As universidades americanas, em geral, não são nada baratas. No entanto, elas oferecem uma série de bolsas totais ou parciais que acabam reduzindo os custos e ajudando quem sonha em estudar por lá, mas não conta com todos os recursos financeiros necessários. Esse também é o seu sonho? Então conheça agora três universidades americanas que oferecem bolsas de estudos para estrangeiros.

Lembrando que as três universidades escolhidas para esse texto não são instituições altamente seletivas, o que significa que conseguir uma vaga em uma delas é mais fácil do que você imagina, desde que haja preparação pra isso. Para você ter uma ideia mais clara, colocamos a taxa de aprovação de novos alunos de cada uma delas entre parênteses.

3 universidades americanas que oferecem bolsas de estudos para estrangeiros

Universidade do Missouri (Taxa de aprovação: 78%)

Fundada em 1839, a Universidade do Missouri (também conhecida como Mizzou) fica na cidade de Columbia e é a maior instituição de ensino superior do estado de mesmo nome, com pouco mais de 30 mil alunos. Os cerca de 2500 estudantes estrangeiros que chegam na instituição todos os anos contam com três tipos de bolsas específicos:

  • International Honors Scholarship: Bolsa anual de 10 mil dólares para alunos com excelente histórico acadêmico no Ensino Médio e que se matricularem na universidade imediatamente após a formação no segundo grau. Para concorrer a essa bolsa é preciso tirar um mínimo de 29 pontos no ACT ou 1330 no SAT.
  • International Merit Scholarship: Bolsa anual de 5 mil dólares atendendo os mesmos requisitos do auxílio acima. A diferença é que aqui as notas mínimas no ACT e SAT são um pouco menores: 27 e 1260, respectivamente.
  • Global Black & Gold Scholarship: Bolsas destinadas a estrangeiros cujo os pais também se formaram na Mizzou. É dividida em dois níveis. O primeiro deles isenta totalmente o estudante do pagamento de mensalidades da universidade e contempla candidatos com nota mínima de 27 pontos no ACT ou 1260 no SAT. O segundo nível cobre metade dos gastos com mensalidades e se destina a candidatos com nota mínima de 25 pontos no ACT e 1200 no SAT.

Com exceção da Global Black & Gold, que exige uma inscrição separada, não é necessário se aplicar para concorrer aos outros dois auxílios. Isso significa que os candidatos que se aplicarem para a universidade e forem aprovados, estarão automaticamente concorrendo ao auxílio, que geralmente se converte em desconto no valor da taxa de matrícula.

universidades-americanas-que-oferecem-bolsas-missouri
Universidade do Missouri (Foto/Comunicaçãol)

Universidade Estadual de Iowa (Taxa de aprovação: 91%)

A Universidade Estadual de Iowa, fundada em 1858, fica na cidade de Ames e tem cerca de 35 mil alunos. Por lá, os departamentos da instituição costumam oferecer bolsas exclusivas para os seus estudantes, sejam eles americanos ou estrangeiros. Mas nesse caso, o próprio interessado é quem deve entrar em contato direto com a sua faculdade e/ou departamento responsável, após a aprovação no programa de interesse, e se aplicar.

Além dessas, a instituição também oferece um programa geral exclusivopara estudantes estrangeiros:

  • International Freshman Merit Scholarships: Essa bolsa é voltada para estudantes com bons resultados acadêmicos no Ensino Médio e também no processo de admissão da universidade, através das notas do SAT/ACT. O valor varia de 2 a 10 mil dólares anuais durante um período máximo de 4 anos. Nesse caso é preciso fazer uma aplicação separada para a bolsa após a aprovação na instituição.

Além desse programa de bolsas, os estrangeiros da instituição também podem se aplicar para uma premiação de nível estadual:

  • Anne Doyle International Student Award: Esse é um prêmio no valor de 1000 dólares concedido a um estudante internacional de uma das universidades membros do StudyIowa, uma organização que promove a educação no estado do Iowa. Para concorrer é necessário ter um visto de estudante F-1 e preencher um formulário, anexando duas cartas de recomendação em inglês.
universidades-americanas-que-oferecem-bolsas-Iowa_state
Universidade Estadual de Iowa (Foto: SD Dirk/Wikimedia)

Universidade de Bridgeport (Taxa de aprovação: 57%)

A Universidade de Bridgeport, fundada em 1927, é uma instituição privada localizada na cidade de Bridgeport, no estado de Connecticut. Conta com pouco mais de 5 mil alunos e, mesmo com esse tamanho reduzido, tem entre seu corpo discente representantes de mais de 80 países!

A instituição oferece três oportunidades de bolsas para estudantes estrangeiros recém-chegados:

  • General Academic Scholarships: É uma bolsa parcial baseada em excelência acadêmica e proficiência em inglês que não exige aplicação separada e pode variar de 5 a 20 mil dólares anuais durante todo o período do curso. Essas bolsas também são elegíveis para alunos transferidos de outras instituições. Dentro dessa categoria ainda existem as Bolsas para Atletas, mas nesse caso o aluno precisa obrigatoriamente fazer o SAT.
  • Scholarship Opportunities for International Graduate Students: A instituição também conta com esse programa exclusivo para estudantes estrangeiros de pós-graduação. O auxílio varia de 3 a 5 mil dólares e as bolsas são distribuídas com base no desempenho acadêmico e resultado dos testes obrigatórios enviados pelo estudante. Também não é necessário fazer uma aplicação separada e o auxílio é elegível para os candidatos interessados nos programas da Trefz School of Business, da School of Public and International Affairs ou da School of Engineering da universidade.
universidades-americanas-que-oferecem-bolsas-bridgeport
Universidade de Bridgeport (Foto: bridgeport.edu)

Universidade do Intercâmbio

E aí, por qual dessas universidades americanas que oferecem bolsas de estudos para estrangeiros você mais se interessou? E se eu te disser que você pode conquistar uma oportunidade em uma delas? O segredo pra isso é se preparar, e nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Quer entender como funciona? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.