A notícia mais aguardada por muitos dos nossos leitores finalmente chegou: os EUA anunciaram nesta sexta-feira (15/10) que vão autorizar a entrada de viajantes vacinados do Brasil a partir do dia 8 de novembro. Descubra agora como isso vai funcionar!

Como vai funcionar a retomada?

O subsecretário de imprensa da Casa Branca, Kevin Muñoz, anunciou em seu perfil do Twitter que a partir do dia 8 de novembro viajantes de vários países do mundo – entre eles o Brasil – poderão entrar nos Estados Unidos, inclusive a turismo. "Este anúncio e esta data se aplicam a viagens aéreas internacionais e terrestres", escreveu.

The US’ new travel policy that requires vaccination for foreign national travelers to the United States will begin on Nov 8. This announcement and date applies to both international air travel and land travel. This policy is guided by public health, stringent, and consistent. https://t.co/uaDiVrjtqi

— Kevin Munoz (@KMunoz46) October 15, 2021

Mas há uma condição importante pra que isso aconteça: todos os visitantes deverão estar completamente vacinados, ou seja, com a aplicação da dose única ou das duas doses de uma das vacinas aprovadas pela OMS.

Neste cenário, poderão entrar nos EUA os turistas vacinados com: Pfizer/BioNTech, Moderna, Oxford/Astrazeneca, Janssen, SinoPharm e SinoVac (chamada de CoronaVac no Brasil).

O plano, de acordo com Jeff Zients, responsável pela coordenação dos assuntos americanos ligados à pandemia, é desenvolver essa retomada aos poucos. Ainda não foram divulgados detalhes muitos específicos em relação às exigências, mas já se sabe que haverá algumas exceções no que diz respeito à política de vacinas.

(Braňo/Unsplash)

Não basta apenas estar vacinado

Já foi definido que, além das vacinas, os visitantes também deverão apresentar teste de COVID-19 negativo, realizado até 72 horas antes do embarque. Por outro lado, a boa notícia é que não será necessário fazer quarentena em território americano após a chegada no país.

Além disso, as companhias aéreas também ficarão responsáveis por coletar informações de contato de todos os turistas estrangeiros. O objetivo disso é facilitar o rastreamento de passageiros caso seja necessário.

Já para a entrada por terra, a Casa Branca anunciou que a suspensão das restrições vai acontecer em duas etapas: a partir de 8 de novembro, poderão atravessar a fronteira do Canadá ou México as pessoas que viajam por motivos considerados "não essenciais", como o turismo, desde que estejam vacinadas.

(Marisol Benitez/Unsplash)

As pessoas que entram no país por motivos "essenciais", por exemplo, os caminhoneiros, estarão isentas de comprovar a vacinação. Mas, a partir de janeiro, a obrigação da vacina contra a COVID será aplicada a todos os visitantes que atravessarem as fronteiras terrestres dos Estados Unidos, independente do motivo de entrada.

Universidade do Intercâmbio

Quer realizar o seu sonho de estudar nos Estados Unidos? Agora que as coisas estão começando a voltar ao normal, você precisa acompanhar esse ritmo e começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade por lá.

E a boa notícia é que você pode fazer isso com o apoio da mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Com a gente você aprende todos os segredos para conquistar mais de 60 oportunidades internacionais pagando pouco ou até mesmo nada! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!

*Texto publicado em 20/09/2021 por Rafael Cerqueira e atualizado em 15/10/2021 por Lucas Almeida.