BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

15 melhores universidades públicas dos EUA

Você sonha em estudar nos EUA? Se sim, provavelmente as universidades privadas da Ivy League são as primeiras que passam pela sua cabeça como possíveis opções, não é? 

Mas atenção: as universidades públicas do país não devem ser negligenciadas se o seu objetivo é estudar por lá. Muitas delas têm um alto nível de ensino e também se destacam nos rankings mundiais de avaliação universitária. 

Por isso, quais são, de fato, as melhores universidades públicas dos EUA?

Para responder essa pergunta, nós consultamos a edição mais recente do principal ranking universitário do mundo, o QS World University Rankings, que todos os anos avalia pouco centenas de universidades ao redor do mundo. 

Várias das universidades que você verá aqui estão entre as 100 melhores do mundo. A posição exata de cada uma delas está entre parênteses ao lado do nome da instituição. 

E lembre-se que para garantir a aprovação nas universidades norte-americanas, a nossa mentoria é especialista em documentação, cartas de recomendação, ACT, SAT, DET e todos os outros documentos que serão necessários. 

 

 

 

As universidades públicas dos EUA são gratuitas?

Não! É importante reforçar que as universidades públicas dos EUA não são gratuitas, nem para estudantes americanos e nem para os estrangeiros. 

Por outro lado, elas são consideravelmente mais baratas que as instituições privadas. 

Diferentemente do Brasil, onde as universidades federais e estaduais são gratuitas para os estudantes, nos EUA é preciso pagar para estudar lá.

O status das universidades como públicas se dá porque são mantidas pelo Governo Federal ou Estadual. Cada estado dos Estados Unidos tem, pelo menos, uma universidade pública. Ou seja, uma instituição que é mantida pelos recursos governamentais. 

15 melhores universidades públicas dos EUA

1. Universidade de Michigan em Ann Arbor (25.ª posição)

A Universidade de Michigan em Ann Arbor foi fundada em 1817 com apenas sete alunos ensinados por dois professores. Já em 1866, havia 1205 estudantes, e as primeiras mulheres foram admitidas em 1870.

Também foi a primeira universidade dos EUA a realizar seminários como método de estudo. O jornal The Michigan Daily, dirigido por estudantes, foi fundado em 1890. Mas mesmo depois de todo esse tempo, ele ainda é publicado cinco dias por semana durante o ano acadêmico.

Hoje, a instituição é dividida em 19 faculdades e escolas e oferece cerca de 300 programas entre graduação, mestrado e doutorado nos seus campi, espalhados por Ann Arbour e pelas cidades vizinhas de Flint e Dearborn.

Essa universidade tem melhor desempenho nas seguintes áreas de estudo: Odontologia, Psicologia, Antropologia, Engenharia Mecânica, História, Arqueologia, Estatística, Educação, Biblioteconomia e Enfermagem. 

2. Universidade da Califórnia em Berkeley (27.ª posição)

A Universidade da Califórnia em Berkeley, também conhecida como UC Berkeley, é uma das 10 universidades filiadas ao sistema da Universidade da Califórnia. 

Ex-alunos, professores e pesquisadores incluem 94 ganhadores do Prêmio Nobel, 20 vencedores do Oscar e 14 ganhadores do Pulitzer. E não para por aí: 117 medalhistas olímpicos de ouro estudaram por lá.

A universidade é dividida em 14 faculdades e escolas que englobam áreas como Química, Engenharia, Negócios e Recursos Naturais, entre outras.

E as áreas mais relevantes por lá são: Línguas Modernas, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Antropologia, Artes e Humanidades, Engenharia Química, Engenharia Civil e Estrutural, Inglês e Literatura, Geografia, Sociologia e Química. 

3. Universidade da Califórnia em Los Angeles (44.ª posição)

Localizada no distrito de Westwood, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, ou simplesmente UCLA, também faz parte do sistema da Universidade da Califórnia.

