Você já pensou em fazer um intercâmbio na Irlanda? O país tem atraído cada vez mais estudantes por conta do clima, da qualidade de ensino e de vida. Se você se interessou, vem conhecer a Trinity College Dublin, a melhor universidade do país!

Uma das universidades mais antigas da Europa

A Trinity College foi fundada no lugar de um antigo monastério católico, o Priorado Agostiniano de Todos os Santos. Esse mosteiro havia sido fechado pelo rei Henrique VIII, como parte da Dissolução dos Monastérios. Em 1592, o arcebispo de Dublin pediu a aprovação real da rainha Elizabeth I para criar a universidade. Essa medida foi tomada a fim de treinar novos ministros do clero. E assim, consequentemente, fortalecer a Reforma Protestante.

Apesar de sua conexão com a Reforma Protestante na Irlanda, vários proeminentes nacionalistas irlandeses eram formados pela Trinity College. Um exemplo é Theobald Wolfe Tone, que liderou a rebelião de 1798. Hoje ele é considerado o pai do republicanismo irlandês.

Trinity-College-Dublin

Uma das entradas principais da Universidade.

A universidade só permitiu a entrada de católicos em 1793, durante a emancipação irlandesa. No entanto, a mudança de pensamento dentro da instituição foi lenta. Mesmo depois de terem sido autorizados a entrar no colégio, os não-anglicanos ainda eram proibidos de ganhar posições de prestígio dentro da universidade. Eles não puderam, por exemplo, se tornar pesquisadores ou professores por mais oitenta anos. Em 1871, pouco antes de essas regras serem removidas, a Igreja Católica proibiu os católicos de estudar em Trinity. A proibição durou até 1970.

As instalações da Trinity College Dublin

A universidade opera através de três instituições: a Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais, a Faculdade de Engenharia, Matemática e Ciências, e a Faculdade de Ciências da Saúde. Essas faculdades se dividem em 24 escolas, que oferecem uma ampla gama de cursos, para cerca de 17.000 alunos.

O enorme campus da universidade ficam bem no centro de Dublin. Além de servir a universidade e seus alunos, o campus atua como uma grande atração turística. Isso se deve à fama, charme e beleza de seus edifícios que cobrem 220 mil metros quadrados de terreno com uma mistura de arquitetura clássica e modernista.

A biblioteca da universidade é a maior biblioteca da Irlanda e remonta ao ano de fundação da universidade. É o lar de mais de seis milhões de volumes impressos, bem como uma ampla coleção de revistas, manuscritos, mapas e composições. Além disso, lá fica o histórico Livro de Kells, um manuscrito do século IX, adquirido pela universidade na década de 1660.

Uma instituição de prestígio

Além de ser  melhor universidade de toda a Irlanda, a Trinity College Dublin também é considerada a 16ª universidade mais internacionalizada do mundo. Isso porque eles têm um grande programa para receber alunos estrangeiros. No cenário europeu, ela é, há quatro anos, a instituição que mais produz empreendedores.

A-Trinity-College também-é-muito popular-entre-os turistas-que visitam-a-capital-irlandesa

A Trinity College também é muito popular entre os turistas que visitam a capital irlandesa

No QS Subject Rankings 2019, a classificação por áreas do QS World Rankings, a Trinity aparece em boas posições em diversos campos. Só para ilustrar, ela é a 13ª melhor universidade em Estudos Clássicos e História Antiga, a 41ª em Enfermagem e a 42ª em Artes Performáticas.

Entre seus ex-alunos estão os escritores Samuel Beckett, Bram Stoker e Oscar Wilde. Além deles, passaram também pela Trinity o filósofo político Edmund Burke, a ex-presidente da Irlanda e alta comissária de direitos humanos da ONU, Mary Robinson.

Agora que você já sabe tudo sobre a Trinity College Dublin, já pode começar a pensar no seu intercâmbio na Irlanda, não é? A nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.