BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Intercâmbios para fazer de graça na Europa

Você sabia que é possível conhecer e/ou estudar na Europa economizando até 99% dos custos de um intercâmbio? 

Se a resposta for não, fique tranquilo, porque hoje nós vamos te contar quais são os melhores programas de intercâmbio gratuitos que você pode fazer na Europa e poupar uma boa grana enquanto realiza esse sonho! 

Mas, antes de tudo, precisamos enfatizar que quando falamos de “intercâmbio gratuito” estamos nos referindo aos programas que geralmente são populares por serem pagos em agências especializadas, mas que podem ser feitos sem custo nenhum e pouca gente sabe disso.

No entanto, vale lembrar que, embora existam algumas oportunidades que cobrem até a passagem aérea dos candidatos selecionados, na maior parte das vezes você ainda vai precisar juntar um dinheiro para arcar com custos pontuais, como de documentação, por exemplo. 

Mesmo assim, as oportunidades que você verá a seguir são opções para quem deseja economizar o máximo de dinheiro possível. 

Formas de financiar um intercâmbio 

Pagando uma agência especializada

Essa é a forma mais conhecida de se realizar um intercâmbio entre as pessoas que desejam ir para o exterior. No entanto, ela costuma ser a mais cara também. 

Por esses dois motivos, não falaremos sobre essa opção neste artigo, mas achamos importante elenca-la aqui para pontuar que este também é um meio de realizar esse sonho. 

Com uma bolsa de estudos internacional 

Se você ainda não ouviu falar sobre nenhum programa de bolsas internacional, saiba que eles existem aos montes ao redor do mundo e que uma grande parte aceita candidatos internacionais — incluindo brasileiros. 

Ao todo, existem 3 tipos de bolsas de estudo no exterior: as parciais, as full-tuition e as full-ride. Cada categoria possui um tipo de benefício diferente, sendo a última delas a mais desejada entre os intercambistas, pois além de cobrir 100% das mensalidades e taxas acadêmicas durante o curso selecionado, ela ainda cobre outras despesas pessoais do estudante, como moradia, alimentação, etc. 

Através de programas assalariados 

Existe ainda a possibilidade de ir para o exterior recebendo dinheiro para isso e o mais importante: de forma totalmente legal. São os programas de intercâmbio assalariados! 

Geralmente eles são associados a oportunidades estudantis, ou seja, o estudante recebe uma oportunidade de graduação ou pós-graduação, por exemplo, e junto dela recebe também uma oportunidade de já atuar em seu campo de conhecimento e receber na moeda do país por isso. Incrível, não? 

Através de programas gratuitos 

E por último, mas não menos importante, também destacamos os programas gratuitos, que não necessariamente são relacionados aos estudos ou ao âmbito profissional, mas que não cobram nada pela participação dos candidatos. 

Instituições das mais variadas oferecem esse tipo de programa em diversas modalidades. 

Melhores programas de intercâmbio para fazer na Europa sem depender de agencia 

1. Ensino Médio

Participar de um intercâmbio de ensino médio é uma oportunidade única para estudantes mergulharem em uma nova cultura enquanto frequentam uma escola local.

Apesar de ser um dos programas mais famosos dentro das agências, o que muita gente não sabe é que muitas escolas e outras instituições oferecem oportunidades de bolsas de estudos de até 100% e ainda outros benefícios, como hospedagem, alimentação, etc. para os candidatos selecionados. São as chamadas bolsas full-ride para programas de ensino médio.

Com elas, os participantes vivenciam de perto o cotidiano e os costumes do país hospedeiro, aprimorando não apenas seu conhecimento acadêmico, mas também a fluência no idioma local e aumentando sua bagagem cultural. 

2. Graduação

Ingressar em uma universidade estrangeira para a graduação pode ser mais acessível do que se imagina.

