Já estão abertas as inscrições para as bolsas de estudo da Universidade Radboud, na Holanda, para alunos estrangeiros. O prazo de aplicação vai até o dia 28 de fevereiro de 2023 e o curso começa em setembro deste ano.
A oportunidade é para mestrado em diversas áreas, como filosofia, ciências médicas e ciências sociais. Além de dar desconto na anuidade, a bolsa oferece seguro saúde e as despesas com o visto estudantil.
Serão escolhidos 26 alunos para fazerem cursos de mestrado em inglês na Universidade Radboud. Se você quer saber como se preparar e se inscrever, trouxemos este artigo! Vamos lá?
(foto: Cinelab/Wikimedia Commons)
O que é o programa de bolsas Radboud para estudantes internacionais?
A Universidade Radboud faz parte da seleta lista das melhores 250 universidades do mundo todo. Na realidade, essa instituição de ensino superior da Holanda fica na posição 232 no ranking mais recente da QS.
Fundada em 1923, a universidade recebe estudantes internacionais de cerca de 100 países e oferece a eles 14 programas de bacharelado e 35 de mestrado. São 7 faculdades, com professores e pesquisadores de mais de 50 países.
Com uma comunidade internacional consistente, fica mais simples de entender porque a Universidade Radboud desenvolve um programa de bolsas para intercambistas.
Anualmente, são selecionados alunos interessados em cursar o mestrado em inglês na universidade para receberem uma bolsa de estudos. Essa oportunidade vai dar um grande desconto na anuidade e reduzir a anuidade a apenas €2.209 (cerca de 12 mil reais).
Geralmente, o valor necessário para um ano de estudos na Universidade Radboud é de 16 a 17 mil euros (aproximadamente 90 mil reais). Portanto, essa não é uma bolsa integral, mas que ainda assim oferece um desconto de quase 90% nas anuidades!
Além de oferecer a redução das taxas universitárias, essa bolsa de estudos vai pagar:
- seguro saúde;
- visto estudantil;
- autorização de residência.
Para o ano letivo de 2023/2024, são 26 Bolsas Radboud disponíveis. Elas estão distribuídas da seguinte maneira:
- Faculdade de Artes (1),
- Faculdade de Direito (9),
- Faculdade de Ciências Médicas (1),
- Escola de Gestão de Nijmegen (2),
- Faculdade de Filosofia, Teologia e Estudos Religiosos (1),
- Faculdade de Ciências (10),
- Faculdade de Ciências Sociais (2).
A bolsa vai valer para um ano de mestrado na Holanda. No caso de estudantes de um programa de dois anos de duração, é possível renovar a bolsa pelo mesmo período. Para isso, no entanto, será necessário comprovar a aprovação em todas as disciplinas do primeiro ano.
Quem pode concorrer a bolsa de estudos?
Todos os estudantes Internacionais de fora da União Europeia e do Espaço Económico Europeu podem ser elegíveis para a bolsa de estudos.
Além disso, é obrigatório:
- possuir passaporte;
- ter obtido ou estar concluindo um diploma de bacharel fora da Holanda;
- não ter estudado anteriormente na Holanda;
- cumpra os requisitos de proficiência em inglês;
- ser totalmente admitido no programa de mestrado em tempo integral a partir de 1.º de setembro de 2023;
- ser capaz de cumprir os requisitos para obter o visto da Holanda.
A aplicação para a bolsa de estudos vai acontecer de forma simultânea a aplicação para o programa de mestrado. Ao se inscrever para o programa de mestrado, o aluno deve indicar o interesse para a bolsa Radboud.
A partir daí, será necessário enviar alguns documentos adicionais:
- duas cartas de recomendação;
- carta de motivação;
- curriculum vitae (cv).
Vale lembrar que o prazo termina no dia 28 de fevereiro, às 18h59 no horário de Brasília.
A seleção dos bolsistas será baseada nos seguintes critérios: excelência acadêmica, referências e ambição. A análise será feita por meio do resultado de estudo atual, como notas, resultados de testes e publicações, além da relevância do seu diploma anterior (e universidade onde estudou) para o mestrado.
Além disso, serão avaliados a qualidade e relevância da carta de motivação e recomendação, experiência de vida e atividades extracurriculares, como voluntário ou estagiário, por exemplo.
Todos os alunos que se candidatam à Bolsa Radboud serão analisados individualmente pelo comitê de seleção do corpo docente. As faculdades podem também basear a sua seleção em outros critérios e alguns programas de estudo realizam entrevistas ou exigem documentos adicionais.
Para aplicar para o mestrado, o primeiro passo é criar uma conta no sistema Studielink, uma ferramenta nacional de inscrição para as universidades holandesas.
Por lá, através do programa OSIRIS, o estudante vai carregar seus documentos pessoais para análise. O prazo é de 56 dias ou até o deadline do programa. Dentre eles, estão:
- Diploma de bacharel ou equivalente e a tradução oficial;
- Transcrição oficial das notas completa ou em andamento e sua tradução juramentada;
- Currículo;
- Certificado de língua inglesa;
- Pagamento da taxa de aplicação;
- Cartas de motivação e recomendação, de acordo com cada programa de pesquisa ou inscrição para a bolsa de estudos.
Os estudantes vão receber o resultado através do endereço de e-mail que foi cadastrado no Studielink.
Por que fazer intercâmbio na Holanda?
Seja para mestrado, doutorado ou para a graduação, a qualidade do ensino superior holandês é bastante reconhecida. Apesar do ensino de alta qualidade, as anuidades das faculdades e o custo de vista costumam ser bem mais baixos do que em outros países de língua inglesa.
Além disso, há diversos programas de bolsas de estudos por lá. O programa de bolsas da Universidade Radboud é apenas um deles e dentre os mais famosos, estão o Holland Scholarships e o Orange Knowledge Programme, além do programa Erasmus Mundus.
Portanto, estudar na Holanda gastando pouco ou até mesmo de graça é possível! Algumas oportunidades são muito concorridas, como essa bolsa que tem 26 vagas por ano para alunos do mundo todo… Mas, com a preparação certa, estudar fora do Brasil fica mais fácil e mais acessível, sem precisar gastar milhares de reais com agências.
Tenha acesso às aulas preparatórias da maior escola de intercâmbio da América Latina: conheça as melhores bolsas de estudos, revise seus documentos, troque ideias com professores especialistas e com colegas que passam pelo mesmo processo que você! Isso com certeza vai te ajudar e muito a tornar o intercâmbio em realidade. Acesse agora mesmo e faça seu teste de perfil clicando aqui.