BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Bolsa de estudos na Holanda: Amsterdam Talent Scholarship

Para quem está em busca de uma chance de estudar com bolsa na Europa, o programa Amsterdam Talent Scholarship (ATS) é uma boa possibilidade. Essa é uma oportunidade de estudar na Holanda voltada exclusivamente para estudantes internacionais, de fora da Europa.

O principal objetivo é selecionar alunos talentosos e ajudá-los a estudar na capital holandesa. Mas para saber quem pode se inscrever e quem tem direito a ser um bolsista ATS, preparamos esse artigo! Saiba mais!

O que é o programa Amsterdam Talent Scholarship?

A Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã (AUAS) quer atrair excelentes estudantes de todo o mundo. E é justamente por essa razão que desenvolveu o programa de bolsas Amsterdam Talent Scholarship (ATS). Essa é uma oportunidade exclusiva para estudantes de fora do Espaço Econômico Europeu (EEE).

A bolsa ATS é concedida a cada ano letivo para estudantes que demonstram excelente potencial acadêmico. De forma geral, essa bolsa é para alunos de fora da Europa e que tenham ótimos resultados acadêmicos. O recurso pode ser usado tanto para a graduação quanto para a pós-graduação, em um dos programas da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã. 

A bolsa de estudos Amsterdam Talent Scholarship vai cobrir cinquenta por cento dos valores de anuidade. Portanto, essa não é uma bolsa full-tuition, nem full ride. 

O aluno aprovado vai receber uma boa ajuda de custo, mas ainda precisa arcar com os 50% remanescentes do valor necessário para estudar por lá e também com as despesas de moradia, alimentação e transporte. Mas o interessado pode aplicar para outra bolsa de estudos para conseguir completar os 100% da anuidade. É que o aluno pode receber duas bolsas simultaneamente, desde que elas não sejam totais. 

Holanda tem bolsas de estudos(Priscilla Du Preez/Unsplash)

Quem é elegível para ser um bolsista? 

Se você quer uma oportunidade de estudar com bolsa de estudos na Holanda, pode aplicar para ser um bolsista da Amsterdam Talent Scholarship. Mas para isso, é necessário cumprir alguns critérios de elegibilidade. 

De forma obrigatória, o interessado deve:

  • Ser capaz de cumprir as condições para obter um visto holandês;
  • Estar matriculado em um dos programas da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã;
  • Ter pago a taxa de matrícula institucional para estudantes internacionais;
  • Não receber bolsa de cobertura integral durante o mesmo período de estudos; 
  • Ter completado, pelo menos, 60 créditos no ano letivo, com nota média mínima de 7,0 (no caso da renovação da bolsa de estudos) ou apresentar bons resultados anteriores (para novos interessados).

Já o processo de aplicação, acontece pela internet. Pelo site oficial da ATS, o estudante vai baixar um formulário de inscrição. Esse documento deverá ser preenchido e enviado para o professor responsável por cada setor de ensino. Na mesma página, todos os contatos de e-mail estão disponíveis.

No documento, o interessado vai indicar seu número de estudante (student number), por isso, já deve ter sido aprovado para iniciar seus estudos na Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã. Ou seja, além de cumprir os requisitos, você deve ter sido aprovado para estudar por lá.

Geralmente, para estudar em um dos programas da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã, você vai precisar comprovar:

  • Bons resultados acadêmicos;
  • Proficiência do idioma holandês ou inglês;
  • Cartas de recomendação e de motivação.

Portanto, mesmo que esses itens não estejam listados nos critérios, são obrigatórios para garantir a aprovação na universidade e como consequência, a candidatura para a bolsa de estudos. 

No formulário de interesse, o estudante também deverá preencher as seguintes informações: 

  1. Programa da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã (AUAS) que está matriculado;
  2. Nome completo e dados pessoais como gênero, endereço de e-mail e endereço de moradia; 
  3. Burgerservicenummer (BSN) (esse é um documento de identificação dos cidadãos holandeses ou residentes por lá por mais de 4 meses, é como se fosse o nosso RG); 
  4. Dados bancários.

Assim sendo, você também já deverá ter o visto aprovado para a moradia na Holanda para ter o seu número de registro. É que todos os estrangeiros que vão ficar na Holanda por mais de 90 dias devem ter a permissão de moradia. E se você vai morar por mais de 4 meses, deve, de forma obrigatória, emitir o seu Burgerservicenummer.

