Você já pensou em estudar na Holanda com uma ótima bolsa? Então já passou da hora de conhecer o Orange Tulip Scholarship, um programa de bolsas exclusivo para brasileiros patrocinado pela Nuffic Neso, uma organização holandesa que tem o objetivo principal de promover as universidades da Holanda em países estratégicos do mundo – entre eles o Brasil.

E a melhor parte é que as oportunidades não são restritas a apenas um nível educacional, já que as ofertas são para programas de graduação e pós-graduação, incluindo até mesmo MBAs e Short Degrees (quando apenas o último ano do programa é feito no exterior).

Em tese, estudantes de todas as áreas podem se inscrever, no entanto, a maior parte das vagas se restringe em alguns campos específicos, como Saúde, Artes, Comunicação Social, Ciências Humanas, Administração, Ciências Governamentais, Tecnologia e Finanças.

Em que consiste o Orange Tulip Scholarship?

O valor exato de cada bolsa oferecida varia de universidade para universidade. Enquanto algumas instituições financiam 100% do valor do programa, outras oferecem apenas um desconto no valor total da anuidade.

Além disso, algumas universidades participantes também cobrem parcialmente ou integralmente as despesas com alguns custos extras do estudantes além das taxas universitárias, como seguro saúde e despesas com visto. Mas, de modo geral, o valor total das bolsas pode chegar a até 50 mil euros por bolsista!

Orange-Tulip-Scholarship-Tilburg
A Universidade de Tilburg foi uma das participantes do programa na última edição (Foto: Johan Bakker)

O que é necessário para concorrer?

O critério eliminatório principal é que os candidatos brasileiros interessados não podem ter dupla cidadania em nenhuma hipótese e nem já estar estudando ou trabalhando na Holanda no momento da aplicação. Mas fora isso, o programa também avalia a excelência acadêmica do candidato desde o Ensino Médio, que deve ser comprovada através do histórico escolar devidamente traduzido para o inglês. Documentos como diplomas, currículo e teste de proficiência em inglês (idioma utilizado pelas universidades participantes) também são solicitados.

Como funciona o processo seletivo?

Para concorrer ao Orange Tulip Scholarship, o candidato deve comprovar que está participando do processo seletivo de uma das universidades holandesas integrantes do programa. E esse processo também pode variar bastante de uma instituição para outra, inclusive nos documentos exigidos.

Algumas universidades podem pedir materiais específicos, como redação de artigos ou portfólio. Outras podem exigir provas de conhecimentos como o GRE ou GMAT. Há ainda as instituições que adotam as entrevistas online como parte do processo de avaliação.

Mas, de modo geral, alguns documentos serão solicitados por todas (ou quase todas) as universidades do programa. Além do histórico escolar, diploma, teste de proficiência em inglês e currículo, que já foram citados, também são normalmente solicitadas cópias do passaporte e cartas de recomendação e motivação.

Geralmente, documentos como o histórico escolar e o diploma devem ser enviados em cópia autenticada e acompanhados de tradução devidamente juramentada para o inglês. Já materiais como o currículo e as cartas de recomendação e motivação também devem ser escritos em inglês.

Como fazer a aplicação?

Antes de escolher para onde se aplicar na Holanda, é interessante avaliar quais são as instituições participantes do Orange Tulip Scholarship e analisar os seus programas de interesse nessas universidades assim como a cobertura da bolsa. Só após isso é recomendado iniciar o seu processo de aplicação na universidade.

Lembre-se que só após receber a sua aprovação na instituição holandesa é que você deve preencher o formulário de solicitação de bolsa disponível no site da Nuffic Neso Brazil. Como o tempo de resposta costuma demorar de semanas a meses, é recomendado que o candidato faça isso o mais rápido possível. É possível se candidatar para até quatro instituições simultaneamente.

orange-tulip-scholarship-groningen
A Universidade de Groningen também faz parte da iniciativa (Foto: Wutsje/Wikimedia)

Prazos

Geralmente o prazo de inscrição para o Orange Tulip Scholarship se inicia sempre no mês de dezembro e vai até maio do ano seguinte, mas é interessante que o candidato já esteja em processo de aplicação para as universidades holandesas antes mesmo do início do prazo de aplicação para o programa de bolsas. E nesse ponto vale lembrar que cada instituição conta com o seu próprio deadline de aplicação para novos alunos e também tem liberdade para definir suas próprias datas limites de aplicação para o Orange Tulip (antes ou depois da data geral).

Já o resultado final do processo seletivo das bolsas costuma ser divulgado no mês de junho, com a previsão de início das aulas se estendendo para setembro.

Quais são as universidades participantes?

É importante informar que a cada edição podem ocorrer mudanças no Orange Tulip Scholarship em relação às universidades participantes e também aos cursos contemplados nas instituições em questão

Só para contextualizar, na última edição participam do programa instituições holandesas renomadas como a Universidade de Amsterdam, a Universidade de Groningen, a Universidade de Tilburg, a Universidade de Twente e a Universidade de Maastricht. Confira a lista completa aqui.

Já para conferir as dúvidas mais frequentes em relação ao programa clique aqui.

Universidade do Intercâmbio

O que achou do programa Orange Tulip Scholarship? Quer conquistar uma bolsa dessas? Então o grande segredo é se preparar, e nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.