5 dicas para se destacar na graduação

A cada ano que passa o mercado de trabalho fica mais concorrido. O número de pessoas capacitadas só cresce e quem não procura se destacar fica pra trás nessa concorrência. E uma boa forma de começar a fazer isso o mais rápido possível é ainda na faculdade. É geralmente nessa fase da vida que as oportunidades de trabalho que surgirão no futuro do estudante começam a serem desenhadas. Em muitos casos, um bom estágio iniciado durante a graduação acaba se tornando um ótimo trabalho. É por isso que é tão importante procurar se destacar na graduação com um desempenho acadêmico de alto nível. Mas como fazer isso?

5 dicas para se destacar na graduação:

Mantenha bons hábitos de estudo

Bons hábitos de estudo são importantes para ser um aluno bem-sucedido. E isso começa com a criação de uma rotina muito bem definida. É fundamental criar horários específicos de estudo, assim como um ambiente adequado para isso. O estudante precisa entender sua personalidade, e, a partir disso, quais métodos de estudo funcionam melhor para ele.

Seja ativo

Os melhores estudantes são os que conseguem manter o controle de suas vidas e não deixar que os problema que acontecem fora da sala de aula afetem seu desempenho acadêmico. Para se destacar na graduação o aluno precisa, antes de tudo, ter a responsabilidade de entender muito claramente que seus resultados dentro da faculdade também vão depender das atitudes que ele toma na sua vida de modo geral. Faltar aula por causa de um problema externo, por exemplo, é uma atitude que deve ser evitada a todo custo.

Defina metas educacionais

Quando o aluno sabe o porquê de ele estar na faculdade, se dedicando aos estudos de uma área que ele realmente se identifica, fica muito mais fácil ter motivação para seguir em frente. Da mesma forma, também fica mais fácil para definir metas de curto e longo prazo. Seja um simples aumento de média de um semestre para o outro ou o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico para conseguir um intercâmbio, por exemplo.

Não tenha medo de perguntar

Os professores não são deuses intocáveis que vão para a sala de aula apenas para falarem sem parar. Você tem todo o direito de fazer perguntas, questionamentos e iniciar discussões enriquecedoras em sala de aula. É preciso ter em mente que o professor está ali para te ensinar. E esse envolvimento horizontal faz parte desse processo de desenvolvimento. Sua relação com os seus professores deve ser de parceria e não apenas uma relação restritamente hierárquica.

Faça do tempo seu amigo

Para quem não consegue gerenciar bem as horas, o tempo pode acabar se tornando o pior inimigo do bom desempenho acadêmico. O mais importante é não procrastinar. Se você tem algo para estudar ou um trabalho para fazer, não deixe para depois. A tendência é você acabar acumulando atividades que serão muito mais difíceis de serem executadas em conjunto. Monte uma rotina e a siga, sem desculpas.

Essas dicas são fundamentais para quem realmente deseja de destacar na graduação com um desempenho acima da média. Mas elas não são as únicas. Se você quer se preparar ainda mais para essa fase tão crucial da vida, uma boa pedida é contar com o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.