Se você nos acompanha aqui no blog com certeza já deve saber o que é major e minor, certo? Mas além desses dois termos, também existe um terceiro menos conhecido: o double major.

Em palavras bastante resumidas, um double major nada mais é que uma graduação dupla. Ou seja, ao invés de se formar com apenas um diploma, o estudante sai da faculdade com dois diplomas.

Embora essa ideia pareça promissora, também significa mais tempo investido em atividades acadêmicas e menos tempo disponível na agenda. Então, será que optar por um double major pode ser uma boa pra você?

Descubra abaixo quais são as implicações disso e como fazer um double major pode impactar a sua vida universitária.

Double major: definição básica

Como já disse mais acima, um double major geralmente implica em uma coisa: você deverá estudar para obter dois diplomas ao mesmo tempo. Mas os detalhes de como isso funciona na prática podem variar bastante de uma universidade para outra. Por isso o ideal é procurar saber mais informações sobre o assunto nas instituições que você tem interesse em estudar nos Estados Unidos.

De maneira geral, se você optar pelo double major, deverá listar duas formações distintas no seu currículo, o que é bastante positivo. Mas a verdade é que na prática, optar por esse tipo de formação é muito menos simples que na teoria. Isso porque estudantes de double major precisam estudar mais que os alunos que se formam com um único major.

Felizmente, em muitos casos é possível utilizar as mesmas classes em ambos os cursos, se for da vontade do aluno. Mas isso é mais comum nos anos iniciais da graduação, quando ainda não existem disciplinas obrigatórias e matérias que exigem pré-requisitos.

Nos anos mais avançados da graduação, as coisas ficam um pouco mais complicadas e você pode não ter permissão para usar as mesmas matérias para ambos os majors.

Dependendo da universidade, pode também haver uma limitação em relação à quantidade de aulas que podem ser utilizadas por ambas as formações. Por exemplo, você pode ter permissão para ter apenas quatro disciplinas do major X e 8 do major Y no mesmo ano acadêmico.

double-major
(Foto/Pxhere)

Desafios dos double majors

Double majors podem abrir ótimas oportunidades de carreira após a formatura, mas definitivamente existem alguns desafios bem importantes sobre esse tipo de formação.

Para conseguir se formar com um double major com todas as aulas necessárias para isso e sem atrasar o cronograma de formação, o aluno deve tomar essa decisão bem no início de seu percurso na faculdade, o que pode não ser o momento ideal para quem ainda não tiver atingido uma boa maturidade acadêmica.

Além disso, ele também deverá estar preparado para uma programação muito difícil nos dois últimos anos da faculdade, com uma carga de trabalho especialmente pesada e um nível acadêmico mais elevado que o normal.

Vantagens dos double majors

Nem só de desafios vivem os alunos de Double Majors! Também existem benefícios óbvios! O primeiro deles é que você se formará com uma gama de conhecimentos bem mais ampla e cheia de informações sobre dois campos distintos.

Você aprende o máximo possível

Se você deseja aproveitar ao máximo sua trajetória na faculdade do ponto de vista acadêmico, estudar para duas graduações de uma vez só é uma ótima maneira de aproveitar o seu tempo na universidade.

Você se torna mais competitivo(a)

Um double major não apenas te dará mais perspectiva do ponto de vista acadêmico, como também poderá te transformar em um candidato mais desejável em futuros processos seletivos para empregos, com uma gama maior de conhecimentos e também de experiência.

Você irá se expor mais às possibilidades

Abordar mais de um assunto ao mesmo tempo irá te expor a diferentes setores e oportunidades, tornando mais fácil decidir o que você irá de fato querer fazer no futuro. Isso é valioso em termos de ganhar experiência prática em seu campo escolhido, mas também em termos de restringir suas escolhas, eliminando setores que não são adequados.

Você poderá construir um networking ainda maior

Ser um estudante de double major também te dará oportunidades adicionais de construir um bom networking. É provável que você desenvolva relacionamentos mais pessoais com seus professores (já que os alunos normalmente se aproximam daqueles que ministram aulas em suas especialidades) e se conecte com alunos de ambos os cursos.

Isso significa que suas redes de contatos sociais e profissionais provavelmente serão maiores do que as de seus colegas de apenas um major. E, consequentemente, suas chances de encontrar um emprego ou estágio após a formatura também serão maiores.

Desvantagens dos double majors

Confira abaixo algumas desvantagens desse tipo de formação!

Você passará muito mais tempo estudando

Se você estiver considerando um double major, prepare-se para levar em consideração o tempo adicional que poderá ser necessário para concluir sua formação. Você não só terá que completar todos os requisitos gerais de educação, mas também terá de fazer todas as aulas exigidas para cada um dos seus dois cursos.

Se você quiser se formar no prazo normal de 4 anos, isso pode significar assumir uma carga horária intensa (com mais testes e trabalhos) e, se não, potencialmente precisará de um ou dois semestres extras para cumprir todos os seus requisitos.

Você poderá perder atividades extracurriculares

Com todo o tempo extra que você irá gastar estudando em um double major, provavelmente acabará tendo menos tempo para seguir outros interesses. Portanto, ao decidir seguir por esse percurso acadêmico, não se esqueça de considerar outros aspectos de sua vida universitária (como atividades extracurriculares e estágios), que podem ser afetados negativamente pelas exigências de seu rigoroso programa.

Você poderá gastar mais com as mensalidades

Dependendo da universidade de destino nos EUA, adicionar uma segunda especialização também pode aumentar o custo das mensalidades. Isso porque, se você extrapolar o prazo limite de graduação, terá que pagar mensalidades adicionais e outras taxas durante esse período.

Universidade do Intercâmbio

Considerar os prós e os contras de um double major fica muito mais fácil quando você entende exatamente como funciona essa dupla especialização na universidade em que você tem interesse em estudar.

Por isso, o primeiro passo que você deve tomar é escolher em qual ou quais universidade você vai tentar entrar com base em seus objetivos acadêmicos e também profissionais.

Felizmente nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil e começar a fazer parte do nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.