Você é um estudante no último ano da graduação ou já se formou? Então com certeza já se deparou com essa questão. Sua família já deve ter te perguntando sobre isso, seus amigos também. Até você mesmo já deve ter se feito esse questionamento várias vezes: “por que eu devo fazer uma pós?”. Tanto o custo das mensalidades quanto o tempo extra afastado do mercado de trabalho podem representar grandes problemas para quem pensa em seguir por esse caminho. Por essa razão é essencial ter certeza antes de tomar essa decisão tão importante para não se arrepender lá na frente. Para te ajudar com isso separamos algumas razões para se candidatar a um mestrado. Confira:

É um investimento no futuro

Se você quer fazer um mestrado deve encarar isso como um investimento em seu próprio potencial de olho no seu futuro. Grave isso na sua mente: mestrado não é uma forma de adiar o fim da sua vida estudantil. Então se você quer realmente fazer um, já inicie seu planejamento pensando em um plano pra sua futura carreira.

O mestrado muitas vezes é uma espécie de “versão acadêmica” da sua formação profissional. Ou seja, é uma maneira de desenvolver todos os conhecimentos e habilidades necessários para iniciar sua saga no mercado de trabalho mais preparado que a concorrência.

É uma maneira de se destacar no mercado de trabalho

Nos países desenvolvidos, ter um mestrado já deixou de ser um luxo exclusivo para poucas pessoas. E aqui no Brasil, embora isso ainda não seja realidade, a tendência é que também nos encaminhemos para isso no futuro. Em um mundo onde a concorrência no mercado de trabalho se torna cada vez maior a cada ano que passa, investir em especialização pode ser o melhor caminho para se destacar. E o mestrado pode ser o primeiro passo pra isso (mas não o último!).

Você vai estar se especializando 

A maioria dos cursos de graduação permite que os alunos escolham uma área de interesse específica. Mas é no mestrado que isso ocorre em um nível muito maior. Você é um desses estudantes de graduação apaixonados pelo que estudam? Então com certeza vai gostar de aprofundar seus conhecimentos em um nível mais avançado e abrangente, do jeito que só uma pós-graduação permite.  

Faça conexões

A vida estudantil em nível de graduação é muito associada à socialização. Enquanto isso, a pós-graduação tem muito mais relação com a possibilidade de se conectar profissionalmente com pessoas. E aqui não entram apenas colegas, mas também professores. Como aluno de mestrado, você precisará aprender a se relacionar como profissional e aprimorar suas habilidades pessoais de comunicação.

No mundo profissional, um bom networking é o melhor caminho para começar a desenhar de forma estratégica o seu futuro profissional. Sabe o que vai te ajudar a desenvolver as habilidades que as empresas estão procurando? Conectar-se com pessoas de pensamento similar em um contexto profissional. E, como consequência, encontrar maneiras de colaborar, discutir e desenvolver seu próprio conhecimento a partir disso.

Essas quatro razões para se candidatar a um mestrado foram suficientes para fazer você ter uma visão mais clara se isso é realmente pra você? Sim? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.