Muito além da França: 4 destinos para aprender francês

O francês é um dos idiomas mais bonitos do mundo. Conhecida como a língua do amor é também muito requisitada no âmbito profissional. Quando se pensa em estudar esse idioma no exterior logicamente a França é o primeiro país a ser pensado. Cidades como Paris, Lille, Nice, Bourdeaux, Estrasburgo e Marselha são encantadoras e com certeza ótimos lugares para ter uma imersão na língua. No entanto existem outras opções tão interessantes quanto. É possível aprender francês em outros países com a mesma qualidade e gastando até menos.

4 destinos inesquecíveis para aprender francês

Canadá

Essa já não é surpresa pra ninguém mas ainda assim é válido lembrar. O francês é uma das línguas oficiais do Canadá, que já é o país mais procurado por brasileiros para intercâmbio. Cidades como Montreal, conhecida como “Paris do Canadá” já contam com uma boa estrutura de cursos de idiomas e imersão e a Universidade de Montreal é a maior de língua francesa depois de Sorbonne.

Para quem deseja conciliar inglês com francês esse pode ser um destino interessante. Um ponto negativo é que a proximidade com o inglês pode acabar atrapalhando uma imersão completa no francês.

Principais cidades para intercâmbio: Montreal, Ottawa, Gatineau e Quebec

Haiti

Pouco menos da metade da população haitiana fala um francês fortemente influenciado por dialetos africanos. Já o francês padrão é ensinado e utilizado em ambientes mais formais e oficiais, embora menos comum.

Se você quer conciliar o aprendizado de outro idioma com algum tipo de trabalho voluntário esse pode ser o seu destino ideal. Além disso, o clima mais tropical do país pode facilitar na adaptação. Boa parte da população do Haiti vive na capital Porto Príncipe, que conta com um bom número de universidades, ou em pequenas cidades ao longo da costa.

Principais cidades para intercâmbio: Porto Príncipe

Marrocos

Como uma das várias antigas colônias francesas na África, o Marrocos é um lugar rico em diversidade. E embora o francês não seja idioma oficial no país, é amplamente falado, especialmente entre profissionais qualificados e no meio acadêmico. Na capital, Rabat, especialmente.

Existem várias escolas de imersão em francês em Rabat e é comum que os estudantes morem com famílias locais. Isso é um ponto extremamente positivo do ponto de vista cultural. E além disso também existem oportunidades de voluntariado por lá.

Principais cidades para intercâmbio: Rabat

Suíça

A Suíça é o lugar perfeito para aprender francês para quem tem interesse em seguir carreira diplomática. Isso porque Genebra, a segunda cidade do país, abriga um dos quatro principais escritórios das Nações Unidas.

O país conta com 4 línguas oficiais e o francês é uma delas. Um ponto negativo em relação à essa opção são os preços, visto que a Suíça é um dos países mais caros do mundo.

Principais cidades para intercâmbio: Genebra, Zurique e Montreux

Bélgica

Ainda na Europa, a terra do chocolate e dos quadrinhos é um lugar encantador para aprender francês, que é um dos três idiomas oficias do país. A capital Bruxelas também é considerada a capital da União Europeia e tem um custo de vida relativamente mais baixo em comparação com outras importantes cidades do continente. Isso sem falar de uma vida cultural agitada e da localização estratégica, sendo possível viajar facilmente para outros países da região.

Principais cidades para intercâmbio: Bruxelas, Dinant, Louvain, Namur e Liège

Se interessou por algum desses destinos para aprender francês? Então para saber qual é o melhor para o seu perfil procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

04 Jan 2019