Escolher o major ideal é a chave para obter sucesso na sua graduação em uma universidade americana. Mas como fazer isso sem deixar margem para dúvidas? Descubra abaixo a resposta em sete passos simples!

Decida o que estudar na graduação

A escolha do major é uma das decisões mais importantes que um estudante universitário deve tomar. Idealmente, o seu major irá te abrir portas para o mercado de trabalho e ajudar a pavimentar o caminho para um emprego bem remunerado e uma carreira gratificante.

Majors e minors: o que são?

Por isso, na hora de escolher o que estudar na faculdade, não pense de forma superficial. Você deve estar ciente de que o major ideal para você é o que te ajudará a se posicionar na área de atuação dos seus sonhos. Observe também que os ganhos financeiros poderão variar de uma área para outra.

Encontre sua paixão

Obviamente, a escolha do major influencia diretamente a experiência do aluno na faculdade. Muitos estudantes ingressam em clubes relacionados ao seu major e fazem amizade com colegas de classe dentro de sua área de estudo. E certamente essas influências também continuam após a formação.

Por conta disso, mesmo com a questão financeira mencionada no tópico acima, o ideal é focar os seus estudos em tópicos que você realmente se interessa em explorar e nas habilidades que deseja desenvolver.

Pense nas faculdades ao escolher o major

Os candidatos focados em um major específico devem considerar como esse major é ensinado em suas faculdades-alvo. Você deve procurar saber, por exemplo, se a universidade em que você pretende estudar tem uma boa reputação na sua área de interesse e se os graduados nesse major por lá são bem-sucedidos profissionalmente após a formação acadêmica.

major-ideal
Foto/Wikimedia

Declare o seu major já nas aplicações para as faculdades

Declarar o seu major de interesse ao se inscrever na faculdade pode ajudar os oficiais de admissão a te entenderem melhor e identificarem como você pode contribuir para sua futura turma.

Se você ainda não sabe com certeza qual major escolher, indique alguma área que você acha que possa estar interessado(a) e/ou que já tenha alguma experiência. E sob hipótese alguma escolha um major apenas com base no que você imagina que a sua faculdade de interesse deseja.

Emparelhe seu major com um minor útil

Embora o major na faculdade defina uma grande parte das disciplinas que o aluno irá fazer na faculdades, os minors são uma outra forma importante de aprender habilidades úteis.

Por conta disso, combinar o major e o(s) minor(s) de forma estratégica pode reforçar as habilidades dos alunos e prepará-los para trabalharem em mais de um setor.

Double major: o que é isso?

Sempre pense no major e nos minors como um elo interdisciplinar que tem o objetivo principal de expandir a forma como você irá pensar suas disciplinas acadêmicas e outras questões, como suas relações sociais, profissionais e até mesmo sua criatividade.

Não pense demais nos ganhos

Embora a lacuna financeira entre algumas carreiras possa ser grande, os alunos não devem pensar demais no salário futuro na hora de escolher o major ideal. Lembre-se que você sempre poderá aproveitar as habilidades adquiridas no seu major e colocá-las em uso em outros campos e contextos.

Ao pensar em salário, é mais importante pensar sobre o que o mercado suportará para funções ou setores específicos que podem estar relacionadas com o seu major, e não apenas no major em si. Ou seja, a graduação não será o fator determinante para o seu futuro profissional, mas sim as maneiras como você irá se especializar em diferentes habilidades ao longo da sua vida profissional.

Saiba que majors podem ser alterados

À medida que um aluno frequenta mais aulas na faculdade, seus interesses provavelmente se expandirão junto com o conhecimento adquirido. Isso pode significar que, de repente, você poderá descobrir uma nova paixão que pode resultar em um rumo totalmente imprevisto na sua carreira.

A decisão de mudar de major, se feita no início do curso, deve ser implementada a partir de uma transição bastante tranquila. No entanto, se você esperar chegar até os últimos anos da faculdade para fazer isso, pode ser que necessite de mais tempo para se formar. Então, nesse caso, quanto mais cedo você tomar essa decisão, melhor!

Universidade do Intercâmbio

E aí, acha que agora ficou mais fácil pensar em qual é o major ideal para você seguir seu percurso acadêmico na universidade americana dos seus sonhos. Sim? Então agora o próximo passo é se preparar para conquistar a sua vaga!

Felizmente nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil e começar a fazer parte do nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.