BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

O passo a passo para conquistar bolsas de estudos no exterior

Na última aula gratuita do Tudo Sobre Intercâmbio, o Sensei revelou o passo a passo do plano ideal para conquistar bolsas de estudos no exterior. 

Se você quer saber tudo sobre esse assunto, continue lendo este artigo até o final! 

Passo 1: Identificando seus objetivos e necessidades 

Antes de pensar em qualquer tipo de estratégia para conquistar um intercâmbio com bolsa, é preciso pensar primeiro no que você deseja conseguir e quais são os seus principais obstáculos para chegar até lá atualmente. 

Por isso, tire o tempo que achar necessário para conhecer sobre as oportunidades internacionais que oferecem bolsas, identificar quais são as mais adequadas para o seu momento de vida e objetivos e conhecer suas necessidades. 

Existem opções para todos: desde bolsas parciais até as que cobrem despesas pessoais dos alunos no exterior! 

Passo 2: Escolhendo o programa 

Depois de definir o que você almeja conquistar e o que você precisa para isso na etapa anterior, é hora de decidir qual dos caminhos para o exterior você deseja seguir. 

Aqui, ter clareza sobre quanto tempo você deseja ficar fora e qual o próximo passo que você deseja dar na sua vida pessoal e profissional vai ser muito útil para te ajudar a escolher o melhor tipo de oportunidade para você. 

Passo 3: Escolhendo o país 

Nesta etapa, é importante que você tenha em mente não apenas suas preferências pessoais, mas também pontos estratégicos: depois de escolher qual programa te contempla melhor, é hora de pesquisar quais países oferecem mais oportunidades compatíveis com os seus objetivos e quais são as melhores instituições de cada local obtido na pesquisa! 

No entanto, vale ressaltar que alguns pontos de seu interesse também precisam ser levados em conta, como o clima dos locais, o estilo de vida que cada cidade oferece e etc. 

Passo 4: Escolhendo as bolsas 

Como já mencionamos anteriormente, existem bolsas para todos os tipos de objetivo, para todas as áreas e também para todas as idades. Em termos de categoria, elas se dividem em três tipos: 

- Parciais: 1-99% de cobertura 

- Full-tuition: 100% de cobertura 

- Full-ride: 100% de cobertura + benefícios 

Na hora da aplicação, faça sempre pelo site oficial das instituições que você selecionou as oportunidades e tente seguir a dica de aplicar para: 

- 35 bolsas internas 

- 10 bolsas externas 

- 5 bolsas governamentais 

Passo 5: Providencie a documentação 

Por último, mas não menos importante, vem a documentação. Aqui, é importante lembrar que existem 2 tipos: a pré-aplicação e a pós-aceite. 

No primeiro grupo pode estar incluso: carta de recomendação, carta pessoal, currículo internacional, extracurriculares, etc. 

Já no segundo, estão aqueles documentos que você só deve providenciar após receber o seu tão sonhado “sim”. O mais importante dos documentos deste grupo é o visto. 

Bônus: Economizando tempo 

Como sempre gostamos de reforçar por aqui, é necessário possuir o conhecimento certo para conquistar uma boa oportunidade internacional. 

Com base nisso, podemos dizer que existem 2 tipos de pessoa: quem aplica com base em “achismos” e quem aplica com um método validado. 

Dito isso, não é muito difícil imaginar qual desses dois tipos de perfil tem mais chances de ser aprovado, né? 

Isso porque, diferente do que acontece no Brasil, no exterior, o processo de avaliação é holístico.

Isso significa que você não vai ser avaliado apenas pelas suas notas, mas também pela sua história, seus valores, seus projetos pessoais, etc. 

A boa notícia é que existe o lugar perfeito onde você pode ter acesso a tudo o que precisa saber para economizar até 99% dos custos da sua saída do Brasil: a Escola M60 é a maior escola de preparação para intercâmbios do país e está com vagas abertas para a sua próxima turma!

Nela, você tem acesso à metodologia que conta com o passo a passo para qualquer pessoa esforçada, independente de idade, notas ou nível de idioma, conquistar intercâmbios gratuitos, com bolsa ou assalariados em mais de 60 países diferentes.

Se você quer aprender o método que já levou milhares de brasileiros para o exterior com bolsas que cobriam até a passagem aérea, este é o seu momento: clique no botão abaixo e faça seu teste de perfil.

----------

Foto de Volodymyr Hryshchenko na Unsplash

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
02 Nov 2023

Postagens recentes