BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Finlândia tem recorde histórico no número de estudantes internacionais

A Finlândia é um dos países com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais elevado do mundo. A nação nórdica ocupa, hoje em dia, a 11ª posição. Além disso, é considerada como o país mais feliz do planeta por 4 anos seguidos em pesquisa elaborada pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

Esse nível altíssimo de qualidade de vida pode explicar o maior interesse de estudantes internacionais por um intercâmbio na Finlândia. Dados recentes divulgados pelo Serviço de Imigração Finlandês mostram que, até outubro de 2022, o número de estudantes estrangeiros cresceu consideravelmente. 

🇫🇮 VEJA TAMBÉM: 13 dicas para te ajudar a se preparar para estudar na Finlândia

Até o final de outubro de 2022, 7.060 alunos de fora da União Europeia receberam a autorização de permanência na Finlândia para estudar. No mesmo período do ano passado, foram 4.595 requerentes do visto de estudante. Os números apontam um aumento de cerca de 54%. 

Esse é um recorde de alunos intercambistas na Finlândia. A quantidade de estudantes já superou até mesmo a maior marca registrada no período pré-pandemia da Covid-19.

Até então, o ano com a maior quantidade de alunos internacionais era 2016, quando foram concedidas mais de 6 mil autorizações de residência para estudantes. 

Brasileiros podem estudar na Finlândia(nasro azaizia/Unsplash)

Finlândia facilita a permanência de estudantes em 2022

Além da qualidade de vida, a eficiência adotada para analisar os pedidos de vistos estudantis colaborou bastante para o crescimento do número de alunos internacionais.

É que, em abril deste ano, a Finlândia colocou em vigor uma nova legislação, que facilita a permanência de estudantes.

Até então, quem desejasse estudar na Finlândia deveria solicitar um visto que teria duração de, no máximo, dois anos e que deveria, obrigatoriamente, ser renovado para continuar com os estudos.

Em 2022, uma nova política entrou em vigor e agora os alunos podem pedir um visto que vai valer por toda a duração dos seus estudos.

Outra mudança recente adotada foi a possibilidade de que os familiares dos estudantes possam conseguir um visto para acompanhá-los durante o período de intercâmbio. 

O intercambista também pode estender a permanência depois do curso para procurar emprego.

Essa é uma modificação que visa suprir a necessidade de mão de obra na Finlândia, assim como tem acontecido em outros países como Alemanha e Canadá. Para ficar por dentro de tudo relacionado aos intercâmbios e as melhores oportundiades internacionais, conheça a Escola M60

Sobre esse tema, a diretora do serviço de imigração finlandês Elina Immonen, comentou que o governo tem visto “os estudantes internacionais como uma resposta à escassez de trabalhadores na Finlândia”. 

Ainda segundo ela, mesmo com este aumento considerável no número de solicitações de visto de estudante, o prazo de decisão se manteve estável. Em 2021, os estudantes receberam uma resposta ao pedido de visto em 18 dias. Em 2022, o processo aconteceu, em média, em 20 dias. 

Como estudar na Finlândia

De acordo com o setor de imigração da Finlândia, a maioria dos estudantes vão para a Finlândia para estudar em uma das instituições de ensino superior. Atualmente, o maior número de estudantes intercambistas é da Rússia (941) e da China (610). Na sequência, estudantes de Bangladesh, Índia e Vietnã também têm números expressivos nas universidades finlandesas. 

A recomendação do governo é que os estudantes internacionais devem solicitar uma autorização de residência. Esse documento costuma ser provisório e costuma valer durante os meses de verão. 

A partir daí, cerca de 95% dos estudantes vão receber uma decisão final positiva para uma primeira permissão de residência estudantil. Esse é o visto de estudante que vai valer por todo o período de estudos. 

Para obter o visto, o interessado precisa apresentar passaporte, a carta de admissão de uma universidade finlandesa e um comprovante financeiro que indique que o aluno tem como se manter enquanto estiver na Finlândia. Todo o procedimento pode ser feito online.

Além de serem aceitos para estudar na Finlândia, os estudantes que solicitaram uma autorização de residência devem ter um seguro médico que cubra despesas médicas na Finlândia em caso de doença.

Faça seu intercâmbio na Finlândia

A Finlândia pode ser uma excelente opção para quem quer fazer intercâmbio no exterior! Se você quer ter a estratégia certa para tirar esse sonho do papel, a Escola M60 vai te ajudar!

São centenas de aulas para você entender tudo sobre as universidades do exterior e as melhores oportunidades. Não deixe para 2023 e começe agora mesmo sua preparação. Clique aqui e faça seu teste de perfil. 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

05 Dez 2022

Postagens recentes