Amsterdã tem bolsas de estudos(Christina @ wocintechchat.com/Unsplash)

Apesar disso, você pode entrar em contato com o professor responsável pela seleção dos bolsistas antes mesmo de embarcar para a Holanda. É sempre uma possibilidade negociar e solicitar se você pode aplicar para a bolsa antes de ir para o país europeu. 

Os professores responsáveis, atualmente, são os seguintes:

  • Faculdade de Mídias Digitais e Indústrias Criativas: Zamani Melchert;
  • Faculdade de Negócios e Economia: Giao Phan, Nathaly Deville-Russell e Marianne Delcour;
  • Faculdade de Educação: Anita van den Brink;
  • Faculdade de Saúde: Marguerite Westenborg;
  • Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Direito: Carla van den Heuvel;
  • Faculdade de Esporte e Nutrição: Suzan van der Hout;
  • Faculdade de Tecnologia: Suzan van der Hout;

A cada ano de estudos, a bolsa pode ser renovada. Para isso, entre 31 de agosto e 31 de dezembro, os candidatos devem enviar seus pedidos da bolsa de estudos para o professor responsável. 

E é fundamental ter em mente que a AUAS tem vários programas de estudos, muitos deles ensinados em inglês. Segundo o site oficial da instituição, as aulas ministradas em inglês são as seguintes:

  • Instituto Fashion de Amsterdam (graduação em tempo integral);
  • Negócios Internacionais (graduação em meio período);
  • Negócios Internacionais (graduação em tempo integral);
  • Estudos do Esporte (graduação em tempo integral); 
  • Aceleração de Negócios Internacionais (graduação em tempo integral);
  • Escola Europeia de Fisioterapia (graduação em tempo integral);
  • Mestrado Europeu de Ciências em Terapia Ocupacional (pós-graduação em meio período);
  • Mestrado em Digital Design (pós-graduação em tempo integral);
  • Mestrado em Negócios voltados para o Digital (pós-graduação em tempo integral);
  • Mestrado em Criação de Empresas de Moda (pós-graduação em tempo integral);
  •  Mestrado em Gestão Global de Negócios Sustentáveis (pós-graduação em tempo integral).

Ou seja, se você não fala holandês, deve se inscrever para os programas que têm aulas em inglês, já que será exigido o domínio da língua para ser um dos alunos. Os programas ofertados em inglês foram divulgados pela própria universidade e vale ficar de olho se novas oportunidades serão contempladas pela língua inglesa. 

 

 

Quais áreas de estudo são contempladas pela bolsa? 

São várias bolsas do programa Amsterdam Talent Scholarship (ATS) oferecidas todos os anos para estudantes intercambistas. Como vimos, essa bolsa de estudos é uma boa chance para estudar na Holanda, já que ela garante 50% do valor da anuidade e pode ser renovada anualmente. Também vale lembrar que pode ser concedida tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. 

Mas quais são as áreas contempladas pela bolsa de estudos do programa Amsterdam Talent Scholarship (ATS)? Esse é um auxílio desenvolvido pela Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã e, por essa razão, o seu tópico de interesse deve fazer parte das sete faculdades dessa instituição.

Para ser um bolsista, você deve ser um estudante de:

  • Mídias Digitais e Indústrias Criativas; 
  • Negócios e Economia; 
  • Educação; 
  • Saúde; 
  • Ciências Sociais e Direito; 
  • Tecnologia; e 
  • Esporte e Nutrição. 

Não há nenhuma restrição sobre quais são as áreas de estudos contempladas. E é por isso, que você pode se inscrever para ser um bolsista, desde que seja um aluno de qualquer uma dessas faculdades na AUAS.

Vale reforçar ainda que para aplicar para a bolsa de estudos, você deve ter sido aprovado para um desses programas de graduação ou pós-graduação. Além disso, você também deve ter o visto para morar na Holanda aprovado. Isso porque durante a aplicação você já deverá fornecer esses dados e até mesmo o comprovante de residência.

Então, caso você more ainda no Brasil, pode ser preciso que você organize a sua aplicação para a universidade e para o visto de moradia na Holanda, antes de enviar seu formulário de aplicação para ser um bolsista.

Em todo caso, é importante ter em mente quais são os critérios e prazos para se organizar da melhor forma. A bolsa de estudos Amsterdam Talent Scholarship é oferecida todos os anos (e pode ser renovada por todo o tempo do seu curso). O prazo para aplicar, geralmente, é de agosto a dezembro de cada ano.

Bolsa de estudos em Amsterdã(Isabella Jusková/Unsplash)

Por que estudar na Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã? 

Em primeiro lugar, a localização da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã é muito privilegiada. É que os alunos da AUAS estão imersos na capital da Holanda — essa grande cidade abriga pessoas de 180 nações e o inglês é amplamente falado.  Por isso, mesmo que o holandês não seja do seu domínio, você pode se comunicar com o inglês. Amsterdã é conhecida como um centro internacional de negócios e também tem grande prestígio na educação e pesquisa. 

Além disso, a própria Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã se destaca quando falamos de estudar na Holanda com bolsa de estudos. A universidade tem foco nas ciências aplicadas, por isso, concentra seus estudos nas áreas de: mídias digitais e indústrias criativas; negócios e economia; educação; saúde; ciências sociais e direito; tecnologia e esporte e nutrição. 

São 7 faculdades no total, além de 71 programas de bacharelado e mestrado, além de associate degree (um tipo diferente de graduação, saiba mais clicando aqui). E para que tudo isso funcione da melhor forma possível, são aproximadamente 4.199 funcionários.

Outro ponto relevante é a internacionalização da AUAS.  É que essa instituição preza por graduados com experiência intercultural e internacional. E por esse motivo mesmo, conta com programas de bolsa de estudos para estudantes estrangeiros. Além disso, são cerca de 250 institutos parceiros em 50 países diferentes. Aproximadamente, 3,6% dos estudantes da universidade são intercambistas — esse número representa cerca de 1.753 alunos!

A universidade ainda é uma instituição nova: com 29 anos de sua fundação. Mas a expectativa em relação ao futuro da instituição é bastante promissora. Só para se ter uma ideia, a AUAS é uma das universidades fundadoras da Urban Research and Education Knowledge Alliance (U!REKA). A organização reúne oito instituições de ensino superior europeias em uma aliança estratégica em torno dos temas compartilhados de pesquisa aplicada, educação profissional, foco no futuro e desenvolvimento profissional.

A principal fonte de renda para a Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã (AUAS) é um subsídio do Governo Holandês, chamado de rijksbijdrage. Esse é um valor que o governo destina para instituições educacionais com o objetivo de fortalecer a educação e a realização de pesquisas. Em 2020, o subsídio do governo foi de mais de 30 milhões de euros.  

 

 

O programa Amsterdam Talent Scholarship é bom? 

Esse programa de bolsas de estudos pode ser uma excelente oportunidade para estudar na Holanda. Além de ser uma chance de estudar com bolsa na Europa, a universidade tem grande interesse em trocas culturais e intercâmbio e com outros mais de mil e setecentos alunos estrangeiros, a comunidade internacional é bastante forte por lá.

Além disso, uma formação internacional acrescenta (e muito) no currículo. Por isso, se a sua área de estudos faz parte das faculdades oferecidas pela Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã, com certeza vale a pena se inscrever para ser um bolsista por lá.

O que pode ser um ponto negativo desse programa de bolsas é que a Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã vai cobrir apenas 50% das suas anuidades durante o curso. Na prática, isso significa que você terá que ser responsável pelo restante do valor necessário.

Mesmo assim, receber uma bolsa de 50% do valor das anuidades para estudar na Europa pode sim ser uma grande chance para mudar de vida. Além disso, sempre é possível aplicar para outras bolsas de estudos (para completar o valor total das tarifas) ou até mesmo desenvolver algum trabalho ou pesquisa acadêmica de forma remunerada.

Se você quer estudar na Europa com bolsa de estudos, uma boa preparação vai fazer toda diferença. Com mais de 900 aulas e até mesmo revisão dos seus documentos, os nossos mentores podem te ajudar em todo o processo. É só clicar aqui e fazer seu teste de perfil. 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

27 Jun 2022

Postagens recentes
20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

Ana Clara Reis
28 Mar 2024