Oferece mais de 125 majors e 80 minors para alunos de graduação. Já para os estudantes de pós-graduação, são quase 150 programas disponíveis.

Os majors mais populares da instituição são os de Negócios, Economia, Biologia, Psicologia, Ciência Política, Economia e Psicobiologia. Mas a diversidade de opções é enorme.

A UCLA também é afiliada a 13 prêmios Nobel, além de 261 medalhas olímpicas terem sido conquistadas por seus alunos ao longo da história. Além disso, mais de 140 empresas se consolidaram baseadas em tecnologias desenvolvidas por lá.

Essa universidade tem se destacado pelo desempenho em: Geografia, Psicologia, Medicina, Línguas Modernas, Sociologia, Anatomia, Antropologia, Artes e Humanidades,  Arqueologia e Ciências Biológicas.

 

 

4. Universidade da Califórnia em San Diego (53.ª posição)

A Universidade da Califórnia em San Diego, também conhecida pela abreviação UCSD, é a sétima mais antiga entre as 10 universidades independentes do sistema da Universidade da Califórnia. É o lar de aproximadamente 23 mil estudantes de graduação e mais de 6 mil de pós-graduação.

Para comportar essa quantidade de pessoas, a instituição conta com 6 faculdades residenciais de graduação e 5 escolas de pós-graduação ou profissionais. O campus da universidade é composto por 761 edifícios!

Já as áreas acadêmicas mais relevantes por lá são: Ciências Biológicas, Anatomia, Geologia, Política, Ciências Marinhas e da Terra, Geofísica, Ciências da Vida, Economia, Farmácia e Medicina.  

5. Universidade do Texas em Austin (72.ª posição)

Inaugurada há quase 140 anos, no ano de 1883, a UT Austin, como é conhecida, começou suas atividades com apenas um prédio, oito professores e 221 estudantes. 

Hoje, abriga mais de 51 mil estudantes e 3 mil professores espalhados por 18 faculdades e escolas, 156 cursos de graduação e 237 cursos de pós-graduação. É conhecida pela sua abordagem educacional que mistura tradição e inovação, proporcionando aos alunos uma experiência única de ensino.

O seu sistema de bibliotecas é o sétimo maior dos Estados Unidos, com o impressionante número de 10 milhões de livros!

Grande parte dos seus bons resultados vêm dos estudantes de: Engenharia de Petróleo, Comunicação e Estudos de Mídia, Biblioteconomia, Engenharia Civil e Estrutural, Química, Ciências Marinhas e da Terra, Geologia, Geofísica, Engenharia e Tecnologia, História e Ciência da Computação. 

6. Universidade de Washington (80.ª posição)

Fundada em 1861, a Universidade de Washington, ou simplesmente UW, é uma das instituições públicas de ensino superior mais antigas da Costa Oeste americana e o seu campus principal foi fundado em Seattle, a maior cidade do estado e 15ª maior região metropolitana do país.

A instituição oferece diversos programas de bacharelado, mestrado e doutorado distribuídos em seus 140 departamentos que, por sua vez, são organizados em 18 faculdades e escolas.

Essa universidade costuma ter um melhor desempenho em: Geologia, Enfermagem, Geofísica, Biblioteconomia, Ciências Marinhas e da Terra, Ciência da Computação, Sistemas, Odontologia, Ciências da Vida e Medicina. 

Universidade pública dos Estados Unidos(Kampus Production/Pexels)

7. Universidade de Wisconsin-Madison (83.ª posição)

Saindo da Califórnia, a sétima melhor universidade pública dos EUA é a Universidade de Wisconsin-Madison, localizada na cidade de Madison (claro!) em um campus gigante que contém, entre outras coisas, um hospital, uma fazenda de laticínios, jardins botânicos e um music hall. Mas não é só isso!

