Você sabia que a Nova Zelândia estava disputando ser o destino preferido de estudantes internacionais com a Austrália? Pois é, esses dois países da Oceania buscam atrair os alunos estrangeiros mais qualificados para as suas universidades e, dessa forma, fortalecer a comunidade internacional, bem como a educação e a pesquisa acadêmica.

E uma das formas mais eficientes de conquistar os alunos mais qualificados é através de bolsas de estudos, não é mesmo?! Uma das boas oportunidades para se estudar na Nova Zelândia com bolsa é o programa para estudantes internacionais de excelência da Universidade de Auckland.

Essa é uma bolsa de estudos que vale para graduação ou para pós-graduação de alunos que estão começando um curso por lá. O valor do benefício é de 10 mil dólares neozelandeses -- que equivale a mais de 30 mil reais! 

Para que você saiba tudo sobre essa oportunidade, que aceita brasileiros, preparamos esse artigo! Você vai saber como funciona a bolsa da Universidade de Auckland, como aplicar e quais são os critérios para ser um dos 50 bolsistas anuais. 

O que é a bolsa de estudos para alunos de excelência da Universidade de Auckland?

A bolsa de estudos para alunos internacionais de excelência da Universidade de Auckland, ou no original: University of Auckland International Student Excellence Scholarships, é uma oportunidade bem interessante para alunos brasileiros que querem cursar bacharelado ou mestrado fora do Brasil. 

Esse é um programa de bolsas de estudos que seleciona, a cada ano, cerca de 50 estudantes para serem bolsistas. Esse é um financiamento totalmente baseado no mérito e seleciona os estudantes com base nos resultados acadêmicos, suas notas e atividades extracurriculares -- que devem ser de excelência, como o próprio nome já diz. 

As inscrições acontecem, geralmente, duas vezes por ano. A próxima data de inscrição tem início em 9 de março e termina em 20 de abril de 2023 e vai escolher os bolsistas para o segundo semestre de 2023. 

Podem concorrer novos estudantes internacionais de graduação e pós-graduação que estão se candidatando a estudar um programa de mestrado de 120 créditos ou mais; ou que estão se candidatando a um bacharelado, com qualificações secundárias ou pós-secundárias no exterior.

Os bolsistas podem estudar em qualquer área que seja do interesse. Portanto, não importa se você prefere exatas, humanas ou biológicas: essa bolsa vale para todos os cursos durante um ano de estudos.

Porém, essa bolsa não é aplicável para dois mestrados oferecidos na instituição: Master of Business Analytics e Master of Supply Chain Management. 

O valor do repasse é de 10 mil dólares neozelandeses, que equivalem a pouco mais de 31 mil reais na cotação atual. Essa bolsa será aplicada como um desconto nas anuidades da Universidade de Auckland, portanto, ainda cabe ao estudante arcar com seus custos de vida, como alimentação, moradia e transporte. 

Além disso, a bolsa é parcial e o aluno ainda deverá arcar com os demais valores da anuidade do curso. Para se ter uma ideia, um bacharelado em artes na Universidade de Auckland em 2023 é estimado em cerca de 36 mil dólares neozelandeses, e, dessa forma, um bolsista desse curso ainda precisará pagar os 26 mil restantes.

(foto: Nick-D/Wikimedia Commons)  

Quem pode concorrer a bolsa de estudos? 

Os candidatos devem ser novos estudantes internacionais que receberam uma oferta incondicional; estudantes da Academia de Língua Inglesa  que receberam uma oferta condicional ou alunos que já estão matriculados no seu primeiro ano de estudos. 

Além disso, os interessados devem cumprir os seguintes requisitos: 

Os critérios podem variar de curso para curso na Universidade de Auckland. Por isso, a recomendação é checar diretamente na página do curso de interesse, seja de bacharelado ou pós-graduação. A aplicação acontece de forma online, pelo site da universidade.  

Universidade de Auckland

A Universidade de Auckland foi fundada em 1883 e é a maior universidade do país com mais de 40.000 estudantes, quase 10.000 dos quais se graduam anualmente. Desse total de alunos, mais de 6 mil são internacionais e a maioria dos intercambistas na universidade vem da China (com cerca de 5 mil estudantes).

Essa instituição de ensino superior é a número #1 da Nova Zelândia e se classifica dentre as 81 melhores de todo o mundo, segundo o ranking QS mais recente. Também se destaca por ser a primeira em empregabilidade dos formandos na Nova Zelândia e estar entre as 50 melhores por disciplinas no planeta. Ou seja: uma universidade com história e com reconhecimento hoje em dia em todo o mundo!

Os departamentos por lá são:

E aí? Curtiu saber mais sobre a Universidade de Auckland? Agora que você já sabe como é o programa de bolsas dessa universidade, só falta começar a se preparar para estudar lá! Conte com aulas didáticas, revisão dos seus documentos e todo o passo a passo para ter a estratégia certa para garantir sua aprovação, seja na Oceania ou em qualquer parte do mundo. Acesse agora mesmo aqui e faça seu teste de perfil, porque as vagas são limitadas!