Medicina no exterior: o que é o MCAT?

O Medical College Admission Test (MCAT) é um teste de computador padronizado e de múltipla escolha que faz parte do processo de admissão em faculdades de Medicina em alguns países do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, quase todos os cursos de Medicina exigem a pontuação do MCAT no processo seletivo. O mesmo acontece no Canadá.

O MCAT é um teste formulados por profissionais da área médica e testa habilidades e conhecimentos apontados como pré-requisitos essenciais para o ingresso no curso de Medicina. O conteúdo da prova é dividido em 4 seções: Fundações Biológicas e Bioquímicas de Sistemas Vivos; Fundações Químicas e Físicas de Sistemas Biológicos; Fundamentos Psicológicos, Sociais e Biológicos do Comportamento e Análise Crítica e Habilidades de Raciocínio.

O teste é desenvolvido pela Associação Americana de Faculdades de Medicina (AAMC) e é aplicado várias vezes ao ano entre os meses de janeiro e setembro nos Estados Unidos, Canadá e em locais selecionados ao redor do mundo.

A possibilidade de realização da prova não é ilimitada. Isso porque cada candidato pode tomar o teste, no máximo, 3 vezes por ano, 4 vezes em 2 anos, ou 7 vezes ao longo da sua vida. E as Universidades terão acesso a todas as notas de todas as provas feitas. Por isso é extremamente importante se preparar com antecedência para a realização do MCAT. Certifique-se de estar confortável com o conteúdo  do exame, que geralmente é abordado em cursos de ciência de nível introdutório.

Só o MCAT é suficiente para conseguir a vaga no curso de Medicina?

Não! Fazer o MCAT é um passo importante no processo de inscrição, mas é apenas uma parte do processo de aplicação geral. Ou seja, existem mais componentes na avaliação. Cartas de recomendação, atividades extracurriculares, trabalhos voluntários, carta de motivação e as notas obtidas ao longo do Ensino Médio são alguns exemplos.

Pontuação e tempo de prova

Cada uma das quatro seções do MCAT é pontuada de 118 a 132, com uma média de 125 pontos. Isso significa que a pontuação total varia de 472 a 528, com uma média de 500.

A duração da prova é de aproximadamente 7 horas e 30 minutos. Esse tempo inclui a realização do teste e os intervalos que são opcionais.

Quanto custa?

O MCAT custa 310 dólares no período de registro regular. Mas o valor pode aumentar em caso de inscrição com atraso ou reagendada. Além disso, também são cobradas taxas em caso de cancelamento e para provas realizadas fora dos Estados Unidos.

Para se preparar para o MCAT o ideal é procurar o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

05 Mar 2019