Conhecer a Disney é o sonho de muitas crianças no mundo inteiro. Isso não é exatamente uma novidade, já que desde pequenos somos apresentados a personagens encantadores feitos pelo estúdio do Mickey, como a Pequena Sereia, o Aladin e a Mulan. É muito difícil pensar na Disney sem pensar em sonho, mas a companhia é bem real. Na verdade, a Disney é a sétima empresa mais valiosa do mundo, de acordo com o levantamento da revista Forbes.

TESTE: Decida entre estes personagens da Disney e te indicaremos uma universidade

Sendo uma empresa tão grande, ela precisa de muitos funcionários, não é mesmo? Imagina se você fosse escolhido(a) para trabalhar na Disney? Além de ser a realização de um sonho de infância, ainda é a oportunidade de colocar a experiência de um intercâmbio remunerado internacional no seu currículo! Ficou com vontade de saber mais? Então fique tranquilo(a), porque nós vamos te explicar todos os detalhes!

Como é trabalhar na Disney?

A Walt Disney Company é a maior empresa de entretenimento do mundo. Ela possui tanto produtoras de filmes e séries de relevância global como tem os parques mais visitados do planeta. Por ser uma empresa tão grande, ela oferece todo tipo de emprego, mas aqui nós vamos falar de um programa específico: o Cultural Exchange Program.

trabalhar_na_disney

(foto: Joe Penniston)

Esse é o mais popular dos programas internacionais da Disney. A ideia é muito parecida com o que acontece nos programas Work and Travel: são trabalhos de curta duração (entre 2 e 3 meses) e remunerados. Além disso, as pessoas que conseguem entrar no programa têm desconto em tudo que está disponível nos parques da Disney.

A acomodação não é totalmente gratuita, mas a taxa é descontada automaticamente do seu contracheque e inclui conta de luz, internet, descarte de lixo, serviço de telefone local e o uso das áreas de lazer. Também é necessário pagar uma taxa de 390 dólares e participar de uma seleção para entrar.

Quem faz parte do programa, os chamados Cast Members, pode ficar em quartos compartilhados nos complexos Chatham Square, The Commons, Patterson Court ou Vista Way. Os preços variam dependendo do hotel e do número de pessoas nos quartos. Todas as opções de hospedagem ficam na cidade de Lake Buena Vista, há poucos quilômetros de Orlando, na Flórida.

5 melhores escolas de Animação no Canadá

Mas se o Cultural Exchange Program é tão parecido com outros programas de Work and Travel, qual é o diferencial de escolher trabalhar na Disney? A vantagem mais óbvia é poder visitar os parques da empresa do Mickey (que já é o sonho de muita gente) de forma mais econômica e, ainda por cima, poder ficar mais tempo por lá, aproveitando para conhecer as atrações de forma mais profunda.

Outro ponto a se levar em conta é a tradição. A Disney oferece programas internacionais desde 1982. A empresa já teve vários modelos de programa - incluindo o conhecido International College Program (ICP) - até chegar no modelo atual e a maioria das pessoas que retornam falam bem da experiência.

Veja como é trabalhar na Disney com quem já participou do Cultural Exchange Program

Os Cast Members têm a oportunidade de conviver com pessoas do mundo inteiro, e também aprendem a trabalhar duro, o que é muito enriquecedor, principalmente para quem está vivendo suas primeiras experiências profissionais.

Além disso, a Disney tem por princípio passar três experiências para os estudantes que participam do programa: 

  • Viver em conjunto: no programa você aprende a lidar com as diferenças entre seus colegas de quarto;
  • Trabalho: no programa você faz parte da rotina de uma das maiores empresas do mundo, lidando com a responsabilidade de interagir com visitantes e funcionários de todo o mundo;
  • Ganhos: normalmente, os cast members são bem jovens e passam por sua primeira experiência com o próprio dinheiro durante o programa. Lidar com quanto você ganha e quanto você gasta é um aprendizado para a vida toda.

Quem pode participar do Cultural Exchange Program?

Para participar do Cultural Exchange Program da Disney é preciso seguir alguns requisitos como:

  • Ser brasileiro (ou nativo de outro dos 13 países credenciados);
  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser capaz de se comunicar com fluência em inglês;
  • Ser estudante de uma universidade reconhecida;
  • Ter disponibilidade entre os meses de novembro e março;
  • Pagar sua passagem, seguro viagem e visto.

Quais são os cargos oferecidos na Disney?

Os trabalhos oferecidos nos parques da Disney são para pessoas que ainda não têm formação universitária, então eles não são muito especializados. Não espere, por exemplo, trabalhos na gestão dos hotéis e parques, por exemplo. Os cargos disponíveis são:

  • Assistente de atrações: envolve trabalhar diretamente com a operação das atrações dos parques, monitorando visitantes e auxiliando no controle do público.
  • Assistente de atrações de recreação: atua na limpeza dos brinquedos, além de fornecer suporte básico e primeiros socorros aos visitantes.
  • Assistente de fantasias: auxilia na manutenção e distribuição das fantasias.
  • Assistente de personagem: consiste em apresentar os visitantes aos personagens da Disney e ajudar as pessoas que estão nas fantasias.
  • Assistente de vendas: trabalha nas lojas vendendo os produtos dos parques.
  • Equipe de custódia: participa da manutenção da limpeza do parque, varrendo calçada e higienizando piscinas e deques.
  • Governança: trabalha na limpeza dos hotéis e arrumação dos quartos.
  • Intérprete de personagem: são as pessoas que se vestem de Mickey, Minnie e outros personagens icônicos para encontrar (e encantar!) os visitantes do parque.
  • Recepcionista de restaurantes: sua função será guiar os clientes dos restaurantes da Disney.
  • Salva-vidas: tem a função de garantir a segurança (em especial nas atrações aquáticas) e dar informações para os visitantes.
  • Trabalho em lanchonetes: trabalhar como garçom, atendente ou assistente de cozinha nas lanchonetes dos parques.

As pessoas selecionadas trabalham no mínimo durante 30 horas por semana, recebendo, em média, 10 dólares por hora. Se você tiver disponibilidade, pode trabalhar por mais horas, mas o valor por hora não é alterado.

Intercâmbio com a UDI

Trabalhar na Disney e ainda fazer um intercâmbio remunerado pode ser o seu próximo sonho a se tornar realidade. A mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio pode te ajudar a encontrar as melhores oportunidades no exterior. Nossos mentores já estudaram e trabalharam em importantes lugares do planeta e vão te ajudar a fazer a melhor escolha para você. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.