Passar várias horas dentro de um avião é uma situação comum para quem viaja ou faz intercâmbio muito longe. Mas, se você ainda não fez nenhuma viagem longa de avião, muito provavelmente você irá se sentir um pouco desconfortável na primeira vez. Para te ajudar com isso, nós listamos algumas dicas que vão fazer tudo ficar mais fácil. Se você conseguir colocar elas em prática, com certeza vai conseguir aproveitar melhor o voo!

Tenha um travesseiro de pescoço

Se você quiser ficar confortável na sua viagem, uma ótima dica é um travesseiro de pescoço. Se você não estiver com um, vai ter que apoiar a cabeça na parede do avião ou descansar a cabeça no próprio ombro. Em qualquer uma das alternativas você vai chegar no destino com uma grande dor no pescoço.

Leve um relógio

Mesmo que você possa levar o seu computador ou usar o celular, olhar para o seu pulso é muito mais fácil. Você não vai ter que vasculhar as malas procurando o notebook e nem se preocupar se o telefone vai mudar a hora automaticamente com os novos fusos horários.

Faça amizade com quem estiver sentado ao seu lado

Por mais que você não seja de socializar, tente conhecer a pessoa que estiver sentada ao seu lado. É bem melhor do que ficar em silêncio  com a desconfortável sensação de passar horas ao lado de uma pessoa em uma viagem longa de avião e não trocar nem mesmo um “Olá!”. Além disso, pode ser que você já chegue no país de destino com uma nova amizade!  

Use fones de ouvido externos

Os fones internos de ouvido podem ser muito bons para a qualidade do som, mas imagine tê-los em seu ouvido por muitas horas. Pode ser que fique desconfortável com o tempo e seu ouvido fique irritado. Uma alternativa, então, é levar um fone externo!

Leve uma garrafa de água

Em alguns casos a companhia aérea pode não permitir que você leve uma garrafa d’água, por segurança. Apesar disso, compre uma enquanto estiver voando. Assim, quando estiver com sede você não precisa esperar a tripulação passar oferecendo e pode encher você mesmo(a).

Evite café

Se seu organismo é sensível à cafeína, fique longe do café. Além de te fazer ir mais vezes no banheiro, o café vai te manter acordado. Esses são dois pontos negativos quando se trata de voar.

Levante e ande pelo avião

Movimente-se. Se você ficar sentado por muitas horas vai se sentir desconfortável e também entediado. Quando se levantar para andar, vai se sentir mais disposto e vai poder se distrair um pouco também. Isso ajuda a passar o tempo e deixa a viagem bem mais fácil de aguentar!

Leve um remédio para dor de cabeça

A pressão lá em cima é bem forte, e, junto com as luzes internas do avião, ela pode te dar uma bela dor de cabeça. Nesse caso, é sempre melhor prevenir. Tenha sempre em mãos um remédio para essas situações.

Leve lanches

As razões são praticamente as mesmas que as para levar uma garrafa de água. Se te oferecerem comida apenas a cada 5 horas (ou você não gostar da comida), você vai ficar feliz de ter trazido algumas barras de cereal.

Esteja preparado para não ter acesso a tomadas elétricas ou WiFi

Nem todos os aviões têm tomadas para você carregar o seu celular ou notebook. Lá em cima, você também não vai ter acesso à internet. Por isso, se prepare levando um livro ou alguma outra atividade que não precise de energia ou de WiFi.

Com essas dicas eu posso garantir que sua viagem longa de avião vai ficar mais fácil. Ler esse texto te deu ainda mais vontade fazer um intercâmbio? Então se liga! A nossa mentoria pode te ajudar a conquistar sua vaga lá fora. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.