O nosso último post sobre motivos para se candidatar a um mestrado fez tanto sucesso que resolvemos trazer mais 4 razões. Se você não se convenceu da última vez, essa pode ser a sua chance de mudar de ideia. Confira:

É uma maneira de melhorar suas perspectivas financeiras 

Maior potencial de ganhos é uma das razões mais citadas para se matricular em um mestrado. Tudo bem que esse pode não ser o principal motivo para seguir esse caminho. Mas que é um belo de um incentivo não dá pra negar! Ter um diploma de pós-graduação pode aumentar e muito os ganhos de um profissional no mercado de trabalho, inclusive no Brasil.

Faça a diferença no mundo

Você tem interesse em contribuir de alguma forma para tornar o mundo um lugar melhor? Então conhecer a sua área de estudo de dentro pra fora é o primeiro grande passo para isso. E todo esse processo começa a partir do mestrado e do desenvolvimento de uma pesquisa aprofundada.

A graduação é a oportunidade para começar a entender o seu campo de atuação. No entanto, o mestrado é a porta de entrada para contribuir para o desenvolvimento de conhecimento dentro desse campo.

Conquiste reconhecimento acadêmico

Se durante o seu curso você realizar alguma pesquisa que seja particularmente excepcional, você poderá ser reconhecido por essa conquista pela comunidade acadêmica. E isso pode acontecer através de diferentes formas: você pode ser convidado para apresentar seu trabalho em uma conferência importante, pode contribuir para um projeto de pesquisa relevante ou até mesmo receber créditos em um trabalho publicado em um periódico científico internacionalmente respeitado.

O reconhecimento internacional é, aliás, um grande objetivo de grande parte dos pesquisadores. E se você seguir por esse caminho, poderá se tornar um dia um especialista em seu campo respeitado nos quatros cantos do mundo.

Trabalhe com os melhores

Na pós-graduação, você estará cercado pelos principais pensadores da sua área. E isso não inclui apenas os seus futuros professores. Seus colegas e os especialistas que com certeza surgirão em palestras e conferências também fazem parte dessa equação.  Isso é extremamente positivo porque trabalhar com pessoas que nos inspiram é um ótimo gás para nos manter motivados e interessados.

Além de todas essas pessoas talentosas, você também terá acesso a excelentes recursos materiais. Se você é dá área de tecnologia, por exemplo, possivelmente terá contato com equipamentos de ponta sendo utilizados dentro do seu campo de estudo.

Agora você viu não só 4, mas 8 motivos para se candidatar a um mestrado. Se no primeiro texto rolou aquela dúvida se isso era realmente pra você, agora não dá mais pra ficar em cima do mundo. Vai ser sim ou não? Se sua resposta for sim, então você precisa começar a se preparar desde já pra isso. A boa notícia é que a nossa mentoria especializada pode te ajudar! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.