Intercâmbio na Irlanda: conheça Dublin

Se você quer estudar em um lugar com ruas centenárias, pessoas amigáveis e tradições divertidas, um intercâmbio na Irlanda pode ser uma opção perfeita pra você. Ficou interessado? Então confira essas 3 dicas sobre o que você deve saber antes de se mudar para Dublin, a capital do país.

É seguro fazer intercâmbio em Dublin?

Apesar de Dublin ser uma cidade grande para os padrões europeus, a taxa de criminalidade é relativamente baixa. Dublin é a cidade mais procurada para intercâmbio na Irlanda e recebe muitos turistas. Isso aumenta as chances de furtos em áreas movimentadas. A melhor dica é ficar atento(a) em seu entorno, como você faria em qualquer outro lugar.

É sempre uma boa ideia não fazer programas sozinho(a) à noite e prestar uma boa atenção nos seus itens pessoais. Se você vivenciar qualquer coisa que possa ser uma ameaça real, saiba como contatar a polícia. Além disso, também saiba como localizar a Embaixada brasileira em Dublin. Para as crises grandes e pequenas, a embaixada costuma ser o melhor recurso para os viajantes.

Intercâmbio-na-Irlanda-Dublin Dublin

Cursos de várias durações

Uma fato interessante sobre os programas de intercâmbio de Dublin é que eles são oferecidos durante todo o ano! Enquanto muitos alunos gostam de aproveitar os curtos programas de verão, há uma grande quantidade de cursos semestrais e anuais também.

Programas semestrais e anuais vão ser mais caros, é claro. Mas se você se imagina viajando pelo interior da Irlanda, tomando cervejas intermináveis ​​e usando o tempo extra para aprender um pouco do gaélico dos habitantes locais, vale muito a pena. Outro privilégio sobre os programas mais longos em Dublin é a quantidade de aulas que você pode fazer.

Entretanto, optar por estudar em Dublin durante o verão não é menos emocionante do que os programas de um semestre ou de um ano. Você ainda pode estudar em diferentes universidades, viajar e desenvolver seus estudos rapidamente. Pode ser uma viagem curta, mas será tão especial quanto as outras.

Quanto custa estudar em Dublin?

Essa parte, sem dúvidas, preocupa todo mundo! Encontrar um curso acessível, ou até uma bolsa de estudos, é uma das melhores opções nesse caso. Também é importante lembrar que certos programas oferecem mais recursos do que outros, então é sempre importante comparar.

Embora os cursos semestrais e anuais possam representar um gasto maior, na verdade eles estão repletos de benefícios extras que já estão incluídos no preço (ou na bolsa). Isso pode significar que sua moradia, matrícula em período integral, excursões culturais, seguro médico e orientação acadêmica já serão pagos.

É importante lembrar que Dublin não é uma cidade exatamente barata. Quanto ao custo de vida, geralmente os estudantes na Irlanda gastam uma média de €200 por semana (em torno de R$840).

O aluguel de um apartamento inteiro de um quarto, por exemplo, fica em média €750. Nesse caso, compensa também considerar o aluguel de um quarto em um apartamento ou casa com outras pessoas. Dessa forma, o valor médio cai para algo em torno de €300. Já as contas de água, luz e gás ficam cerca de €150 por mês.

Agora que você já tem essas dicas, já pode começar a arrumar as malas para o seu intercâmbio na Irlanda... Não, pera! Antes de fazer isso você precisa se preparar. A nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar a sua oportunidade no exterior. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
14 Jul 2019