Fazer um curso de inglês tem muitas vantagens. Porém, nem sempre é fácil estudar o idioma, já que os cursos costumam ser caros e nem sempre têm boa qualidade. Se você está em busca de uma oportunidade de fazer um curso de inglês gratuito, venha conhecer a bolsa do Santander para estudar o idioma de graça com o British Council!

Como fazer curso de inglês gratuito no British Council?

O British Council e o Banco Santander estão com inscrições abertas para um curso de inglês gratuito de 12 semanas. O curso será oferecido online e abrange do nível básico (A1) ao avançado (C1) do Quadro  Europeu Comum (CEFR).

O curso é destinado a estudantes e profissionais com nacionalidade brasileira ou de um dos outros 12 países participantes. No total, são oferecidas 5 mil vagas. Para se candidatar é preciso fazer sua inscrição no site da oportunidade até o dia 29 de março. Porém, essa bolsa é oferecida todos os anos no primeiro trimestre.

curso de inglês gratuito online(Foto: Pixabay)

Quem pode se candidatar?

Uma das grandes vantagens do curso de inglês do British Council em parceria com o Santander é que ele atinge vários públicos. São 5 níveis de inglês oferecidos, então, mesmo que você não tenha muito conhecimento do idioma, vai poder participar. Os critérios mínimos para concorrer são:

  1. Ter 18 anos ou mais na data da inscrição;
  2. Ter nascido ou morar no Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido ou Uruguai;
  3. Se registrar na plataforma Becas Santander e se inscrever na chamada da bolsa aqui no prazo;
  4. Realizar um teste de competências e habilidades que será enviado por e-mail para o endereço registrado na plataforma.

As inscrições para o programa são realizadas anualmente no primeiro trimestre. Em 2022 você poderá se registrar até o dia 29 de março às 23 horas no horário de Madrid. Ou seja, você tem até as 19 horas no horário de Brasília.

Após o fim do prazo, os candidatos serão avaliados pela ferramenta do Becas Santander  até o dia 5 de abril. Nesta data, serão divulgados os nomes dos 5 mil bolsistas que conseguiram uma das vagas do programa também por e-mail.

LEIA TAMBÉMBritish Council: o que é e para que serve

Os candidatos selecionados terão que realizar um teste de nivelamento em inglês. As aulas acontecerão entre os dias 27 de abril e 19 de julho de 2022. Todas as instruções para a participação serão confirmadas pelo British Council.

É importante ficar atento(a) a todas essas comunicações. Isso porque quem não confirmar a participação no curso ou deixar de realizar algum dos testes perderá o seu direito à vaga. O prazo para aceitar a bolsa é de 7 dias. Se algum participante desistir, a vaga vai para a próxima pessoa na lista de classificação.

Quais são os critérios de seleção da bolsa?

A seleção para a bolsa é feita de forma automatizada pela plataforma do Becas Santander. O primeiro ponto avaliado será se você cumpre todos os critérios de seleção. Ou seja, quem não nasceu ou mora em um dos países parceiros e/ou não tiver 18 anos no dia da inscrição será automaticamente desclassificado.

via GIPHY

O mesmo vale para o teste enviado para o seu e-mail ao fim do seu registro na bolsa. Quem não realizar o teste nem mesmo será considerado para as vagas. É essencial fazer o exame, já que ele é o principal método de classificação da bolsa.

LEIA TAMBÉMBolsas Santander: como funcionam essas oportunidades 

Nem o British Council nem o Santander especificam quais serão os conteúdos da avaliação. Porém, como não é necessário ter conhecimento de inglês para concorrer, as habilidades testadas não devem ter relação com o idioma.

Os cinco mil candidatos que tiverem o melhor desempenho no teste de habilidades serão os selecionados para participar do curso do British Council. Os demais continuarão classificados caso aconteça uma desistência entre os selecionados.

Como funciona o curso do British Council?

Em 2022, assim como aconteceu em 2021, o curso do British Council em parceria com o Santander será totalmente online. A opção pelo curso neste formato se deu devido à pandemia de Covid-19. Ou seja, em anos posteriores o programa pode ser executado presencialmente.

Na edição que começa em abril os alunos serão divididos em turmas conforme seu nível de domínio do inglês. Independente do seu grau de proficiência, você vai aprender um inglês mais voltado ao âmbito profissional. Os principais objetivos são:

  • Ajudar a desenvolver uma comunicação clara em situações como palestras, reuniões e apresentações;
  • Desenvolver gramática e vocabulário para o âmbito profissional;
  • Ensinar a desenvolver networking;
  • Preparar os alunos para candidatura de emprego e entrevistas.

O curso tem duração total de 12 semanas. Neste período os estudantes terão acesso a 12 aulas síncronas (ou seja, em tempo real) com um professor do British Council. Além dessas aulas, os alunos terão acesso a conteúdos em vídeo e atividades que podem ser feitas a qualquer momento durante o período do curso.

Esses conteúdos são chamados de “curso de autoaprendizagem”. Isso significa que os alunos podem escolher quanto tempo vão se dedicar a cada assunto trabalhado. A estimativa é que se gaste 48 horas para completar essa etapa.

Durante essas 12 semanas o British Council vai acompanhar o seu desempenho tanto no curso síncrono quanto no material de autoaprendizagem. Todos aqueles que concluírem o programa com sucesso poderão fazer o download do certificado de conclusão do curso.

