Reino Unido ou Inglaterra? Entenda a diferença!

Reino Unido ou Inglaterra? Certamente você já ficou com essa dúvida na cabeça em algum momento da sua vida, certo? Pois bem, não se preocupe. Confundir esses dois termos é bem mais comum do que você imagina. Mas a partir de hoje, depois de terminar de ler esse texto, você nunca mais cometerá esse erro novamente!

Reino Unido ou Inglaterra?

Pra resumir tudo de maneira bem direta, a Inglaterra é um país e o Reino Unido é um estado soberano. Mas o que significa isso na prática?

O Reino Unido, oficialmente Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, é um estado soberano formado pela Irlanda do Norte e pelos países da Grã-Bretanha, ou seja, Escócia, País de Gales e, claro, Inglaterra! Já a Grã-Bretanha é simplesmente uma ilha. A Irlanda também já foi parte desse reino, mas se tornou independente em 1949, após uma série de conflitos com o exército britânico que deixaram um saldo de centenas de mortos e feridos.

Então, para você gravar de uma vez por todas:

  • Inglaterra + País de Gales + Escócia = Grã-Bretanha  
  • Grã-Bretanha + Irlanda do Norte = Reino Unido

O que acontece é que a Inglaterra sempre foi o mais poderoso desses países, concentrado inclusive o ramo central da monarquia e liderando o processo de revolução industrial mundial. Por isso muita gente confunde e acaba achando que dizer Inglaterra é o mesmo que dizer Reino Unido.

Esses países partilham muitas coisas em comum, como o idioma oficial (inglês), a moeda (libra esterlina), o primeiro-ministro (Boris Johnson) e o chefe de estado (Rainha Elizabeth II). Cada um têm a sua capital, mas Londres funciona como a capital não só da Inglaterra, como também do Reino Unido e da Grã-Bretanha. Além disso, cada um desses países conta com o seu próprio primeiro-ministro. Enquanto Boris Johnson atua nessa função representando o Reino Unido e a Inglaterra, os outros três são representados pelos seguintes líderes:

  • Escócia: Nicola Sturgeon
  • País de Gales: Mark Drakeford
  • Irlanda do Norte: Arlene Foster

Agora que você já sabe as semelhanças entre os 4 países do Reino Unido, entenda um pouco mais sobre as principais diferenças entre eles:

Inglaterra

Com uma população de quase 56 milhões de habitantes, a Inglaterra é o mais populoso dos países do Reino Unido. É também o maior em área total (130.395 km²), além de ser o mais rico, com um PIB (Produto Interno Bruto) de quase 3 trilhões de dólares! Também é o líder da região no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com uma pontuação de 0,940, em uma escala que vai até 1.

Como já falamos, Londres é a capital do país e maior cidade do Reino Unido, com uma população de quase 10 milhões de pessoas (e pouco mais de 14 milhões na área metropolitana). Outras cidades importantes da Inglaterra são Manchester, Birmingham, Liverpool, Leeds, Sheffield, Newcastle, Bradford e Nottingham.

Reino-Unido-ou-Inglaterra-Manchester

Depois de Londres, Manchester é a maior cidade da Inglaterra

A Inglaterra concentra as principais universidades do Reino Unido, entre elas Oxford, Cambridge, University College London (UCL) e Imperial College London, que ficam no TOP 10 das melhores universidades do mundo do QS World University Rankings 2020, respectivamente na 4ª, 7ª, 8ª e 9ª posições. Algumas outras instituições renomadas são a Universidade de Manchester (27ª posição), o King’s College London (33ª), a Escola de Economia e Ciência Política de Londres (44ª) e a Universidade de Bristol (49ª).

Escócia

Com pouco menos de 6 milhões de habitantes, a Escócia é o segundo país da região em população e em área (78.772 km² ). Já o seu PIB é de 192 bilhões de dólares, número bem mais modesto que o da Inglaterra, enquanto o seu IDH é de 0,901. Além do inglês, o gaélico escocês também é considerado um idioma oficial.

A capital do país é Edimburgo, uma cidade com cerca de 500 mil habitantes (794 mil na área metropolitana). No entanto, a maior cidade do país, por uma pequena diferença, é Glasgow, com cerca de 580 mil pessoas. As outras cidades mais importantes do país são Aberdeen e Dundee.

Reino-Unido-ou-Inglaterra-Edimburgo

Edimburgo, capital da Escócia

As principais instituições de ensino superior escocesas são a Universidade de Edimburgo (20º lugar no ranking da QS) a Universidade de Glasgow (67º), a Universidade de St. Andrews (100º) e a Universidade de Aberdeen (194º).

País de Gales

O País de Gales tem uma população de pouco mais de 3,1 milhões de pessoas e é o único que tem um IDH menor que 0,9, mais precisamente 0,885. Já em relação à economia, o PIB do país fica na casa dos 79,4 bilhões de dólares. Também é bem menor em área, com 20.779 km².

A sua capital e maior cidade é Cardiff, com pouco mais de 360 mil habitantes (mais de 1 milhão na região metropolitana). As outras duas maiores cidades são Swansea (239 mil habitantes) e Newport (140 mil).

A Universidade de Cardiff (154º) e a Universidade de Aberystwyth (484º) são as mais importantes do país. Já em relação ao idioma, além do inglês, o galês também é uma língua oficial.

Reino-Unido-ou-Inglaterra-Cardiff

Cardiff ainda é uma cidade pouco conhecida do Reino Unido aqui no Brasil

Irlanda do Norte

Saindo da ilha da Grã-Bretanha temos a Irlanda do Norte, que divide uma menor parte da ilha da Irlanda com o país de mesmo nome. Enquanto a Irlanda tem uma área de 70.273 km², a Irlanda do Norte ocupa uma área de 13.843 km², sendo o menor dos países do Reino Unido tanto em território quanto em população, com cerca de 1,8 milhões de habitantes. Já o PIB é de pouco mais de 64 bilhões de dólares e o IDH de 0,923, maior que o do País de Gales e da Escócia.

A sua capital é Belfast, que com com 340 mil moradores (pouco menos de 700 mil na área metropolitana), pode ser considerada a única grande cidade do país. Outras cidades importantes, no entanto, são Derry e Lisburn, ambas um pouco abaixo dos 300 mil habitantes.

As principais universidades do país são a Queen’s University de Belfast (173º) e a Universidade de Ulster (601-650). Além do inglês, o país conta com mais dois idioams oficiais: o gaélico irlandês e o scots de ulster.

Reino-Unido-ou-Inglaterra-Sede-da-Câmara-Municipal-de-Belfast

Câmara Municipal de Belfast, a capital da Irlanda do Norte

Universidade do Intercâmbio

Reino Unido ou Inglaterra? Depois de ler esse texto tenho certeza que essa não vai mais ser uma dúvida que vai passar pela sua cabeça, certo? E se você quiser conquistar a sua oportunidade de intercâmbio dos sonhos em qualquer um dos países do Reino Unido, procure o apoio da nossaa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.