Você sonha em estudar nos EUA? Se sim, provavelmente as universidades privadas da Ivy League são as primeiras que passam pela sua cabeça como possíveis opções não é? Mas atenção: as universidades públicas do país não devem ser negligenciadas se o seu objetivo é estudar por lá. Muitas delas têm um alto nível de ensino e também se destacam nos rankings mundiais de avaliação universitária. Mas quais são, de fato, as melhores universidades públicas dos EUA?

Para responder essa pergunta nós consultamos a edição mais recente do principal ranking universitário do mundo, o QS World University Rankings, que todos os anos avalia pouco mais de 1000 universidades ao redor do mundo. 

Como exceção da 11ª colocada, todas as universidades que você verá aqui estão entre as 100 melhores do mundo. A posição exata de cada uma delas está entre parenteses ao lado do nome da instituição. 

E antes de começar, é importante reforçar que as universidades públicas dos EUA não são gratuitas, nem para estudantes americanos e nem para estrangeiros. Por outro lado, elas são consideravelmente mais baratas que as instituições privadas.

11 melhores universidades públicas dos EUA

1. Universidade de Michigan em Ann Arbor (21ª posição)

A Universidade de Michigan em Ann Arbor foi fundada em 1817 com apenas sete alunos ensinados por dois professores. Já em 1866 haviam 1205 estudantes, e as primeiras mulheres foram admitidas em 1870.

Também foi a primeira universidade dos EUA a realizar seminários como método de estudo. O jornal The Michigan Daily, dirigido por estudantes, foi fundado em 1890. Mas mesmo depois de todo esse tempo, ele ainda é publicado cinco dias por semana durante o ano acadêmico.

Hoje, a instituição é dividida em 19 faculdades e escolas e oferece quase 300 programas entre graduação, mestrado e doutorado nos seus campi espalhados por Ann Arbour e pelas cidades vizinhas de Flint e Dearborn.

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Odontologia, Psicologia, Antropologia, Engenharia Mecânica, História, Arqueologia, Estatística, Educação, Biblioteconomia e Enfermagem. 

Escola de Direito da University of Michigan Escola de Direito da Universidade de Michigan

2. Universidade da Califórnia em Berkeley (30ª posição)

Universidade da Califórnia em Berkeley, também conhecida como UC Berkeley, é uma das 10 universidades afiliadas ao sistema da Universidade da Califórnia. 

Ex-alunos, professores e pesquisadores incluem 94 ganhadores do Prêmio Nobel, 20 vencedores do Oscar e 14 ganhadores do Pulitzer. E não pra por aí: 117 medalhistas olímpicos de ouro estudaram por lá.

A universidade é dividida em 14 faculdades e escolas que englobam áreas como Química, Engenharia, Negócios e Recursos Naturais, entre outras.

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Línguas Modernas, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Antropologia, Artes e Humanidades, Engenharia Química, Engenharia Civil e Estrutural, Inglês e Literatura, Geografia, Sociologia e Química. 

UC Berkeley (Foto: John Morgan/Flickr)

3. Universidade da Califórnia em Los Angeles (36ª posição)

Localizada no distrito de Westwood, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, ou simplesmente UCLA, também faz parte do sistema da sistema da Universidade da Califórnia.

Oferece mais de 125 majors e 80 minors para alunos de graduação. Já para os estudantes de pós-graduação, são quase 150 programas disponíveis.

Os majors mais populares da instituição são os de Negócios, Economia, Biologia, Psicologia, Ciência Política, Economia e Psicobiologia. Mas a diversidade de opções é enorme.

15 motivos para estudar na UCLA

A UCLA também é afiliada a 13 prêmios Nobel e 261 medalhas olímpicas foram conquistadas  por seus alunos ao longo da história. Além disso, mais de 140 empresas foram baseadas em tecnologias desenvolvidas por lá.

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Geografia, Psicologia, Medicina, Línguas Modernas, Sociologia, Anatomia, Antropologia, Artes e Humanidades,  Arqueologia e Ciências Biológicas.

Powell Library na UCLA

4. Universidade da Califórnia em San Diego (54ª posição)

A Universidade da Califórnia em San Diego, também conhecida pela abreviação UCSD, é a sétima mais antiga entre as 10 universidades independentes do sistema da Universidade da Califórnia. É o lar de aproximadamente 22700 estudantes de graduação e 6300 de pós-graduação.

Para comportar essa quantidade de pessoas, a instituição conta com 6 faculdades residenciais de graduação e 5 escolas de pós-graduação ou profissionais. O campus da universidade é composto por 761 edifícios!

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Ciências Biológicas, Anatomia, Geologia, Política, Ciências Marinhas e da Terra, Geofísica, Ciências da Vida, Economia, Farmácia e Medicina.  

