Estudar no exterior é o sonho de muitos jovens que estão na faculdade ou que já terminaram a graduação, seja para enriquecer o currículo ou para viver uma experiência cultural que só o intercâmbio proporciona. Além disso, a boa notícia é que existem diversos programas de bolsas de estudo espalhados pelo mundo e abertos para brasileiros.

Conheça agora 4 bolsas de estudo no exterior que são imperdíveis:

Fundação Carolina:

A Fundação Carolina oferece bolsas em toda a Espanha, inclusive na capital Madrid.

Criada pelo Conselho de Ministros da Espanha, a Fundação Carolina já ofereceu mais de 16 mil bolsas para estudantes de países da América Latina. As oportunidades abrangem diferentes modalidades, como pós-graduação, doutorado e pós-doutorado de curta duração.

Ciências da Saúde, Comunicação, Artes, Direito e Economia são algumas das áreas contempladas pelo programa. As inscrições ocorrem sempre entre os meses de março e abril. Fique atento!

O processo seletivo da Fundação Carolina avalia o histórico acadêmico e profissional dos candidatos e o nível de proficiência no espanhol varia de acordo com as exigências de cada bolsa. No entanto, os valores das “becas” podem ser parciais ou integrais.

Orange Tulip Scholarship:

Da Espanha vamos para Holanda. O Orange Tulip Scholarship é um programa de bolsas de estudo (graduação e mestrado) em diferentes áreas. Fluência em inglês é fundamental já que todas as aulas são ministradas na língua. O valor da bolsa pode chegar a impressionantes 55 mil Euros entre anuidade e ajuda de custo. Mas atenção: a maior partes delas são parciais.

O programa busca por candidatos comunicativos, com elevado senso crítico e facilmente adaptáveis. Ademais, excelência acadêmica e envolvimento em atividades extracurriculares também são levados em conta na hora da avaliação.

Além do inglês fluente comprovado por exames reconhecidos (IELTS ou TOEFL), o processo seletivo da OTS exige cartas de motivação, de referência e cópias do currículo. Tudo traduzido para o inglês.

Chevening

Com um foco mais voltado para desenvolvimento de liderança, a bolsa Chevening, que é oferecida pelo Reino Unido, engloba apenas os interessados em mestrado.  Os cursos duram em torno de 1 ano e a fluência no inglês também é obrigatória. O processo de seleção foca em questões como liderança, proatividade e desenvolvimento de networking.

Essa programa conta com uma das bolsas mais completas para os candidatos: passagens de ida e volta, taxas administrativas da Universidade escolhida, anuidade do curso, dinheiro para despesas pessoais mensais dos estudantes, emissão de visto e auxílio para instalação no Reino Unido. Tudo está incluído!

O processo seletivo consiste no envio da documentação exigida e de cartas de recomendação. Na segunda fase, também são realizadas entrevistas presencias em inglês na Embaixada do Reino Unido no Brasil ou em um dos consulados espalhados pelo país.

Fulbright

4 bolsas de estudo no exterior 1

Do outro lado do oceano, o programa Fulbright, gerido pelo governo dos Estados Unidos, oferece bolsas para estudantes, pesquisadores, professores e outros profissionais já inseridos no mercado. O processo de seleção é dividido em três fases e os candidatos devem enviar um projeto de pesquisa para avaliação.

Existem bolsas de graduação em community colleges e mestrado em Cinema mas o foco do programa são as bolsas de doutorado de curta duração e pós doutorado, que abrangem praticamente todas as áreas.

A Fulbright cobre todas as despesas com hospedagem e passagens. Além disso, o fulbrighter selecionado ainda conta com todo o suporte da instituição no processo de visto. E mais: auxílio para despesas com congressos, seminários e eventos culturais!

Qual dessas bolsas de estudo mais combina com o seu perfil? Fique sabendo que esses são apenas 4 exemplos entre vários pelo mundo. A chave para encontrar a oportunidade ideal para você é pesquisar e se preparar. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.