BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Passo a passo: como fazer faculdade no exterior

Se você sonha em fazer sua graduação ou pós-graduação no exterior, saiba que está no lugar certo!

Neste artigo, nós vamos te contar, resumidamente, quais são os principais passos para transformar esse sonho em realidade nos próximos anos, e de quebra, ainda conquistar uma bolsa de estudos para economizar nas despesas do intercâmbio.

1. Começar com antecedência

Como nós sempre gostamos de reforçar por aqui, o tempo, no processo de preparação, pode ser o seu maior inimigo ou o seu maior aliado. A parte boa é que a escolha de qual papel ele vai desempenhar é sua. 

Isso porque, para conquistar uma oportunidade com bolsa em outro país, é necessário começar a preparação com muita antecedência. Não tem esse papo de deixar para última hora! 

Se você pretende sair do Brasil em 2024, 2025 ou 2026, dependendo do programa, deveria estar se preparando desde já. 

2. Definir seus objetivos

Antes de começar a se preparar, é preciso traçar onde você está e, principalmente, onde você quer chegar. 

Podemos dividir esse processo de planejamento em 3 etapas: 

  • Escolher o país: os países mais desenvolvidos do mundo oferecem oportunidades incríveis para brasileiros todos os anos! Para tomar essa decisão, leve em conta suas preferências e também os dados específicos de cada lugar. 
  • Escolher o tipo de programa: ao todo, existem mais de 60 caminhos para brasileiros que querem ir para o exterior economizando até 99% dos custos do intercâmbio, basta conhecer e analisar quais se encaixam melhor na sua realidade! (A parte boa é que você pode contar com a nossa ajuda para isso na Escola M60.)
  • Escolher as bolsas: a indicação é aplicar para pelo menos 50 bolsas distintas, divididas entre os momentos pré, durante e pós-aceite!

3. Identificar suas necessidades

Ter um bom planejamento financeiro é essencial para tornar esse sonho possível, pois assim você tem clareza sobre as suas necessidades e o que deve procurar em uma oportunidade. 

Lembre-se: mesmo que você consiga uma bolsa de 100%, ainda será preciso separar um valor para gastos pontuais para não ter suspensas desagradáveis no meio do caminho! 

4. Pesquisar os requisitos de cada oportunidade 

Para cada tipo de oportunidade, existe um tipo de perfil e documentação exigidos do candidato. Por isso, depois de selecionar as bolsas que você deseja aplicar, estude bem quais são os requisitos necessários para não errar na documentação, que pode variar de vaga para vaga. 

5. Não fazer comparações 

Tenha sempre em mente: o processo seletivo internacional é completamente diferente do brasileiro. 

Enquanto aqui os tipos de oportunidades de bolsa são super limitados, e consideram principalmente o mérito acadêmico e a condição financeira dos candidatos; lá fora existem milhares de tipos de bolsas de estudos que levam em conta a sua história, suas habilidades pessoais e profissionais e suas características! 

O segredo para conquistar bolsas de estudos internacionais 

Como sempre gostamos de reforçar por aqui, é necessário possuir o conhecimento certo para conquistar uma boa oportunidade internacional. 

Com base nisso, podemos dizer que existem 2 tipos de pessoa: quem aplica com base em “achismos” e quem aplica com um método validado. 

Dito isso, não é muito difícil imaginar qual desses dois tipos de perfil tem mais chances de ser aprovado, né? 

Isso porque, diferente do que acontece no Brasil, no exterior, o processo de avaliação é holístico.

Isso significa que você não vai ser avaliado apenas pelas suas notas, mas também pela sua história, seus valores, seus projetos pessoais, etc. 

A boa notícia é que existe o lugar perfeito onde você pode ter acesso a tudo o que precisa saber para economizar até 99% dos custos da sua saída do Brasil: a Escola M60 é a maior escola de preparação para intercâmbios do país e está com vagas abertas para a sua próxima turma!

Nela, você tem acesso à metodologia que conta com o passo a passo para qualquer pessoa esforçada, independente de idade, notas ou nível de idioma, conquistar intercâmbios gratuitos, com bolsa ou assalariados em mais de 60 países diferentes.

E você que está lendo este resumo agora tem uma oportunidade inédita na sua mão.

Faça sua matrícula na Escola M60 hoje e ganhe:

  • Acelerador de Inglês
  • Módulo de Aprovação de Vistos
  • Módulo de Trabalho Remoto
  • Módulo de Entrevistas
  • Módulo de Nômade Digital
  • Central de Bolsas de Estudos
  • Comunidade Exclusiva

Se você quer aprender o método que já levou milhares de brasileiros para o exterior com bolsas que cobriam até a passagem aérea, este é o seu momento: clique AQUI e faça seu teste de perfil!

 

----------

Foto de capa por Brett Jordan na Unsplash

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
01 Dez 2023

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024