Como aproveitar ao máximo o tempo no exterior?

O que você pensa em fazer quando finalmente conseguir realizar o sonho de estudar no exterior? Essa é uma oportunidade que não acontece o tempo inteiro. E por isso mesmo quando finalmente chegar a sua hora você deve fazer valer a pena todo o esforço, ansiedade e espera. Mas como aproveitar ao máximo o tempo no exterior? É o que você vai descobrir agora.

Quando vivemos em outro país ou cidade nos deparamos com uma riqueza cultural impressionante. Há sempre algo para fazer, lugares para explorar e coisas para ver o tempo todo.

Claro que em alguns momentos é tentador depois de uma semana cansativa no curso tirar um sábado para ficar em casa descansando. Mas quando bater essa vontade pense nas milhares de oportunidades que você terá de fazer isso quando voltar pra casa.

Quando bater aquele desânimo devemos lembrar disso e criar coragem para driblar o cansaço e sair para fazer algo. Opções para isso não irão faltar. Em um intercâmbio sempre surgem oportunidades de coisas para fazer. E quando isso acontecer o melhor é aproveitá-las.

Já pensou como deve ser horrível a sensação de voltar pra casa pensando que teria sido possível sair mais e ver mais coisas durante o seu tempo no exterior?

Logicamente não é que você precise se comprometer em excesso com atividades intermináveis ao ponto de atropelar sua própria experiência. Mas você deve sim considerar aproveitar todas as oportunidades que forem surgindo pelo seu caminho durante o intercâmbio.

Quem agradece são as lembranças que você terá para o resto da vida.  E a sensação de dever cumprido quando você perceber que fez valer cada minuto.

Agora dá uma olhada nessas dicas que separamos para você aproveitar ao máximo o tempo no exterior:

Viaje o máximo que conseguir

Todo mundo sabe que viajar no Brasil não é algo tão simples assim, seja pelos preços altos ou pelas longas distâncias. Mas e se eu te disser que em alguns lugares do mundo isso fica muito mais fácil?

Na Europa por exemplo existem várias companhias áreas de baixo custo com passagens de ida e volta entre países diferentes por menos de R$100! Isso sem falar na proximidade entre alguns deles. Dá pra ir até de ônibus ou trem.

E não é só na Europa que essas companhias atuam. Dos Estados Unidos aos países asiáticos elas estarão por lá para tornar sua experiência de viajante muito mais acessível.

Saia para caminhar e explorar mesmo quando não tiver nada programado

Você já experimentou a sensação de sair sozinho pelas ruas de uma cidade desconhecida para explorar todos os cantinhos dela? Se não você não sabe o que está perdendo.

Além de se desafiar a fazer coisas por conta própria e a se sentir pleno com sua própria companhia, você ainda se dará a chance de conhecer lugares incríveis que muitas vezes sequer constam nos guias oficiais de turismo.

Não deixe a preguiça ditar sua rotina

Somos humanos e ficamos cansados. Isso é normal. O que não dá é deixar que a preguiça atrapalhe seus planos de passear, conhecer lugares novos e fazer novas amizades. Você tem sim que tirar um tempo para repor suas energias. Mas não faça disso a atração principal da sua temporada fora.

Ainda na dúvida de como fazer para aproveitar ao máximo o tempo no exterior? Tenho uma ideia que pode te ajudar e muito. Já pensou em contar com o apoio da nossa mentoria especializada? Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.