Canadá estende permanência de intercambistas no país

Em uma tentativa de lidar com a escassez de mão de obra no país, o governo canadense anunciou na última sexta-feira (22) que estudantes internacionais com permissão de trabalho pós-formatura com vencimento entre janeiro e dezembro de 2022 se qualificarão para um visto de trabalho adicional de até 18 meses.

Ao permitir que os intercambistas fiquem no país por mais tempo, o governo espera que os recém-formados ganhem experiência de trabalho e aumentem suas chances de se qualificar para a residência permanente, incentivando o ingresso definitivo no mercado de trabalho canadense.

Além disso, os estudantes internacionais qualificados que estão chegando ao final de suas permissões de trabalho pós-graduação já estão bem integrados ao mercado de trabalho do Canadá, fazendo deles os principais candidatos para ajudar a reparar a escassez no país. Os convites para os candidatos solicitarem residência permanente começarão no início de julho.

Mudanças futuras

O governo também fez algumas mudanças mais amplas que afetarão a imigração e o trabalho no país. Sean Fraser, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, disse em um comunicado que os sorteios do Express Entry também serão retomados em breve.

“O Express Entry é o principal sistema de gerenciamento do Canadá de inscrição para aqueles que buscam imigrar permanentemente por meio do Federal Skilled Worker Program, do Federal Skilled Trades Program, da Canadian Experience Class e de uma parte do Provincial Nominee Program”, escreveu.

“Com a economia crescendo mais rápido do que os empregadores podem contratar novos trabalhadores, o Canadá precisa analisar todas as opções para termos as habilidades e a mão de obra necessárias para impulsionar nosso crescimento”, acrescentou Fraser.

“A imigração será crucial para aliviar nossa escassez de trabalhadores, e essas medidas visam atender às necessidades prementes em todos os setores em todo o país, ao mesmo tempo em que oferecem mais oportunidades para recém-formados e outros candidatos construírem suas vidas no Canadá e continuarem contribuindo para nossos projetos de recuperação a curto prazo e prosperidade a longo prazo”, explicou.

O ministro também anunciou que os candidatos com a possibilidade de solicitar uma autorização de trabalho enquanto aguardam a finalização de seu pedido de residência permanente poderão ter as autorizações validadas até o final de 2024. Dessa forma, suas inscrições podem ser finalizadas antes que precisem estender seus vistos temporários.

Além disso, “para apoiar a reunificação familiar, os familiares diretos que estão fora do Canadá e foram incluídos no pedido de residência permanente do requerente principal serão elegíveis para sua própria permissão de trabalho”.

O período para estrangeiros que visitam o Canadá solicitarem autorizações de trabalho específicas sem deixar o país também foi estendido até 28 de fevereiro de 2023

Fraser anunciou ainda novas medidas para aqueles que solicitaram, no ano passado, residência permanente através da progressão de residente temporário para residente permanente.

“O limited-time pathway foi lançado em 2021 para convidar uma ampla gama de indivíduos que já trabalham no Canadá a se inscrever para permanecer permanentemente”, disse seu comunicado. “Embora esteja fechado para novos pedidos desde novembro de 2021, o processamento de pedidos continuará por algum tempo.”