As technical colleges (ou faculdades técnicas), podem ser uma opção para quem pretende seguir uma carreira mais voltada para atividades práticas e menos ligada ao mundo acadêmico. Mas quais são, de fato, as principais vantagens de optar por estudar em uma faculdade técnica ao invés de um curso de 4 anos em uma faculdade tradicional? Descubra abaixo!

Qual é a diferença entre Technical College e Community College?

Treinamento prático

O tipo de treinamento oferecido nas faculdades técnicas é muito mais vocacional do que na faculdade tradicional, pois o foco está no aprendizado de um ofício específico ou habilidade técnica. Por exemplo, se você tem o sonho de fazer carreira na aviação, é mais vantajoso cursar uma faculdade técnica, onde você irá aprender mais com a prática que com a teoria.

faculdade-técnica-nos-eua
Faculdade técnica nos Estados Unidos (Foto: Royalbroil/Wikimedia)

Parceiros conhecidos na indústria

Muitas faculdades técnicas têm conexões com pessoas e empresas importantes em seus setores específicos. Além disso, os instrutores geralmente são profissionais experientes, com anos de vivência profissional trabalhando em seus respectivos setores. Muitas vezes, essas conexões podem levar a oportunidades incríveis de networking, além do aprendizado em si.

Altas taxas de emprego

Os estudantes que frequentam faculdades técnicas adquirem habilidades valiosas dentro do mercado de trabalho que, em muitos casos, podem estar até em falta, o que leva a uma maior procura de profissionais qualificados. Dentro desse cenário, as chances de conseguir um emprego na área de formação escolhida após a conclusão do curso são altas.

15 profissões em alta nos Estados Unidos nos próximos 5 anos

Baixa proporção aluno-professor

Embora aulas com dezenas e até centenas de pessoas sejam comuns em grandes universidades e faculdades, você encontrará turmas muito menores em qualquer faculdade técnica. Como consequência, você poderá ter acesso a um aprendizado mais individualizado e orientações mais personalizadas

Variedade de programas

A diversidade de programas dentro das faculdades técnicas é bem grande. Não importa qual seja sua paixão, muito provavelmente você irá encontrar um curso que se adeque ao que você procura.

Treinamento orientado à carreira

Ao contrário das faculdades tradicionais, as faculdades técnicas têm representantes de serviços de carreira que se concentram em ajudar os alunos a desenvolver habilidades, incluindo, por exemplo, como montar um currículo e como se preparar para uma entrevista de emprego. Embora nenhuma escola possa garantir trabalho, essas habilidades desenvolvidas nessas instituições serão úteis para o resto da sua vida.

faculdade-técnica-na-coreia-do-sul
Faculdade técnica na Coreia do Sul (Foto: Kokys73/Wikipedia)

Duração mais curta

O principal objetivo da faculdade técnica é fornecer treinamento voltado para a carreira. Por conta disso, os alunos tendem a concluir os programas mais rapidamente do que nas faculdades tradicionais. Portanto, se você acha que não tem o tempo necessário para fazer uma graduação tradicional de 4 anos, a faculdade técnica pode ser uma opção mais viável.

Aulas focadas na área de profissionalização

As faculdades técnicas geralmente oferecem programas orientados para a carreira com o objetivo de ajudar os alunos a dominarem os seus respectivos ofícios. Isso significa que os estudantes não precisam investir parte do seu tempo em aulas que consideram desnecessárias para os seus objetivos profissionais.

Universidade do Intercâmbio

E aí, bateu aquela vontade de fazer uma faculdade técnica fora do Brasil? Então tá esperando o que pra começar a se preparar para conquistar sua vaga? A boa notícia é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.