No início de agosto, o Ministério do Interior do Reino Unido anunciou que aboliria o Regime de Registro Policial, parte das regras de imigração britânicas, que anteriormente se aplicava a certos estrangeiros que residiam no país por mais de seis meses. Dessa forma, estudantes internacionais agora não precisam mais registrar seus dados pessoais na força policial local.

No site do governo, um documento que funcionava como um guia oficial de registro policial foi arquivado, uma vez que a “política não está mais em vigor”. De acordo com o comunicado oficial, a mudança também se aplica aos atuais estudantes que enviaram seus dados à polícia e àqueles que têm a condição de se registrar na polícia para sair ou permanecer no Reino Unido.

Pessoas que receberam o visto de estudante antes do anúncio terão o documento reemitido ou serão notificadas de quaisquer alterações antes da viagem.

🚨Update: Home Office abolish police registration scheme🚨

Find out more in our latest news items:

#UKCISA members👉https://t.co/vikJBFGOkJ
✅International students👉https://t.co/pKNcxFDurM pic.twitter.com/4duhFzyHpK

— UK Council for International Student Affairs (@UKCISA) August 8, 2022

A medida foi elogiada por provedores de educação da Grã-Bretanha, que a consideraram um passo necessário para remover burocracias redundantes na mobilidade estudantil. “A decisão de abolir o regime é uma notícia bem-vinda para universidades e estudantes internacionais. O UUK, juntamente com outros em todo o setor, vinha pedindo o abandono do esquema há algum tempo”, disse Harry Anderson, gerente de políticas da Universities UK.

Mudanças na imigração do Reino Unido: o que os estudantes internacionais devem saber

Antes de sua abolição, os cidadãos estrangeiros dos países listados no Anexo 2 das Regras de Imigração do Reino Unido que desejavam permanecer na Grã-Bretanha por mais de seis meses teriam que se registrar na polícia local dentro de sete dias após a chegada no país. O Brasil e a China, maior fornecedor de estudantes internacionais no Reino Unido, estavam entre os países incluídos na lista.

O pedido normalmente se aplicava a maiores de 16 anos e vinha com uma taxa de processamento. Os alunos teriam que encaminhar seus dados pessoalmente à delegacia de polícia mais próxima, o que era complicado para os recém-chegados na primeira semana. “O esquema era um fardo administrativo significativo para os estudantes internacionais e havia atrasos no número de nomeações policiais disponíveis”, explicou Anderson.

Ele acrescentou que as informações necessárias já foram capturadas no processo de solicitação de visto de um estudante, portanto, uma etapa extra era desnecessária.

Se você vai estudar no Reino Unido, aqui está um checklist rápido para responder a qualquer dúvida que você possa ter sobre seu status de imigração após a mudança:

Clique aqui para ler o FAQ completo do Ministério do Interior. Caso tenha alguma outra dúvida, entre em contato com o setor dedicado a estudantes internacionais da sua universidade para obter informações específicas.

Está cada vez mais fácil fazer intercâmbio!

Notícias como essa mostram como o mundo está se abrindo cada vez mais para intercambistas. Mas, para conseguir sua oportunidade internacional, é necessário bastante preparo – e, para isso, você pode contar com todo o apoio das aulas, revisão de documentos, mentores e comunidade do programa M60.

Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um de nossos alunos!