A instituição também desfruta de uma ótima reputação acadêmica e um nível muito alto de pesquisa. Não à toa figura entre as melhores do mundo em História, Geografia, Estudos de Comunicação e Mídia, Engenharia Química, Agricultura e Silvicultura, Sociologia e Educação.

8. Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (85.ª posição)

O nome dessa universidade se deve ao fato de que o seu campus está localizado em duas cidades diferentes: as pequenas Urbana e Champaign, que fazem fronteira uma com a outra. 

Fundada em 1867, a instituição conta com alguns marcos importantes, dentre eles o fato de ter o mais rápido supercomputador de qualquer universidade americana e a segunda maior biblioteca universitária do país. 

Seu campus enorme, que comporta impressionantes 651 edifícios, abriga 16 escolas e faculdades que, juntas, oferecem 150 programas de graduação e 100 programas de pós-graduação. 

A universidade tem melhor desempenho em: Biblioteconomia, Física e Astronomia, Ciências de Materiais, Engenharia Civil e Estrutural, Engenharia e Tecnologia, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Agricultura, Ciências Naturais, Comunicação e Estudos de Mídia e Psicologia. 

8. Instituto de Tecnologia da Geórgia (88.ª posição)

A famosa Georgia Tech na verdade é classificada como um instituto, e não como uma universidade. 

Fundada em 1885, a instituição tem seu campus principal em Atlanta, uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos. Embora tenha ótima qualidade em todos os seus cursos, o instituto é referência mundial principalmente nos campos da Computação e Engenharia. 

Internamente, a Georgia Tech é dividida em seis grandes faculdades: Computação, Design, Engenharia, Ciências, Artes Liberais e Negócios. 

10. Universidade Estadual da Pensilvânia (93.ª posição)

A Universidade Estadual da Pensilvânia, fundada em 1855, fica dividida entre as localidades de State College e College Township. A instituição é referência dentro e fora dos Estados Unidos principalmente nas áreas de Engenharia Nuclear, Engenharia Industrial, Geografia, Meteorologia e Negócios.

É uma instituição de grande porte, com quase 100 mil alunos. Desses, pouco mais de 83 mil estão matriculados em programas de graduação e cerca de 14 mil em programas de pós-graduação. 

11. Universidade da Califórnia em Davis (102.ª posição)

Universidade da Califórnia em Davis, chamada também de UC Davis, é uma universidade pública de pesquisa e um dos 10 campi do sistema da Universidade da Califórnia. 

Está localizado em Davis, Califórnia e tem a terceira maior inscrição no sistema da UC, após a UCLA e a UC Berkeley. 

A UC Davis é famosa por seus excelentes programas em ciências biológicas e agrícolas. Além disso, seus programas em engenharia, ciências sociais, ciências físicas, matemática e artes e humanidades também são populares e altamente prestigiados. 

Hoje em dia, são mais de 80 programas de pós-graduação e 11 departamentos de graduação, como medicina, direito e educação. Ao todo, são mais de 35 mil estudantes nessa instituição pública dos EUA.

10. Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (102.ª posição)

Fundada em 1782, a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill é uma das universidades públicas mais antigas dos EUA. É a primeira instituição de ensino superior do estado da Carolina do Norte e hoje oferece mais de 70 opções de cursos divididos em 13 escolas profissionais e uma unidade primária de graduação, a Faculdade de Artes e Ciências. 

Com cerca de 30 mil alunos, o campus principal da instituição fica localizado na zona central da cidade de Chapel Hill, que tem cerca de 60 mil moradores. Ou seja, considerando os professores e funcionários, mais da metade dos habitantes da cidade tem alguma relação com a universidade. 

Essa universidade que por pouco não está entre as 100 melhores de todo o mundo, tem um melhor desempenho em: Biblioteconomia, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Ciências da Vida, Sociologia, Comunicação e Estudos de Mídia, História, Esportes, Antropologia e Geografia.