A Geisel Library é a maior biblioteca da UCSD (Foto: Belisario/Flickr)

5. Universidade de Wisconsin-Madison (65ª posição)

Saindo da Califórnia, a quinta melhor universidade pública dos EUA é a Universidade de Wisconsin-Madison, localizada na cidade de Madison (claro!) em um campus gigante que contém, entre outras coisas, um hospital, uma fazenda de laticínios, jardins botânicos e um music hall. Mas não é só isso!

Como estudar na Universidade de Wisconsin-Madison com bolsa?

A instituição também desfruta de uma ótima reputação acadêmica e um nível muito alto de pesquisa. Não à toa figura entre as melhores do mundo em História, Geografia, Estudos de Comunicação e Mídia, Engenharia Química, Agricultura e Silvicultura, Sociologia e Educação.

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Agricultura, Comunicação e Estudos de Mídia, Sociologia, Educação, Engenharia Química, Geografia, Estatística, Ciências Veterinárias, História e Química.

O Bascom Hall é o prédio mais conhecido da Universidade de Wisconsin-Madison (Foto: Phil Roeder/Flickr)

6. Universidade do Texas em Austin (71ª posição)

Inaugurada há quase 140 anos, no ano de 1883, a UT Austin, como é conhecida, começou suas atividades com apenas um prédio, oito professores e 221 estudantes. Hoje, abriga mais de 51 mil estudantes e 3 mil professores espalhados por 18 faculdades e escolas, 156 cursos de graduação e 237 cursos de pós-graduação. É conhecida pela sua abordagem educacional que mistura tradição e inovação, proporcionando aos alunos uma experiência única de ensino.

5 bolsas para estrangeiros na Universidade do Texas em Austin

O seu sistema de bibliotecas é o sétimo maior dos Estados Unidos, com o impressionante número de 10 milhões de livros!

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Engenharia de Petróleo, Comunicação e Estudos de Mídia, Biblioteconomia, Engenharia Civil e Estrutural, Química, Ciências Marinhas e da Terra, Geologia, Geofísica, Engenharia e Tecnologia, História e Ciência da Computação. 

Prédio principal da Universidade do Texas em Austin (Foto: Michael Barera)

7. Universidade de Washington (72ª posição)

Fundada em 1861, a Universidade de Washington, ou simplesmente UW, é uma das instituições públicas de ensino superior mais antigas da Costa Oeste americana e o seu campus principal foi fundado em Seattle, a maior cidade do estado e 15ª maior região metropolitana do país.

A instituição oferece diversos programas de bacharelado, mestrado e doutorado distribuídos em seus 140 departamentos que, por sua vez, são organizados em 18 faculdades e escolas.

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Geologia, Enfermagem, Geofísica, Biblioteconomia, Ciências Marinhas e da Terra, Ciência da Computação, Sistemas, Odontologia, Ciências da Vida e Medicina. 

A Suzzallo Library é a biblioteca central da Universidade de Washington (Foto: Martin Kraft)

8. Instituto de Tecnologia da Geórgia (80ª posição)

A famosa Georgia Tech na verdade é classificada como um instituto, e não como uma universidade. Fundada em 1885, a instituição tem seu campus principal em Atlanta, uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos. Embora tenha ótima qualidade em todos os seus cursos, o instituto é referência mundial principalmente nos campos da Computação e Engenharia. 

Internamente, a Georgia Tech é dividida em seis grandes faculdades: Computação, Design, Engenharia, Ciências, Artes Liberais e Negócios. 

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Ciências de Materiais, Estatística, Engenharia e Tecnologia, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Estrutural, Engenharia Química, Arquitetura, Matemática, Química e Ciência da Computação.

Escola de Negócios da Georgia Tech (Foto: Daniel Mayer)

9. Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (82ª posição)

O nome dessa universidade se deve ao fato de que o seu campus está localizado em duas cidades diferentes: as pequenas Urbana e Champaign, que fazem fronteira uma com a outra. Fundada em 1867, a instituição conta com alguns marcos importantes, entre eles o fato de ter o mais rápido supercomputador de qualquer universidade americana e a segunda maior biblioteca universitária do país. 

Seu campus enorme, que comporta impressionantes 651 edifícios, abriga 16 escolas e faculdades que, juntas, oferecem 150 programas de graduação e 100 programas de pós-graduação. 

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Biblioteconomia, Física e Astronomia, Ciências de Materiais, Engenharia Civil e Estrutural, Engenharia e Tecnologia, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Agricultura, Ciências Naturais, Comunicação e Estudos de Mídia e Psicologia. 

Auditório Foellinger, sala de concertos da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Foto: Beyond My Ken)

10. Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (95ª posição)

Fundada em 1782, a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill é uma das universidades públicas mais antigas dos EUA. É a primeira instituição de ensino superior do estado da Carolina do Norte e hoje oferece mais de 70 opções de cursos divididos em 13 escolas profissionais e uma unidade primária de graduação, a Faculdade de Artes e Ciências. 

