Olhando no mapa, a Islândia pode parecer apenas uma pequena ilha no norte da Europa. Apesar disso, o país tem uma rica história e uma qualidade de vida muito alta. Isso porque, nos últimos anos, a ilha foi se tornando uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo. Só isso já é motivo suficiente para querer estudar na Islândia, não é? Mas nós listamos mais 5 razões! 

Motivos para estudar na Islândia

2-estudar-na-islandia

Bandeira da Islândia

Ar puro

Apesar de ainda usar combustíveis fósseis para algumas atividades, a maioria das cidades da Islândia é movida a energia renovável. Quase 75% da geração de eletricidade vem de usinas hidrelétricas e o restante de usinas geotérmicas. Isso significa que o ar lá é bastante puro, principalmente pela localização geográfica do país, que permite a utilização dessas energias mais limpas.

A poluição do ar ainda existe, no entanto, porque os veículos e embarcações de pesca usam combustíveis fósseis. Mas isso está prestes a mudar. Atualmente, há ações para trocar o uso de combustíveis fósseis para hidrogênio, que é renovável.

Muita saúde

Os islandeses são um povo saudável. Pesquisas recentes descobriram que mais de 75% das pessoas entrevistadas relataram estar em boa saúde. Este fato se deve em parte a essa consciência ambiental e a uma baixa densidade populacional.

Há algumas outras razões para o alto índice de saúde entre os islandeses. Uma delas é o fato de que todos eles estão cobertos por um sistema universal de saúde administrado pelo governo, semelhante ao SUS. Sendo assim, você não deve ficar surpreso de não encontrar quase nenhum hospital privado!

Paisagens de tirar o fôlego

Estudar na Islândia é conviver com paisagens que parecem até saídas de contos de fadas. Por lá, é possível encontrar fontes termais, piscinas geotérmicas, atividades vulcânicas e cachoeiras extraordinárias! Como se isso já não fosse fantástico, você ainda tem a oportunidade de ver a aurora boreal! Mas lembre-se: você vai estar bem perto da Ártico. Então não se esqueça de arrumar as malas com bastante roupas quentes antes de embarcar pra lá. 

1-estudar-na-islandia

É ou não é de tirar o fôlego?

O país é rico em cultura

A cultura da Islândia é profunda e rica. Isso fica evidente em sua herança literária e nas artes tradicionais, como a tecelagem e a escultura em madeira. A literatura islandesa, particularmente a literatura dos tempos medievais, é sem dúvida uma das principais fontes da cultura local. O país viveu ainda um renascimento literário no século XIX, o que produziu algumas das suas melhores obras literárias. 

Além disso, o país tem artistas atuais de peso. Uma delas é a Björk, cantora e compositora indicada para 13 Grammy Awards, dois Golden Globes e um Oscar. Além dela, um nome bastante conhecido é o de Emiliana Torrini, cantora de algumas músicas da trilha sonora de Senhor dos Anéis.

Culinária extraordinária

Um intercâmbio não é completo se você não provar a culinária local. A comida neste país do Atlântico Norte é composta principalmente de cordeiro, peixe e laticínios. O prato que você deve experimentar sem falta é o Þorramatur, um bufê geralmente servido em festivais de inverno. Esse bufê inclui uma ampla seleção de carnes curadas e peixe, servido com pão de centeio. 

Intercâmbio com a UDI

Estudar na Islândia é realmente uma experiência incrível! Se você se interessou, não precisa ficar apenas na vontade. A nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar uma vaga por lá ou em qualquer outro luga do mundo que você tenha interesse. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para participar!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.