BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Quais são os prós e contras de trabalhar durante a faculdade nos EUA?

Trabalhar durante a faculdade nos EUA (em meio período) é bastante comum e pode te ajudar a arcar com algumas despesas pessoais, complementar o auxílio financeiro dado pela instituição e ganhar uma valiosa experiência profissional.

LEIA TAMBÉM: 5 mitos sobre os processos seletivos das universidades americanas

Além disso, pesquisas recentes mostram que os estudantes que trabalham mais têm rendimentos mais altos ao longo da carreira. Em outras palavras, podemos dizer que quanto mais você trabalha durante os anos da faculdade, mais ganha depois da conclusão da sua formação.

A primeira explicação para isso é que, ao trabalhar durante a faculdade nos EUA, você irá adquirir habilidades profissionais importantes que serão valorizadas pelos futuros empregadores. 

Dessa forma, você já irá ingressar no mercado de trabalho, por exemplo, sendo pontual, sabendo seguir instruções dadas por supervisores e sendo diligente em seus deveres.

Quem concilia trabalho e faculdade também pode passar a ter rendimentos mais elevados por ter um currículo maior e mais desenvolvido, além de um networking mais forte.

Onde trabalhar enquanto estuda nos EUA?

É importante ressaltar que a maior parte desses trabalhos de meio período são realizados dentro do campus da própria universidade. Cada instituição de ensino superior americana administra uma "pequena cidade", então os seus interesses profissionais podem ser atendidos de muitas maneiras diferentes. 

É possível, por exemplo, trabalhar como assistente de professor(a), supervisor(a) de dormitório, assistente bibliotecário, auxiliar de admissão, assistente de laboratório, entre muitas outras oportunidades. Esse tipo de trabalho é chamado de work on campus e é uma ótima chance para ganhar em dólar durante a faculdade nos EUA.

Além das possibilidades de trabalhar dentro da universidade, existem empregos fora da universidade. Mas, nesse caso, é preciso cumprir algumas normas para poder conciliar com o estudo nos Estados Unidos.

Por lá, nos EUA, durante o primeiro ano de estudo não é permitido trabalhar fora do campus da universidade. Ou seja: você não deve procurar empregos “ilegais” porque pode atrapalhar sua permanência e seu visto por lá. 

Mas, não se preocupe: nos demais anos da graduação, é possível trabalhar off campus. A única exigência é que esse serviço seja realizado com atuação na sua área de estudos, através do Curricular Practical Training (CPT) ou do Optional Practical Training (OPT).

Esses são como “programas de estágio” realizados com a supervisão das universidades norte-americanas. Portanto, é uma ótima maneira de colocar em prática a teoria aprendida nas aulas. 

Dentre os principais benefícios de trabalhar enquanto estuda na faculdade nos EUA, podemos citar:

1. Crescimento profissional e pessoal

Trabalhar enquanto estuda nos Estados Unidos é uma forma de amadurecer. Assumir as responsabilidades de um emprego, seja ele on ou off campus, é um desafio para os jovens e traz vantagens, como fortalecer o networking, reforçar o compromisso com as obrigações e ainda ajudar a desenvolver habilidades fundamentais em um emprego, como a pontualidade. 

2. Ganho de experiência 

Uma das principais vantagens de trabalhar e estudar nos EUA é ganhar experiência. Principalmente na modalidade de estágio, o empregador não espera que você já saiba o trabalho! Por lá, não é costume pedir experiência prévia para estágio, afinal de contas, o objetivo é aprender. E ainda, como são vagas autorizadas pelas universidades, o emprego para estudantes é pensado para não prejudicar o desempenho acadêmico, com limite de horas. 

3. Receber em dólar 

Já pensou em ganhar em dólar enquanto estuda fora? Essa pode ser uma boa chance de curtir ainda mais o intercâmbio, ganhando em moeda local para poder passear e aproveitar a experiência ao máximo. Para os mais econômicos, também pode ser ideal para juntar dinheiro, até mesmo para a volta ao Brasil ou investir em um novo projeto. 

Quais são as possíveis desvantagens de trabalhar durante a faculdade nos EUA?

Trabalhar no campus pode ser uma grande oportunidade para os alunos entenderem o que é e como funciona uma faculdade americana, mas também existem algumas desvantagens em trabalhar ao longo dos estudos.

A primeira delas é que os salários em empregos tipicamente mantidos por estudantes raramente são suficientes para pagar os custos da faculdade, como mensalidades e taxas. O ideal para resolver esse impasse é conciliar a remuneração recebida com bolsas de estudo da própria instituição.

Além disso, alguns especialistas observam que trabalhar demais pode começar a afetar negativamente o desempenho acadêmico do estudante. Por isso, o ideal é dedicar no máximo de 15 a 20 horas semanais para essas atividades.

Outro ponto a se levar em consideração é que alunos fortemente envolvidos em atividades extracurriculares podem enfrentar dificuldades em manter também um trabalho de meio período, além de todo o resto. 

Para resolver esse problema, a solução pode ser escolher um empregador que esteja disposto a oferecer mais flexibilidade durante períodos cruciais, como as semanas de prova. E isso, querendo ou não, será mais fácil de ser encontrado em oportunidades oferecidas dentro do campus.

Também é importante checar se o seu trabalho de meio período poderá ter algum efeito sobre a sua elegibilidade para os auxílios financeiros da universidade, que também podem ser reduzidos dependendo dos seus ganhos (mesmo se você continuar sendo elegível).

Dessa forma, vale a pena pesar os possíveis contras de trabalhar enquanto estuda nos Estados Unidos: 

  • ter menos tempo livre;
  • verificar se o trabalho não atrapalha a rotina acadêmica e as atividades extracurriculares; 
  • checar se o trabalho prejudica a elegibilidade para auxílios financeiros e bolsas de estudos. 

Trabalhar nos EUA enquanto estuda(foto: ThisIsEngineering/Pexels)

Então, como decidir se vale ou não a pena trabalhar durante a faculdade nos EUA?

A escolha de trabalhar enquanto estiver frequentando a faculdade em tempo integral é totalmente individual. A chave para obter sucesso é encontrar o equilíbrio entre o seu compromisso com o trabalho e com os estudos (que deverá sempre ser o seu foco).

Ou seja, antes de se comprometer com um trabalho de meio período, você precisa analisar se essa atividade não irá prejudicar o seu desempenho acadêmico. 

E caso você note que isso esteja acontecendo (depois de começar o trabalho), é preciso saber reconhecer a hora de parar. 

Por isso, lembre-se: conciliar estudos e trabalho é possível e pode trazer vantagens pessoais e profissionais, porém é fundamental saber organizar seu tempo e priorizar os estudos para garantir uma formação completa. 

 

 

Faça faculdade nos EUA!

E aí, agora ficou mais fácil decidir se vale a pena estudar durante a faculdade nos EUA? Mas antes de se preocupar com isso você deve primeiro conquistar sua vaga em pelo menos uma instituição de lá, né? Felizmente nós podemos te ajudar com isso através de centenas de aulas e todo o suporte necessário! Clique aqui e faça agora mesmo o nosso teste de perfil!

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2021) e atualizado por Elaine Maciel (2023).

 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

28 Jan 2023

Postagens recentes
Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

Ana Clara Reis
21 Abr 2024