As faculdades comunitárias (community colleges) e técnicas (technical colleges) são boas opções para quem pensa em estudar nos Estados Unidos, mas elas não são exatamente a mesma coisa, como muita gente pensa. Descubra agora quais são as principais diferenças entre as community colleges e technical colleges americanas.

A primeira coisa que você deve saber é que as community colleges também são conhecidas como 2-year colleges, exatamente por oferecem cursos com a duração de 2 anos. Já as technical colleges também são denominadas de career colleges e são mais voltadas para formação profissional.

Diferenças acadêmicas

Community Colleges

No aspecto educacional, as community college normalmente oferecem uma ampla variedade de programas em muitos campos de estudo diferentes e geralmente dentro da categoria associate’s degree, que levam cerca de 2 anos para serem concluídos. No entanto, a maioria dessas instituições também oferece programas do tipo certificate ou diploma, que podem ser concluídos em 1 ano ou até menos. Recentemente, um pequeno número de community colleges também começou a oferecer programas de bacharelado de 4 anos.

Tanto em uma formação de 2 ou 4 anos, os programas nas community colleges tendem a incluir um grupo rigoroso de aulas em várias disciplinas de educação geral, como matemática, ciências e inglês. Essa variedade na abordagem educacional tem o objetivo de fornecer uma maior amplitude de habilidades que possam ajudar o aluno a construir uma carreira dentro do campo de atuação desejado.

10 melhores community colleges dos EUA

Já os programas do tipo certificate ou diploma, que como já dissemos são maios curtos, geralmente têm como objetivo preparar o aluno para um trabalho específico e, portanto, incluem um grupo menor de classes que são mais voltadas para o campo técnico/prático. Mas dependendo da escola e da área de estudo, alguns desses programas também podem exigir algumas aulas básicas (matemática, inglês, etc.)

Technical Colleges

Na maioria das technical colleges, os programas funcionam de maneira um pouco diferente em relação às community colleges. Como já dissemos, nessas instituições todos os programas são voltados para o lado mais profissional da formação, objetivando justamente o desenvolvimento de carreira dos alunos.

Só para ilustrar, essas faculdades geralmente oferecem programas em campos técnicos de atuação, como tecnologia automotiva, cosmetologia, ciências da saúde e artes culinárias; além de profissões mais especializadas, como na área de soldagem e carpintaria, por exemplo.

York-Technical-College
York Technical College em Rock Hill, Carolina do Sul (Foto/Wikimedia)

Dependendo da instituição, esses programas podem resultar em três graus distintos de formação: associate’s degree, certificate of completion ou diploma.

Em outras palavras, em vez de exigir aulas em vários assuntos diferentes, os programas das technical colleges normalmente incluem aulas que enfocam diretamente uma carreira específica e uma grande quantidade de treinamento prático.

A duração da formação pode variar de alguns meses a alguns anos, mas muitos programas são oferecidos em uma base ininterrupta, o que significa que não há intervalos semestrais como nas faculdades tradicionais. Além disso, vale destacar que, ao contrário do que é comum nas community colleges, os créditos conquistados nas technical colleges geralmente não podem ser transferidos para outras faculdades de 4 anos.

Diferenças de custo

As community colleges são quase sempre instituições públicas sem fins lucrativos, o que significa que são financiados por impostos estaduais e não têm como objetivo obter lucro. Por outro lado, algumas (mas não todas) technical colleges são instituições privadas com fins lucrativos, o que significa que dependem principalmente de mensalidades e doações privadas para existir. No entanto, muitos outras também são escolas públicas, o que não significa que sejam gratuitas.

Esses fatores podem realmente fazer a diferença quando se trata de preço e, geralmente, as escolas públicas são mais baratas do que as privadas.

Community Colleges

Muitas pessoas optam por frequentar community colleges devido ao seu preço acessível em comparação com as mensalidades de universides tradicionais de 4 anos. Mas vale lembrar que a maior parte das instituições desse tipo não oferece acomodação no campus, o que pode aumentar os valores gastos com aluguel fora do campus.

Technical Colleges

Como as technical colleges podem ser públicas ou privadas, o custo das mensalidades e taxas pode variar drasticamente de uma instituição para outra.

Assim como as community colleges, as technical colleges geralmente não oferecem hospedagem no campus, então a questão da moradia também deve ser uma preocupação, na maior parte dos casos.

3 dicas para economizar na hospedagem no seu intercâmbio

Mas analisando de forma geral, pode-se dizer com certeza que as technical colleges são mais caras que as community colleges.

Technical-College-Columbia-Greene-Community-College
Columbia-Greene Community College em Hudson, Nova York (Foto/Wikimedia)

Como escolher entre as duas opções?

Para decidir qual dessas duas opções é melhor pra você, é importante ficar atento(a) a algumas coisas. Se você tem uma ideia muito clara do emprego que deseja e o dinheiro não é um fator importante, uma technical college pode ser uma boa ideia.

No entanto, se você não tem certeza de qual campo profissional deseja ingressar e a questão do dinheiro é algo que pode pesar no seu orçamento familiar, uma community college pode ser uma ótima opção.

Universidade do Intercâmbio

E aí, agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre community college e technical college, que tal começar a se preparar para conquistar sua vaga em uma dessas instituições? Por sorte nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.