Estudar na Polônia certamente não é o primeiro pensamento de quem tem vontade de fazer uma graduação ou pós na Europa. Mas pode ter certeza que o país conta com todas as características necessárias para surpreender qualquer intercambista. Portanto, nesse caso vale a pena um esforço extra para escolher não apenas uma universidade prestigiada, mas também um lugar agradável para morar. Nessa conta, você pode incluir pessoas amigáveis, passado e história interessantes e uma população animada, além, claro, de muita comida boa e barata. Ficou curioso(a)? Então confira esses 5 motivos para estudar por lá. 

5 motivos para estudar na Polônia

Custo de vida e dos estudos

Estudar na Polônia pode ser mais barato do que em outras partes da Europa. As mensalidades por lá vão de 1500 até no máximo 3000 euros por ano na moeda local. Em comparação com com outros países, isso pode ser uma grande economia! Mas onde a economia real entra em jogo está no custo de vida. 

Por lá, um apartamento compartilhado sai por cerca de 125 euros por mês. Além disso, um passe mensal de transporte público custa apenas 25 euros e, durante a metade mais quente do ano, você pode usar bicicletas públicas (quase gratuitas). Vivendo por lá, você logo vai aprender a encontrar um ingresso de cinema por 3 euros ou um saboroso almoço por menos de 5 euros!

Vida estudantil animada

Como todos sabemos, ser estudante é muito mais do que apenas estudar. Nesse caso, o lazer é tão importante quanto os estudos! É por isso que você não vai se arrepender se escolher a Polônia. Graças ao crescimento econômico nas últimas décadas, as ofertas de opções culturais no país são comparáveis ​​a qualquer outro lugar da Europa, mas com uma personalidade própria.

Por lá, existem diversos festivais de música, como o Open’er (uma espécie de Coachella polonês) e o OFF Festival. Além disso, todos os anos, cada universidade organiza seu próprio carnaval chamado Juwenalia. Durante a Juwenalia, todas as aulas são canceladas para que todos tenham tempo para festejar.

Motivos-para-estudar-na-Polônia

Varsóvia: a capital do país une como poucas o passado e o presente.

Culinária boa e barata

A culinária polonesa é conhecida pelos seus pratos caseiros, estilo”comida de vó”, como o pierogi e o kiełbasa. Para os preocupados com a saúde, é bom saber que a Polônia está na vanguarda das tendências de comidas não transgênicas e orgânicas. Há feiras de alimentos organizadas em todos os bairros das cidades maiores, além de muitos restaurantes para consumidores conscientes. Além disso, o preço dos alimentos orgânicos é acessível, apenas um pouco mais alto do que os produtos disponíveis nos supermercados.

A hospitalidade polonesa

A hospitalidade está profundamente enraizada na cultura polonesa. Por exemplo, você pode esperar que todo convite casual para um jantar acabe com um banquete. Os poloneses não hesitam também em oferecer o próprio apartamento por algumas noites, caso você tenha problemas com alojamento. Além disso, eles sempre se preocupam em tornar a sua estadia no país confortável e interessante.

Educação de qualidade

A Polônia possui mais de 450 instituições de ensino superior. As principais delas são reconhecidas como centros acadêmicos de referência na Europa Oriental. Existem também universidades altamente especializadas. Dessa forma, muitas pessoas vão para lá para se tornarem especialistas nas mais diversas áreas. As instituições mais importantes do país são a Universidade de Varsóvia, a Universidade Jagiellonian, na Cracóvia, e a Universidade Adam Mickiewicz, em Poznań.

Vale muito a pena considerar estudar na Polônia se o seu sonho é viver a vida europeia sem gastar uma pequena fortuna. Ficou interessado (a)? Então você já pode começar a se preparar para conquistar sua vaga com a nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos