Holanda registra aumento de 7% no número de estudantes internacionais

A Holanda é um destino comum quando falamos de intercâmbio! E o país europeu tem chamado a atenção dos estudantes internacionais pela localização, qualidade das universidades e a possibilidade de conciliar trabalho e estudo por 16 horas semanais durante o semestre e em tempo integral nas férias.

Todos esses atrativos têm colaborado para aumentar o número de intercambistas na Holanda. Dados recentes divulgados pela Erudera, plataforma global de estudantes, mostram que a quantidade de alunos nos Países Baixos aumentou em mais de 7%.

O cenário foi divulgado nesta semana após um relatório elaborado pela associação Universities of The Netherlands (UNL), que reúne 14 universidades holandesas.

Segundo o NL Times, existe uma demanda do governo holandes pelos estudantes internacionais, já que eles têm atuado como mão de obra qualificada em vários setores que estão com vagas ociosas, como na área de transição energética e digitalização.

Para se ter uma ideia, só no último ano letivo, referente a 2021/2022, mais de 115 mil estudantes internacionais começaram seus estudos na Holanda. Do total, mais de 42 mil se matricularam em uma universidade holandesa pela primeira vez.

Já os dados da Nuffic, organização responsável pela internacionalização da educação na Holanda, mostram que 72% dos estudantes internacionais na Holanda para o ano letivo atual vieram da Europa.

A Alemanha tem sido o principal país de origem dos estudantes no país, seguida pela Itália, Romênia, China, e Bélgica.

O Brasil, por sua vez, foi responsável por enviar 392 alunos para a Holanda. Esse número tem crescido nos últimos anos e aumentou em mais de 226% nos últimos 10 anos.

Chama atenção que a quantidade de brasileiros na Holanda cresceu bem mais do que o número total de intercambistas. No mesmo período, durante a última década, o total de estrangeiros expandiu em 121%.

Estudante no quarto na Holanda(Van Assendelft Hotéis/Reprodução)

Governo holandês vai investir em moradia estudantil

Apesar da alta demanda pelos estudantes internacionais, os alunos estrangeiros têm enfrentado dificuldades para encontrar acomodação no país.

Segundo o Kences, centro de conhecimento de habitação estudantil, no início do ano letivo, o déficit de moradia estudantil era de quase 2 mil alojamentos e as estimativas indicam que esse número pode chegar a 45 mil durante o ano letivo de 2029/2030.

Devido à necessidade de moradias para os alunos internacionais, o governo holandês lançou um plano para construir 60 mil casas para estudantes internacionais em oito anos. O projeto foi anunciado em cooperação com estudantes, instituições educacionais, associações habitacionais, investidores privados e municípios holandeses.

Hora de estudar na Holanda!

Se você quer ser um dos milhares de estudantes internacionais que embarcam rumo à Holanda todos os anos, saiba que é possível estudar lá com bolsa de estudos ou até mesmo conciliando trabalho e estudo!

Para se preparar para conquistar as melhores oportunidades internacionais, não perca tempo! Nossa Escola M60 está completamente atualizada e apresenta o conteúdo mais didático para que você se prepare para um intercâmbio barato! Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo.

Elaine Maciel

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

14 Nov 2022