A Irlanda é um destino já bastante popular entre brasileiros que sonham em estudar inglês fora do Brasil, conciliando trabalho com estudo. Mas o que pouca gente sabe é que o país também conta com excelentes universidades. Uma dessas instituições é a tradicionalíssima Trinity College Dublin, que é considerada a melhor universidade irlandesa. Venha conhecer mais sobre ela no texto de hoje!

Uma das universidades mais antigas da Europa

A Trinity College Dublin foi fundada no lugar de um antigo monastério católico, o Priorado Agostiniano de Todos os Santos. Esse monastério havia sido fechado pelo rei Henrique VIII, como parte da Dissolução dos Monastérios, uma série de processos administrativos que aconteceram entre os anos de 1536 e 1541, e consistiram na eliminação de conventos, mosteiros e confrarias da Inglaterra, Irlanda e País de Gales.

Alguns anos depois, em 1592, o arcebispo de Dublin pediu a aprovação real da rainha Elizabeth I para criar a universidade. Essa medida foi tomada com o objetivo de treinar novos ministros do clero e assim, consequentemente, fortalecer a reforma protestante.

Apesar de sua conexão com a reforma protestante na Irlanda, vários proeminentes nacionalistas irlandeses eram formados pela Trinity College. Um exemplo é Theobald Wolfe Tone, que liderou a rebelião de 1798 e hoje é considerado o pai do republicanismo irlandês.

Trinity-College-Dublin Uma das entradas principais da Trinity College Dublin

A universidade só permitiu a entrada de católicos em 1793, durante a emancipação irlandesa. No entanto, a mudança de pensamento dentro da instituição foi lenta. Mesmo depois de terem sido autorizados a entrar no colégio, os não-anglicanos ainda eram proibidos de ganhar posições de prestígio dentro da universidade.

Eles não puderam, por exemplo, se tornar pesquisadores ou professores por mais oitenta anos. Em 1871, pouco antes de essas regras serem removidas, a Igreja Católica proibiu os católicos de estudar em Trinity. A proibição durou até 1970.

Como funciona a Trinity College Dublin?

A universidade opera através de três instituições: a Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais; a Faculdade de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e a Faculdade de Ciências da Saúde. Essas faculdades se dividem em 24 escolas, que oferecem uma ampla gama de cursos para cerca de 17.000 alunos. Confira abaixo a divisão interna da universidade:

Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais
  • Escola de Medicina
  • Escola de Enfermagem e Obstetrícia
  • Escola de Farmácia e Ciências Farmacêuticas

O enorme campus da universidade ficam bem no centro de Dublin. Além de servir a universidade e seus alunos, o campus atua como uma grande atração turística. Isso se deve à fama, charme e beleza de seus edifícios que cobrem 220 mil metros quadrados de terreno com uma mistura de arquitetura clássica e modernista e muito verde.

A biblioteca da universidade é a maior biblioteca da Irlanda e remonta ao ano de fundação da universidade. É o lar de mais de seis milhões de volumes impressos, bem como uma ampla coleção de revistas, manuscritos, mapas e composições. Além disso, lá fica o histórico Livro de Kells, um manuscrito do século IX, adquirido pela universidade na década de 1660.

Uma curiosidade bastante comentada é que essa biblioteca foi um dos cenários que serviram de inspiração para J. K. Rowling criar a famosa saga do Harry Potter e seus amigos. E realmente a sensação que se tem ao entrar no prédio é que o bruxinho pode aparecer a qualquer momento.

Uma instituição de prestígio

Além de ser a melhor universidade de toda a Irlanda, a Trinity College Dublin também é considerada a 16ª universidade mais internacionalizada do mundo. Isso porque eles têm um grande programa para receber alunos estrangeiros. Além disso, no cenário europeu, ela é, há quatro anos, a instituição que mais produz empreendedores.

A-Trinity-College também-é-muito popular-entre-os turistas-que visitam-a-capital-irlandesa A Trinity College também é muito popular entre os turistas que visitam a capital irlandesa

No QS World University 2022, a Trinity College Dublin ocupa a 101.ª posição entre as melhores universidades do mundo. Fica na frente, por exemplo, de instituições como a Universidade de Adelaide (Austrália), a Universidade de Boston (Estados Unidos), e a Universidade de Oslo (Noruega).

Já no QS Subject Rankings 2021, a classificação por áreas do QS, a Trinity aparece em boas posições em diversos campos. Confira abaixo em quais campos de ensino a instituição mais se destaca:

Área Posição a nível mundial
Língua Inglesa e Literatura 25.º
Estudos Clássicos e História Antiga 29.º
Farmácia e Farmacologia  37.º
Enfermagem 46.º
Línguas Modernas 57.º
Artes e Humanidades 59.º
Direito e Estudos Legais 62.º
Educação 69.º
Ciências Biológica 77.º
Química 77.º
Ciência da Computação e Sistemas de Informação 89.º
Ciências de Materiais 91.º
Medicina 105.º
Ciências Sociais e Gestão 115.º

Ex-alunos famosos da Trinity College Dublin

Pelos corredores da Trinity College Dublin já passaram vários nomes que causaram impacto em suas respectivas áreas, tanto dentro da Irlanda quanto internacionalmente. Entre seus ex-alunos estão os escritores Samuel Beckett, Bram Stoker e Oscar Wilde. Além deles, passaram também pela Trinity o filósofo político Edmund Burke e a ex-presidente da Irlanda e alta comissária de direitos humanos da ONU, Mary Robinson.

Agora que você já sabe tudo sobre a Trinity College Dublin, já pode começar a pensar no seu intercâmbio na Irlanda, não é? Pensando nisso, separamos aqui em baixo todos os textos sobre a Ilha da Esmeralda que nós já publicamos aqui no blog. Confira: