Inscrições abertas para o Exame de Proficiência em Língua Japonesa de 2023

Se você tem vontade de fazer um intercâmbio para o Japão, provavelmente já ouviu falar sobre o JLPT (Japanese Language Proficiency Test), o principal teste de proficiência em japonês.

Independente de já ter um conhecimento prévio sobre a prova, hoje nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ela neste ano de 2023, inclusive como fazer sua inscrição!

Sobre o teste

O Japanese-Language Proficiency Test (JLPT) surgiu em 1984 como uma parceria da Fundação Japão e da Organização de Intercâmbios e Serviços Educacionais do Japão, e atualmente é um dos exames mais reconhecidos por instituições de ensino e empresas, sendo considerado, inclusive, um diferencial para candidatos a bolsas de estudos no Japão e para quem busca oportunidades de carreira em empresas do país.

A prova tem o objetivo de testar o conhecimento do idioma dos não nativos e mais do que uma forma de qualificação, realizar o JLPT também pode trazer vantagens profissionais ou acadêmicas, como fazer parte do Tratamento Preferencial de Imigração e, consequentemente, ter uma maior facilidade para entrar no país, e maiores chances de ser aceito em vagas de trabalho ou estudantis.

Além de avaliar o conhecimento do vocabulário e da gramática da língua japonesa por parte dos candidatos, o exame ainda busca averiguar a habilidade de aplicar esse conhecimento na comunicação do dia-a-dia, medindo três elementos principais: o conhecimento da língua, a capacidade de leitura e a compreensão auditiva.

Níveis de avaliação

O JLPT é oferecido em cinco níveis: N1, N2, N3, N4, N5, sendo o N5 e o N4 os mais básicos, voltados para situações cotidianas. Já o N1 e N2 são os níveis mais avançados, indicando capacidade para uso da língua no trabalho ou na universidade.

Enquanto isso, o N3 propõe um equilíbrio entre esses níveis, servindo bem para quem vai morar por um tempo no Japão, por exemplo.

As taxas para inscrição variam de acordo com o nível selecionado pelo candidato. No ano de 2023, os valores variam de R$190,00 para o nível mais básico até R$250,00 para o mais avançado.

Onde fazer o JLPT em 2023

No Brasil, a aplicação do Exame de Proficiência em Língua Japonesa é realizada pelo Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ), uma entidade civil sem fins lucrativos que promove e realiza cursos de capacitação, seminários, conferências e eventos, difundindo a língua e a cultura japonesa no Brasil, e conta com a colaboração também das entidades regionais.

Neste ano, o exame será aplicado no dia 3 de dezembro (domingo) nas cidades de São Paulo (SP), Londrina (PR), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM).

As inscrições estão abertas desde o dia 14 de agosto e se encerram no dia 11 de setembro. Para realizar a sua ou saber mais informações sobre o teste, acesse o site oficial do Exame clicando aqui

Aumente suas chances de conquistar uma vaga de intercâmbio no Japão

Sabia que você pode conquistar oportunidades de intercâmbio em diversos países apenas seguindo o método certo?

Se você sonha em ir para o exterior, precisa conhecer a Escola M60: a maior escola de preparação para intercâmbios do Brasil!

Nela, você tem acesso ao passo a passo do método que já levou milhares de brasileiros comuns para o exterior com as melhores oportunidades acadêmicas e profissionais.

Não perca mais tempo, clique AQUI e faça seu teste de perfil para a próxima turma da M60.

17 Ago 2023