EUA anuncia suspensão de restrições para brasileiros vacinados a partir de novembro

A notícia mais aguardada por muitos dos nossos leitores finalmente chegou: os EUA anunciaram nesta sexta-feira (15/10) que vão autorizar a entrada de viajantes vacinados do Brasil a partir do dia 8 de novembro. Descubra agora como isso vai funcionar!

Como vai funcionar a retomada?

O subsecretário de imprensa da Casa Branca, Kevin Muñoz, anunciou em seu perfil do Twitter que a partir do dia 8 de novembro viajantes de vários países do mundo – entre eles o Brasil – poderão entrar nos Estados Unidos, inclusive a turismo. "Este anúncio e esta data se aplicam a viagens aéreas internacionais e terrestres", escreveu.

Mas há uma condição importante pra que isso aconteça: todos os visitantes deverão estar completamente vacinados, ou seja, com a aplicação da dose única ou das duas doses de uma das vacinas aprovadas pela OMS.

Neste cenário, poderão entrar nos EUA os turistas vacinados com: Pfizer/BioNTech, Moderna, Oxford/Astrazeneca, Janssen, SinoPharm e SinoVac (chamada de CoronaVac no Brasil).

O plano, de acordo com Jeff Zients, responsável pela coordenação dos assuntos americanos ligados à pandemia, é desenvolver essa retomada aos poucos. Ainda não foram divulgados detalhes muitos específicos em relação às exigências, mas já se sabe que haverá algumas exceções no que diz respeito à política de vacinas.

1-eua-suspende-restricoes-para-viajantes-brasileiros-partir-de-novembro(Braňo/Unsplash)

Não basta apenas estar vacinado

Já foi definido que, além das vacinas, os visitantes também deverão apresentar teste de COVID-19 negativo, realizado até 72 horas antes do embarque. Por outro lado, a boa notícia é que não será necessário fazer quarentena em território americano após a chegada no país.

Além disso, as companhias aéreas também ficarão responsáveis por coletar informações de contato de todos os turistas estrangeiros. O objetivo disso é facilitar o rastreamento de passageiros caso seja necessário.

Já para a entrada por terra, a Casa Branca anunciou que a suspensão das restrições vai acontecer em duas etapas: a partir de 8 de novembro, poderão atravessar a fronteira do Canadá ou México as pessoas que viajam por motivos considerados "não essenciais", como o turismo, desde que estejam vacinadas.

2-eua-suspende-restricoes-para-viajantes-brasileiros-partir-de-novembro(Marisol Benitez/Unsplash)

As pessoas que entram no país por motivos "essenciais", por exemplo, os caminhoneiros, estarão isentas de comprovar a vacinação. Mas, a partir de janeiro, a obrigação da vacina contra a COVID será aplicada a todos os visitantes que atravessarem as fronteiras terrestres dos Estados Unidos, independente do motivo de entrada.

Universidade do Intercâmbio

Quer realizar o seu sonho de estudar nos Estados Unidos? Agora que as coisas estão começando a voltar ao normal, você precisa acompanhar esse ritmo e começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade por lá.

E a boa notícia é que você pode fazer isso com o apoio da mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Com a gente você aprende todos os segredos para conquistar mais de 60 oportunidades internacionais pagando pouco ou até mesmo nada! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!

*Texto publicado em 20/09/2021 por Rafael Cerqueira e atualizado em 15/10/2021 por Lucas Almeida.

15 Out 2021

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024