Isso porque muitas instituições públicas e privadas ao redor do mundo oferecem bolsas de estudo para estudantes internacionais, proporcionando uma experiência acadêmica enriquecedora.

Os requisitos para a aprovação variam de lugar, processo seletivo e programa escolhido, mas geralmente incluem bom desempenho acadêmico e algum grau de proficiência no idioma de ensino.

Além do programa mais tradicional, de cursar toda a sua graduação fora do país, ainda existe a possibilidade dos programas de transferência e de graduação sanduíche, que contemplam apenas uma parte da graduação. 

3. Pós-graduação

Aprofundar os estudos em nível de pós-graduação no exterior tornou-se uma possibilidade real para muitos, graças às bolsas de estudo e outros programas de assistência financeira oferecidos por diversas universidades. 

Os candidatos selecionados têm a chance de se destacar em suas áreas de estudo em um ambiente internacional e de criar uma rede de contatos global. 

4. Intercâmbio de Idiomas

Aprimorar habilidades linguísticas através de um intercâmbio de idiomas é uma das formas mais eficazes de aprendizado. E a melhor parte de tudo isso é que, embora a maioria das pessoas nem imagine, existem diversas instituições internacionais que oferecem cursos de idiomas para todos os graus de conhecimento de forma totalmente gratuita ao redor do mundo! 

5. Work and Travel

O programa Work and Travel permite que estudantes trabalhem legalmente no exterior durante um curto período de tempo. 

Geralmente associado a empregos temporários em setores como turismo, hotelaria ou agricultura, esta é uma excelente maneira de financiar a estadia, ganhar experiência profissional internacional e, ao mesmo tempo, explorar uma nova cultura enquanto você aprimora suas habilidades linguísticas em outro idioma! 

6. Intercâmbio Voluntário

Os intercâmbios voluntários oferecem a oportunidade de contribuir para causas sociais enquanto você vivencia uma nova cultura em um programa gratuito. 

Trabalhando em projetos comunitários, organizações sem fins lucrativos ou projetos ambientais, os participantes experimentam um crescimento pessoal significativo, aliado ao impacto positivo que podem proporcionar.

Você no exterior em 2024 

Se você ainda não sabe, nós abrimos as vagas da última turma do ano da Escola M60 - A Maior Escola Preparatória de Intercâmbios do Brasil!

E para celebrar, nós preparamos um presente de Natal ÉPICO para todos que estão prontos para escrever uma nova história em 2024 e desejam se preparar para um intercâmbio gratuito ou com bolsa.

Olha só: se inscrevendo nesta turma, você vai GANHAR automaticamente um VALE PRESENTE DE 1000 REAIS em cursos e mentorias da Universidade do Intercâmbio. Ou seja, você vai poder utilizar da forma como preferir ou dar de presente pra alguém especial que quer sair do Brasil junto com você em 2024!

Esse é o melhor presente que já demos para quem entrar na M60 e provavelmente nunca mais vai acontecer!

Mas se liga: essa chance é única e limitada a apenas 50 vagas nesta última turma. Se você quer garantir seu lugar, é melhor agir agora. 

Clique AQUI e faça o seu teste de perfil agora mesmo, que funciona como um pré-vestibular para conquistar uma das 50 vagas na Escola M60.

Quem clicar no link, fizer o teste de perfil e conseguir entrar nesta turma antes das vagas esgotarem leva o vale de R$1000 + 7 presentes exclusivos! 

🎁 Acelerador de Inglês

🎁 Módulo de Aprovação de Vistos

🎁 Módulo de Trabalho Remoto

🎁 Módulo de Entrevistas

🎁 Módulo de Nômade Digital

🎁 Central de Bolsas de Estudos

🎁 Comunidade Exclusiva

Não perca essa chance única, clique AQUI para garantir seu presente antes que as vagas acabem. Depois não diga que não avisamos, hein?!


Foto de capa por Anete Lūsiņa na Unsplash

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
22 Dez 2023

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024