Se você é um(a) entusiasta da tecnologia e da engenharia, provavelmente já ouviu falar do Instituto de Tecnologia da Califórnia, mais conhecido como Caltech.  Essa universidade, que fica na cidade de Pasadena, é um dos principais centros de pesquisa em ciência do mundo. Quer saber mais informações sobre ela? Então fica ligado(a) no nosso texto de hoje!

Uma história moldada pela tecnologia

Em setembro de 1891, o filantropo Amos Throop alugou o edifício Wooster Block, em Pasadena, com o objetivo de criar a Throop University, precursora do Caltech. Em novembro daquele ano, a Throop University abriu suas portas com 31 alunos e um corpo docente de seis membros.

A Throop poderia ter permanecido simplesmente como uma instituição local, não fosse a chegada em Pasadena do astrônomo George Ellery Hale. Ele se tornou membro do conselho da universidade em 1907. A partir daí, começou a moldar a escola em um instituto de primeira classe para engenharia, pesquisa científica e educação. Mas não foi só isso…

Em 1921, Hale se juntou ao químico Arthur A. Noyes e ao físico Robert A. Millikan. Os três finalmente estabeleceram a universidade, que já tinha sido renomeada como Instituto de Tecnologia da Califórnia. Desde então, Millikan e seus sucessores levaram o Instituto à sua atual proeminência acadêmica e científica.

O lema da universidade, até hoje, é “The truth shall make you free” (“A verdade o libertará”, em português). Essa, curiosamente, é uma passagem bíblica. Ela aparece em João 8:32, dita por Jesus. Mas no contexto da universidade, o lema quer promover a liberdade acadêmica e o poder do aprendizado.

Mesmo com a expansão acadêmica, o Caltech não tem um corpo estudantil muito grande. Isso porque a universidade conta com “apenas” 948 estudantes de graduação e cerca de 1300 alunos de pós-graduação.

Baixe o nosso e-book e descubra quais são as 10 melhores universidades do mundo

Um-dos-auditórios-da-instituição

Um dos auditórios da instituição

Uma das melhores universidades do mundo

Embora não tão conhecida como as universidades da Ivy League ou Oxford e Cambridge, o Caltech é, sem dúvidas, uma das melhores universidades do mundo. Isso pode ser observado em todos os rankings de educação, que sempre destacam a instituição.

As contribuições dos professores e ex-alunos do Caltech ganharam reconhecimento nacional e internacional, incluindo 39 prêmios Nobel. O Instituto administra o Jet Propulsion Laboratory (JPL) para a NASA. Esse é um laboratório que envia sondas para explorar os planetas do sistema solar e monitorar as mudanças em nosso planeta. Além disso, o Caltech possui e opera instalações de pesquisa de grande escala, como, por exemplo, o Laboratório Sismológico e uma rede global de observatórios astronômicos.

Atualmente, o Caltech está na posição #5 no QS World University Rankings. Em 2011, o Instituto chegou a ser considerado a melhor instituição de ensino superior do mundo pelo Times Higher Education (THE).

Millikan-Memorial-Library

Foco na qualidade de vida dos estudantes

A vida no campus da universidade é rica em atividades sociais, clubes, associações e instalações recreativas. O esporte é levado muito a sério, com o Caltech Beavers competindo em 13 esportes intercolegiais. Além disso, o Caltech também oferece excelentes oportunidades para o estudo e a prática de música, teatro e artes visuais.

Gostou de conhecer o Instituto de Tecnologia da Califórnia? Agora você já pode começar a planejar estudar por lá. A nossa mentoria pode te ajudar nesse processo. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu email aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.