback australiano até à costa, com a Grande Barreira de Corais, você vai ter muitos lugares bonitos para conhecer e explorar!

3. As praias australianas

Nós já falamos sobre as paisagens australianas no item anterior, mas as praias do país merecem um tópico exclusivo! Fazer intercâmbio na Austrália é praticamente certeza de previsão de muita praia. Surfers Paradise e Snappers Rocks, em Gold Coast; e Bondi Beach, em Sydney, são indiscutivelmente alguns dos melhores lugares do país para surfar ou apenas aproveitar o sol. Além disso, diversas universidades de lá ficam realmente bem próximas do oceano. Incrível, não é?

2-fazer-intercambio-na-australia
Snapper Rocks (Bailey Mahon/Unsplash)

4. Há muitas coisas para se fazer por lá

Além das atividades ao ar livre que você pode se envolver na Austrália, há ainda outras diversas coisas que você pode fazer enquanto estiver por lá. Por exemplo, pode assistir aos jogos da Australian Football League (AFL), apreciar arte nos museus de Sydney e Brisbane, ou então aproveitar a vida noturna de qualquer uma das grandes cidades do país.

5. A hospitalidade

O modo de vida australiano é amigável e descontraído por natureza, parecido, de certa forma, com o brasileiro. Sendo assim, você não vai estranhar muito se for fazer intercâmbio na Austrália. Aproveite a hospitalidade para conhecer novas pessoas e explorar ainda mais o país na companhia dos seus novos amigos.

Contras

1. Fazer intercâmbio na Austrália pode ser um pouco caro

Quando for fazer intercâmbio na Austrália, uma das primeiras coisas que você vai perceber é o quão caro o país pode ser, mesmo nos itens mais básicos. Isso acontece porque, de modo geral, o país tem um dos padrões de vida mais altos do mundo, o que significa que os australianos desfrutam de uma economia muito estável, amplo acesso a serviços sociais e diversas oportunidades pessoais e profissionais (sem mencionar que a Austrália ostenta um dos salários mínimos mais altos do mundo).

No entanto, felizmente um grande número de universidades australianas oferece bolsas de estudos para estudantes internacionais, a fim de ajudar com os custos de um intercâmbio no país.

2. Tudo no país parece querer matar você ????

A chance de se aproximar dos animais nativos pode ser uma das partes mais malucas e divertidas de fazer intercâmbio na Austrália. Além dos lindos e fofinhos cangurus e coalas pelos quais o país é conhecido, há uma grande variedade de animais selvagens por lá que não são exatamente conhecidos por serem... amistosos, digamos assim. 

De crocodilos a cobras e aranhas, a Austrália é o lar de alguns animais que talvez não sejam os mais amigáveis. Porém, esses bichos são apenas alguns dos muitos exemplos da vida selvagem única do país que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo!

1-fazer-intercambio-na-australia
Crocodilo australiano (Leigha Schenk/Pixy)

3. O país é imenso

Se sua meta para o intercâmbio é morar em um país que você possa pegar um avião, trem ou ônibus e estar em um país totalmente diferente em apenas algumas horas, então a Austrália pode não ser sua preferência. Mas, se você estiver interessado em explorar e conhecer todas as paisagens do seu país anfitrião, a Austrália tem muito a oferecer. 

O país em si é enorme, quase do mesmo tamanho do Brasil, mas com apenas 1/10 da nossa população. A parte ruim nesse caso, é que com um país tão grande, você pode acabar conhecendo muito pouco dele.

4. Pontos históricos pouco conhecidos

Enquanto a Ásia e a Europa são famosas por seus principais patrimônios históricos, a Austrália, acredite ou não, também se orgulha de seus pontos turísticos, que têm bastante significado histórico. Embora um dos marcos mais conhecidos do país, a Sydney Opera House, tenha sido construída em 1959 e atraído admiração e aclamação internacional, a Austrália possui uma série de patrimônios de tirar o fôlego, que datam de milênios e possuem um significado cultural muito mais profundo.

Um exemplo das maravilhas naturais icônicas da Austrália é o Uluru (conhecido pela maioria dos estrangeiros como Ayers Rock), um enorme monólito no “Red Centre” da Austrália. Este local, entre vários outros, é sagrado para muitos grupos de povos indígenas do país e atua como uma ponte entre a cultura australiana e os turistas.

4-fazer-intercambio-na-australia
Ayers Rock (Karl JK Hedin/Unsplash)

Universidade do Intercâmbio

E aí, depois de colocar tudo na balança você decidiu fazer intercâmbio na Austrália ou não? Conta pra gente nos comentários! Se sua resposta foi “sim”, você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada para conquistar uma oportunidade no país. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

18 Jul 2021

Postagens recentes