Este documento vai informar qual foi o nível do seu curso e quantas horas de duração ele teve. Ou seja, funciona de forma similar a um diploma de escola de idiomas. É importante prestar atenção para o prazo do download do documento. Após o fim do curso você não terá mais acesso ao seu certificado.

via GIPHY

Lembre-se também que esse certificado não tem o mesmo valor que um teste de proficiência. Se você precisa atestar seu conhecimento de inglês vai precisar fazer um exame como o IELTS. Existem cursos de preparação específicos para essa prova no British Council, mas eles não estão incluídos na bolsa.

O que está incluso na bolsa?

Se você já viu outras oportunidades do programa Becas Santander, sabe que o banco oferece bolsas muito variadas. Existem casos em que, além do curso, o estudante recebe um valor em dinheiro.

Porém, no caso do curso de inglês do British Council, os alunos não vão receber nenhum valor em espécie. Como na edição de 2022 o curso será realizado de forma online, não há necessidade de se deslocar para a Inglaterra nem gastos com outros materiais. Por essa razão, não haverá pagamento de outras quantias.

A bolsa cobre integralmente o valor do curso e do certificado de conclusão. Todos os materiais utilizados no curso também serão disponibilizados de forma gratuita. Ou seja, você não vai ter que pagar nada para viver esta experiência.

Outros cursos de inglês gratuitos do British Council

O inglês do British Council com bolsa do Santander é o mais indicado para quem precisa de um certificado de inglês e um treinamento mais intensivo. Porém, existem outros cursos gratuitos oferecidos pelo British Council.

Nessas opções que falaremos a seguir, os alunos podem fazer o curso grátis, mas não recebem um certificado. Outras possibilidades são comprar integralmente o curso ou pagar uma tarifa mensal para ter acesso a mais conteúdo do British Council e receber um documento de comprovação. Os cursos com versões gratuitas são:

Inglês para o ambiente de trabalho

Este é o curso mais parecido com o oferecido em parceria com o Santander. Nele, os alunos vão aprender sobre o uso de inglês no ambiente profissional. São quatro semanas de curso com um total de 8 horas de duração.

A recomendação é que os alunos façam duas horas de curso por semana. Porém, cada um é livre para fazer o curso em seu próprio ritmo. Ao todo, são quatro aulas, cada uma com foco em um tema específico:

  • Encontrar um emprego;
  • Entrevistas de emprego em inglês;
  • Começar em um novo emprego;
  • Trabalhar em equipe

Esse programa é direcionado a pessoas que tenham ao menos o nível A2 em inglês. Isso significa que você precisa ter algum conhecimento do idioma para aproveitar os ensinamentos, mas não precisa saber muito além do básico, bastando o pré-intermediário.

Você pode começar o curso a qualquer momento se registrando aqui. Mas lembre-se: assim que você começar vai ter um prazo de quatro semanas para concluir o curso. Passado esse período você perderá o seu acesso à plataforma.

Explorando o Inglês: Comida e Cultura

Se você já tem um domínio intermediário (B1) de inglês e está em busca por aprimorar os seus conhecimentos da cultura britânica. Esse curso é o ideal para você. Ele tem uma duração de quatro semanas.

Assim como os outros cursos do British Council, você pode aprender no seu ritmo, desde que não ultrapasse o período total de acesso ao conteúdo. A sugestão é que você separe 3 horas por semana para se dedicar aos vídeos e atividades do curso.

Um grande diferencial do “Explorando o Inglês” é que você aprende muito mais do que vocabulário. Neste curso você vai aprender sobre:

  • Culinária britânica e marcas culturais;
  • Hábitos ingleses e pratos tradicionais;
  • Receitas típicas britânicas.

Isso tudo sem contar, claro, com o desenvolvimento das suas habilidades de escuta em inglês, já que vai estar em contato com nativos falando o idioma. Além disso, o curso permite que você interaja com outros estudantes nos comentários das aulas.

Para se registrar no curso, basta clicar aqui. No site também é possível ver uma amostra do que será ensinado e do estilo das aulas. Já dá até para ver uma receita de um sanduíche tradicional britânico!

Ensinando inglês para crianças e adolescentes

Apesar do nome, o curso “Ensinando Inglês para Crianças e Adolescentes" não é direcionado a estes públicos. Na verdade, a proposta é passar técnicas de ensino online para professores de inglês que ensinam alunos entre 5 e 17 anos.

A ideia é instruir esses profissionais a prepararem, planejarem e facilitarem aulas online inclusivas. Ainda que o curso seja mais direcionado ao ensino do inglês, professores de todos os campos também podem aproveitar as lições.

As aulas podem ser completadas em até 3 semanas. A sugestão é que as atividades sejam realizadas por 3 horas a cada semana. Em cada uma delas, os alunos vão aprender sobre temas específicos.

  • Semana 1: como criar condições de aprendizado em conjunto significativas no ambiente online;
  • Semana 2: como criar aulas online agradáveis e que se adaptem às necessidades dos seus alunos;
  • Semana 3: como desenvolver habilidades de escrita e fala em seus alunos e como fazê-los entender o próprio progresso.

Como deu para perceber, esses são temas mais complexos. Além disso, por ser um curso voltado para professores de inglês, espera-se que eles tenham um conhecimento avançado da língua. Por outro lado, não é preciso ter experiência com cursos online para se inscrever.

Aprenda inglês em um intercâmbio 

Fazer um curso de inglês gratuito do British Council é uma ótima oportunidade. Mas você sabia que fazer um intercâmbio de inglês pode ser uma maneira ainda melhor de aprimorar seus conhecimentos do idioma? Venha saber como economizar (ou até não pagar nada) em oportunidades assim clicando aqui.

banner-app