Conheça as "novas Ivy League" dos EUA

Com cerca de 30 mil alunos, o campus principal da instituição fica localizado na zona central da cidade de Chapel Hill, que tem cerca de 60 mil moradores. Ou seja, considerando os professores e funcionários, mais da metade dos habitantes da cidade tem alguma relação com a universidade. 

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Biblioteconomia, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Ciências da Vida, Sociologia, Comunicação e Estudos de Mídia, História, Esportes, Antropologia e Geografia.

Escola de Jornalismo e Mídia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (Foto: Mihaly I. Lukacs)

11. Universidade Estadual da Pensilvânia (101ª posição)

A Universidade Estadual da Pensilvânia, fundada em 1855, fica dividida entre as localidades de State College e College Township. A instituição é referência dentro e fora dos Estados Unidos principalmente nas áreas de Engenharia Nuclear, Engenharia Industrial, Geografia, Meteorologia e Negócios.

É uma instituição de grande porte, com quase 100 mil alunos. Desses, poucos mais de 83 mil estão matriculados em programas de graduação e cerca de 14 mil em programas de pós-graduação. 

Esta universidade tem um melhor desempenho em: Engenharia Mineral e de Minas, Ciências Marinhas e da Terra, Geologia, Geofísica, Esportes, Arqueologia, Hospitalidade, Ciências de Materiais, Agricultura e Engenharia de Petróleo. 

Old Main, o prédio principal da Universidade Estadual da Pensilvânia (Foto: George Chriss)

Além do TOP 11...

Essas são as 11 melhores universidades públicas dos EUA, mas obviamente o país conta com várias outras instituições públicas de qualidade que também figuram no ranking da QS. Confira abaixo as demais universidades públicas do país que garantem sua posição entre as 500 melhores instituições de ensino superior do mundo.

Universidade Localização Posição no TOP 500 da QS
Universidade Estadual de Ohio Columbus, Ohio 108
Universidade Purdue West Lafayette, Indiana 109
Universidade da Califórnia em Davis Davis, Califórnia 112
Universidade da Califórnia em Santa Bárbara Santa Bárbara, Califórnia 152 (empate)
Universidade de Maryland em College Park College Park, Maryland 152 (empate)
Universidade de Pittsburgh Pittsburgh, Pensilvânia 156
Universidade Estadual do Michigan East Lansing, Michigan 157
Universidade da Flórida Gainesville, Flórida 162
Universidade do Texas A&M College Station, Texas 169
Universidade de Minnesota, Twin Cities Minneapolis e Saint Paul, Minnesota 177
Universidade da Califórnia em Irvine Irvine, Califórnia 210
Universidade da Virgínia Charlottesville, Virgínia 217
Universidade Estadual do Arizona Tempe, Arizona 220
Universidade do Colorado em Boulder Boulder, Colorado 230
Universidade de Illinois em Chicago Chicago, Illinois 256
Universidade Rutgers–New Brunswick New Brunswick, Nova Jersey 258
Universidade de Massachusetts Amherst Amherst, Massachusetts 270
Universidade do Arizona Tucson, Arizona 273
Universidade Estadual da Carolina do Norte Raleigh, Carolina do Norte 295
Universidade de Indiana em Bloomington Bloomington, Indiana 320
Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia Blacksburg, Virgínia 326
Universidade do Havaí em Mānoa Honolulu, Havaí 333 (empate)
Universidade de Utah  Salt Lake City, Utah 333 (empate)
Universidade Estadual de Nova Iorque em Buffalo Buffalo, Nova York 346
Universidade do Estado de Nova Iorque em Stony Brook Stony Brook, Nova York 373
Universidade do Kansas Lawrence, Kansas 383
Universidade do Colorado em Denver Denver, Colorado 398
Universidade Estadual de Washington Pullman, ‎Washington 411
Universidade da Califórnia em Santa Cruz Santa Cruz, Califórnia 416
Universidade de Iowa Iowa City, Iowa 420
Universidade do Tennessee em Knoxville Knoxville, Tennessee 432
Universidade do Estado do Colorado Fort Collins, Colorado 443
Universidade da Califórnia em Riverside Riverside, Califórnia 449
Universidade do Estado da Flórida Tallahassee, Flórida 456
Universidade Wayne State Detroit, Michigan 477
Universidade do Missouri em Columbia Columbia, Missouri 483
Universidade do Estado do Oregon Corvallis, Oregon 499

Universidade do Intercâmbio

Agora você já sabe quais são as melhores universidades públicas dos EUA. Então que tal começar a se preparar para entrar em uma delas no futuro? Mas para isso o ideal é contar com o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!