A Universidade da Virgínia é uma das mais famosas dos Estados Unidos. Essa instituição chama atenção por ser um dos patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Inclusive, essa é a única universidade dos EUA a receber esse título.

Thomas Jefferson, que foi o terceiro presidente dos EUA, foi o responsável pelo movimento de criação dessa universidade. O próprio presidente desenhou a planta original da instituição e seus principais prédios!

Mas além da arquitetura, a instituição também se destaca pelos resultados acadêmicos. Essa é uma instituição pública dos EUA que, hoje em dia, se classifica entre as 300 melhores de todo o mundo. 

Vale sempre ter em mente que as instituições públicas dos EUA costumam ter anuidades bem mais acessíveis do que as privadas. E que se você quer saber tudo sobre as universidades do exterior, a Escola M60 tem todo o conteúdo didático! 

(Bestbudbrian/WikiCommons)

Vamos conhecer mais sobre a Universidade da Virgínia?

Em 1819, o ex-presidente dos EUA, Thomas Jefferson, fundou a Universidade da Virgínia e deu início a uma experiência considerada ousada para a época. Isso porque a UVA, como também é conhecida, foi pensada para ser uma universidade pública e promover o conhecimento humano.

A Universidade da Virgínia fica localizada na cidade de Charlottesville, no estado que deu nome à instituição. Hoje em dia, a UVA tem cerca de 17 mil estudantes de graduação que estudam em um campus bastante grande, de 1.682 acres. 

De acordo com o US News, a Universidade da Virgínia fica na 25.ª posição na edição 2022-2023 das Melhores Faculdades e Universidades Nacionais dos Estados Unidos. 

As universidades públicas dos EUA não são gratuitas. Na realidade, para estudar na Universidade da Virgínia, os alunos nativos do estado da Virgínia têm que desembolsar cerca de $ 21.381 por ano. Já as anuidades e taxas para estudantes de fora do estado custam cerca de $ 56.837 (mais de 300 mil reais) anuais.

Os alunos do primeiro ano, também chamados de calouros, moram no alojamento dentro do campus da universidade, enquanto muitos veteranos moram em apartamentos ou em casas de fraternidade (como se fosse uma república estudantil).