Canadá reabre imigrações com o Express Entry

O Canadá reabriu, na última quarta-feira (6), os processos de imigração através do Express Entry. Com isso, agora o governo do país começa a convidar trabalhadores qualificados e estudantes recém-formados para se tornarem residentes permanentes. Imigrações desse tipo estavam paradas desde 2020, por conta da pandemia de covid-19.

Já na semana passada o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) convidou um total de 1.500 candidatos para ingressar com a residência permanente. Isso incluiu os solicitantes do Programa Federal de Trabalhadores Qualificados (FSWP, na sigla em inglês), sendo essa a primeira chamada desde dezembro de 2020.

Os candidatos da Canadian Experience Class (CEC) – o caminho mais comum para recém-graduados internacionais com permissão de trabalho de pós-formatura (PGWP, também na sigla em inglês) solicitarem a residência permanente – também foram incluídos na chamada atual, o que não acontecia desde setembro de 2021.

Na ocasião, o ministro da Imigração canadense, Sean Fraser, disse em uma declaração por escrito ao CIC News que tinha “o prazer de anunciar que os sorteios do Express Entry foram oficialmente retomados e os pedidos serão processados ​​em nosso padrão de processamento de seis meses”.

“Quero agradecer aos candidatos de todo o mundo pela paciência, enquanto trabalhamos para reduzir o atraso antes de retomar os sorteios do Express Entry. Estou ansioso para receber trabalhadores qualificados que serão essenciais para lidar com a escassez de mão de obra do Canadá”, concluiu.

1- canada reabre imigracoes express entry
Toronto (Aditya Chinchure/Unsplash)

O que você precisa saber sobre o Express Entry no Canadá?

O Express Entry não é uma categoria de imigração por si só, mas um sistema de gerenciamento on-line que supervisiona as solicitações de residência permanente de três classes de trabalhadores qualificados: o FSWP, CEC e o FSTP (Federal Skilled Trades Programme).

Para graduados internacionais com permissão de trabalho pós-formatura, a inclusão da categoria CEC no convite dessa rodada é tranquilizadora. Apesar de ser o principal caminho para estudantes internacionais receberem a residência permanente através do Express Entry no Canadá, o CEC foi pausado no ano passado como uma forma de diminuir os enormes atrasos de solicitações no sistema do IRCC.

Antes disso, o CEC era o principal foco do Canadá para admitir novos imigrantes. Isso se deve ao fato de que a maioria dos candidatos ao CEC na época já residia no país e não estavam sujeitos a restrições de viagem relacionadas à pandemia, em comparação com aqueles que estavam no exterior.

A postura acolhedora do Canadá em relação à imigração ampliou sua popularidade como destino de estudo durante a fase mais aguda da covid-19. Oferecendo vários caminhos para a imigração, o país se tornou o local preferido para estudar no exterior entre os alunos internacionais, superando os EUA, o Reino Unido e a Austrália.

Um estudo do Canadian Bureau for International Education revelou que 60% dos estudantes internacionais pretendiam solicitar residência permanente após concluírem seus estudos no país. A pesquisa também descobriu que 72,5% deles gostariam de se candidatar ao PGWP para obter experiência de trabalho no Canadá.

Qual categoria é a certa para você?

Se você não se formou em uma universidade canadense e está de olho em se estabelecer por lá, pode não estar familiarizado com os caminhos de imigração disponíveis. Dependendo da sua formação e experiência de trabalho, é possível que você seja elegível para a residência permanente em várias classes diferentes.

Para se qualificar para o Express Entry no Canadá, você precisa atender a vários requisitos mínimos, como experiência profissional qualificada e proficiência no idioma. Você pode responder a várias perguntas na página do IRCC para confirmar sua elegibilidade.

Reunimos, abaixo, os três programas contidos no sistema Express Entry:

• Canadian Experience Class (CEC): Para aqueles com experiência de trabalho canadense, adquirida três anos antes da solicitação. Esse é o caminho mais usado por estudantes internacionais no Canadá para se estabelecerem permanentemente após seus estudos.
  • Federal Skilled Worker Program (FSWP): Para aqueles com experiência de trabalho estrangeira. Fatores como idade, formação e histórico de emprego são levados em consideração na seleção.
  • Federal Skilled Trades Program (FSTP): Para trabalhadores qualificados em uma área especializada, como trabalhos técnicos em construção, agricultura e manufatura, por exemplo.

Depois de selecionar o caminho de imigração mais adequado para você, é necessário enviar seu perfil ao Express Entry para que o sistema possa classificá-lo usando o Comprehensive Ranking System (CRS).

Você precisa atingir a pontuação mínima para sua rodada de convites para ser convidado para a residência permanente. A pontuação de corte da última rodada foi de 557 pontos, mas o número muda a cada rodada, então você terá que se manter atualizado para garantir as melhores chances possíveis de se mudar para o Canadá.