12. Purdue University (129.ª posição)

Fundada em 1869, a Purdue University tem seu campus principal localizado em Lafayette, Indiana, onde abrange uma grande área do oeste da cidade. Purdue também tem mais dois campi: Purdue Fort Wayne (PFW) e Indiana University-Purdue University Indianapolis (IUPUI).

São 36 programas de graduação e mais de 60 de pós-graduação disponíveis nessa universidade. A Universidade Purdue chama a atenção principalmente pelo departamento de engenharia, farmácia e enfermagem, mas todas as áreas são renomadas.

Hoje em dia, são cerca de 40 mil estudantes e todos os anos, aproximadamente, 10 mil novos alunos começam seus estudos em um dos seus programas de ensino superior. 

Melhores universidades dos EUA para brasileiros(Karolina Grabowska/Pexels)

13. Universidade Estadual de Ohio (140.ª posição)

A Universidade Estadual de Ohio, conhecida como OSU, é uma universidade norte-americana do estado de Ohio, com o campus principal em Columbus. Fundada em 1870, é uma grande instituição de ensino com mais de 60 mil alunos. 

A universidade é famosa por ter um centro médico acadêmico, hospital de câncer e centro de pesquisa com uma infraestrutura de qualidade. Além da saúde, a OSU também possui mais de 10 museus e galerias e um parque de mais de 16 mil metros quadrados. 

Por lá, é possível estudar: Negócios, Artes e Ciências, Belas Artes, Ciências Médicas, dentre outras áreas. 

14. Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (149.ª posição)

Mais uma universidade que faz parte do sistema da Universidade da Califórnia e ocupa uma excelente posição no ranking das melhores universidades públicas dos Estados Unidos. A UC Santa Barbara ou UCSB, foi fundada em 1891 e está localizada em Goleta, no estado da Califórnia. Atualmente, tem mais de 25 mil estudantes distribuídos entre 5 faculdades e mais de 200 cursos. 

Dentre os seus departamentos se destacam: Estudos Criativos, Engenharia, Letras e Ciências e Meio Ambiente. 

15. Universidade Estadual do Michigan (159.ª posição)

E fechando a nossa lista, na 15.ª posição temos a Universidade Estadual do Michigan. Foi fundada em 1855, como uma instituição pioneira na concessão de terras do país. 

Atualmente, a MSU está entre as melhores universidades de pesquisa do mundo, oferecendo programas acadêmicos, de pesquisa, de graduação e é líder em educação no exterior entre as universidades públicas. 

A comunidade acadêmica é bastante extensa nessa universidade e são mais de 50 mil alunos de todos os 50 estados norte-americanos e também estrangeiros de mais de 130 países.

Para atender todos esses estudantes, a universidade emprega mais de 2.000 membros do corpo docente e oferece mais de 200 programas de estudo em 17 faculdades.

Universidades estatais dos EUA(Andrea Piacquadio/Pexels)

Como aumentar suas chances de estudar nos Estados Unidos? 

Agora você já sabe quais são as 15 melhores universidades públicas dos EUA! Mas tenha em mente que o país conta com várias instituições públicas de qualidade que também figuram no ranking da QS. Outras universidades públicas do país garantem sua posição entre as melhores instituições de ensino superior do mundo.

Então que tal começar a se preparar para entrar em uma dessas universidades privadas ou públicas dos EUA no futuro? A nossa mentoria está sempre atualizada para te ajudar nesse caminho de sucesso! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados.  

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e Elaine Maciel (2022). 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

05 Nov 2022

Postagens recentes
O que é GPA e como calcular?

O GPA é uma parte muito importante na aplicação para um intercâmbio. Mas você sabe mesmo o que é isso? Confira a explicação completa neste guia!

Rafael Cerqueira
30 Nov 2022
Assistantship: o que é?

Esse é um tipo de remuneração mais comum na pós-graduação no exterior. Descubra tudo sobre o assistantship!

Elaine Maciel
29 Nov 2022