Promover a oportunidade de complementar a graduação no Brasil com uma experiência de 1 semestre em uma instituição estrangeira. Esse é o objetivo central  do Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas.

O requisito fundamental para concorrer a uma dessas bolsas é estar matriculado em um curso de graduação brasileiro. E é preciso verificar, antes do início do processo, se a sua instituição é uma das contempladas pela iniciativa. Isso se faz necessário porque os cursos do intercâmbio devem fazer parte de algum acordo bilateral entre a universidade de origem e a de destino dos candidatos.

O intercâmbio desse programa tem duração máxima de 6 meses. E as oportunidades se distribuem por 9 países nos quais o Banco Santander atua. São eles Espanha, Argentina, Porto Rico, México, Portugal, Uruguai, Colômbia, Chile e Peru.

Os estudantes contemplados receberão um auxílio de 3 mil euros. Esse valor deve ser utilizado para arcar com as despesas de hospedagem, alimentação e passagens aéreas. Dependendo do país esse valor é suficiente para toda a experiência. Mas o ideal é juntar uma grana para não ficar totalmente dependente apenas da bolsa. Ou seja, já pode começar a economizar desde agora.

Bolsas Santander Ibero-Americanas: como funciona o processo de seleção?

Após conferir se a sua universidade faz parte do programa o candidato deve se inscrever pelo app Santander Universitário (gratuito para Android e iOS). Cada instituição participante deve publicar um edital próprio com todas as regras, informações e etapas dos seus processos seletivos internos. Mas como regra geral devem ser levados em conta as condições socioeconômicas dos candidatos. Assim como o desempenho acadêmico dos mesmos.

As inscrições desse ano já começaram e vão até o dia 7 de agosto. Já o candidato, se aprovado, tem até setembro de 2021 para realizar o intercâmbio.

Se interessou na oportunidade? O melhor jeito de ir se preparando pra ela é contando com o apoio de uma mentoria especializada no assunto.

Outros programas

Além das Bolsas Santander Ibero-Americanas, os candidatos também podem tentar outra iniciativa da instituição: o Programa Top España.

Estudantes e professores de todo Brasil que tem interesse em desenvolver o espanhol e se aprofundar na cultura espanhola podem se candidatar a um curso de três semanas na Universidad de Salamanca. E boa notícia: com tudo pago pelo Santander! Ou seja, não dá pra perder essa chance. São 100 bolsas disponíveis e as inscrições vão até o dia 8 de abril.

O processo seletivo funciona de maneira similar ao Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas.

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.