5 dicas para estudar melhor

Semana de provas é um período difícil pra todo mundo. Apesar disso, alguns passos simples podem te ajudar a aproveitar melhor seu tempo de estudo e mandar muito bem. Para te ajudar, reunimos aqui 5 dicas para estudar melhor que vão fazer toda a diferença nos seus resultados:

Não é preciso estudar demais para estudar de forma eficiente

Estudar até cansar não é a forma mais eficaz de dar conta de todo o conteúdo. Quando você passa muito tempo estudando, sua concentração vai diminuindo com o passar das horas, dando lugar para o estresse e para o cansaço.

Para mudar isso, você pode começar a focar mais na qualidade do tempo estudado, e não tanto na quantidade. Dessa forma, você vai ter os mesmos resultados (ou até resultados melhores) sem ter que investir tantas horas.

Uma dica é diminuir as sessões de estudo para 50 minutos. Nesse tempo, você foca exclusivamente nisso. Revisa, anota, escreve. Tudo sem nenhuma distração (principalmente do celular, que é a mais difícil). Você pode colocar um alarme para tocar e fazer uma pausa merecida quando der o tempo. Depois é só repetir o processo. Com o tempo, você vai começar a perceber resultados sem ficar completamente esgotado(a).

Evite procrastinar

A forma como você gerencia o seu tempo é muito importante para poder estudar bem. Para fazer isso, não precisa de um grande planejamento mensal. Você pode anotar, todos os dias pela manhã, as tarefas mais importantes para  serem realizadas no dia.

Quando for fazer esse planejamento, tente priorizar o que for mais urgente e ser realista em relação ao que você realmente pode encaixar na sua rotina. No final do dia, dê um “OK” nas tarefas que você realizou. Nas que não conseguiu, escreva ao lado o motivo. Isso pode te fazer ter uma visão melhor de como está manejando seu tempo.

Não precisa fazer todas as suas anotações a mão

Pode ser que você tenha a impressão que memoriza melhor um conteúdo quando anota tudo a mão. O fato é que nós digitamos muito mais rápido do que escrevemos. Consequentemente, isso significa que você não precisa se apressar para conseguir anotar tudo o que o professor fala. A partir daí, é só filtrar depois o que foi dito de mais importante!

Sempre vá às aulas

Essa dica pode parecer boba a princípio. Mas seja honesto(a): você vai em todas as suas aulas? Se sua resposta foi "não", então é hora de começar a mudar esse hábito. Quando você falta,  leva mais do que o dobro de tempo para compensar o conteúdo que você perdeu.

Indo para a aula, independente do tamanho da sua ressaca ou de quão estressado(a) ou desmotivado(a) você estiver, vai economizar muitas horas de estudo a longo prazo.

Escolha um assunto interessante para os seus trabalhos

Nas palestras e seminários que participar, você pode fazer anotações sobre os tópicos que mais lhe interessam, e depois desenvolvê-los em seus trabalhos. Aliás, isso também se aplica à bibliografia que o professor te indicar. Em outras palavras: tente encontrar novos assuntos e expandir seus temas.

Outra dica é envolver os professores no processo de planejamento do seu trabalho, especialmente se você estiver sem ideias. Eles conhecem muito bem o seu campo e por isso podem te ajudar a ter a melhor experiência de aprendizado possível.

Estudar melhor nada mais é que uma questão de foco, planejamento e constância. Você acha que já tem essas três características bem desenvolvidas? Se não, saiba que elas são fundamentais também para conseguir as melhores oportunidades fora do Brasil. Que tal então começar a se preparar pra isso?A nossa mentoria especializada pode te ajudar por todo esse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
24 Jun 2019